Para que serve o KCl na lavoura?

Perguntado por: Martim Valentim Lima  |  Última atualização: 20. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (17 avaliações)

Sua eficácia comprovada garante uma lavoura de alta produtividade. Fácil de aplicar, o fertilizante KCl é um dos mais utilizados no plano de adubação das lavouras, pois além de produzir carboidratos, atua na síntese de proteínas e melhora significativamente a qualidade dos grãos.

O que é KCl e para que serve?

Cloreto de Potássio, para o que é indicado e para o que serve? Cloreto de Potássio é indicado no tratamento e/ou prevenção da hipocalemia em pacientes que não toleram ou se recusam a ingerir potássio líquido ou efervescente.

Qual a função do potássio para as plantas?

O Potássio é um macroelemento indispensável ao desenvolvimento vegetal. Uma das funções mais conhecidas é sua participação na translocação de açúcares e ácidos orgânicos para outros órgãos da planta, conferindo o amadurecimento e a acidez em frutíferas, bem como o enchimento de grãos.

Como aplicar cloreto de potássio no solo?

A aplicação pode ser feita de duas formas, sendo posicionada ou disseminada. A posicionada é feita no momento do plantio, localizando o fertilizante a aproximadamente 7 cm da lateral da semente e 5 cm abaixo dela. Já a disseminada resulta em boa parte do potássio aplicado permanecendo no topo de 2 cm ou 5 cm do solo.

Como aplicar KCl?

Modo de aplicação do cloreto de potássio (KCl)

A dose máxima de K2O adicionado no sulco de plantio não deve ultrapassar 45 a 50kg K2O ha-1. O restante do K deve ser aplicado em cobertura e pode ser parcelado em mais de uma vez dependendo da necessidade total e das condições de solo.

Quais os fertilizantes corretos para a Melancia 🤔

16 questões relacionadas encontradas

Qual o efeito do KCl?

Obstrução gastrointestinal, hemorragia gastrointestinal, ulceração gastrointestinal, com ou sem perfuração do TGI inferior ou superior, têm sido relatados após a administração de Cloreto de Potássio. Náusea, flatulência, vômito, dor abdominal, diarréia.

Para que serve a solução KCl?

Solução KCl 3M Cloreto de Potássio (250ml). Solução para armazenamento e conservação de eletrodos de pH e ORP. *Essa solução não pode ser administrada via oral como forma de medicamento. É de uso exclusivo para a manutenção de eletrodos de pH e ORP.

Para que serve KCl no solo?

Sua eficácia comprovada garante uma lavoura de alta produtividade. Fácil de aplicar, o fertilizante KCl é um dos mais utilizados no plano de adubação das lavouras, pois além de produzir carboidratos, atua na síntese de proteínas e melhora significativamente a qualidade dos grãos.

O que o excesso de potássio pode causar na planta?

Dificuldades para as plantas na absorção de nutrientes

Por exemplo, quando se tem excesso de potássio no adubo, as plantas terão dificuldade de absorver o cálcio e o magnésio. O mesmo pode acontecer com outros nutrientes.

Quantos quilos de cloreto de potássio por hectare?

A aplicação de potássio oscila, em média, entre 40 a 80 kg/ha, a depender da análise de solo e expectativa de produtividade.

Qual é o ciclo do potássio no solo?

Ciclo. O potássio está presente na solução do solo na forma de K+, cuja absorção pode ser afetada pelas concentrações de cálcio (Ca2+) e de magnésio (Mg2+), devido à inibição competitiva, pois estes elementos disputam pelo mesmo sítio de ligação na planta.

Qual o melhor potássio para as plantas?

Sulfato de potássio (K2SO4)

Ele é muito utilizado como fonte de potássio e enxofre para as plantas.

Qual é o adubo rico em potássio?

O Cloreto de Potássio, também conhecido como KCl, está entre os fertilizantes potássicos mais usados na agricultura. Mas, porque ele é tão utilizado como adubo? O Cloreto de Potássio é um dos adubos que tem mais potássio e disponibiliza rapidamente os nutrientes para as plantas.

Qual a diferença entre KCl e cloreto de potássio?

O Cloreto de Potássio (KCl) é um haleto metálico salino, composto por cloro e potássio. Ele é extraído de minerais como a silvita e a carnalita, mas também pode ser obtido através de outros processos, como, por exemplo, um subproduto da produção de ácido nítrico a partir de nitrato de potássio e ácido clorídrico.

Como diluir o KCl?

A solução de Cloreto de Potássio deve ser diluída e bem misturada em grandes volumes antes de ser administrada. A diluição usual é de 40mEq/L de líquido intravenoso. A concentração máxima desejável é de 80mEq/L de líquido intravenoso, podendo, em alguma situações, exigir concentrações maiores.

Qual é a contra indicação do cloreto de potássio?

CONTRAINDICAÇÕES O cloreto de potássio é contraindicado na insuficiência renal crônica com oligúria, anúria ou azotemia e na doença de Addison não tratada, em pacientes com adinamia episódica hereditária ou ainda desidratação aguda.

Quanto tempo leva para a planta absorver o adubo?

A velocidade de absorção foliar dos diferentes nutrientes é variável. O potássio, os elementos secundários e os micronutrientes são absorvidos em períodos de horas até 1 dia; já a velocidade de absorção do fósforo é mais lenta.

Quais são os 4 tipos de fertilizantes?

Veja os principais tipos a seguir:
  1. Fertilizante orgânico. Formado por materiais de origem animal e vegetal, podendo ser introduzidos após moídos ou decompostos. ...
  2. Fertilizante mineral. ...
  3. Fertilizante organomineral. ...
  4. Biofertilizante.

Para que serve nitrogênio fósforo e potássio?

O nitrogênio, fósforo e potássio, representados pela sigla NPK, são fundamentais para as plantas. O Brasil é o quarto principal consumidor de adubos do mundo, quase tudo vem de fora, principalmente da Rússia.

Quanto tempo o adubo começa a fazer efeito?

Depende do manejo. Numa compostagem sólida, por exemplo, leva de 45 a 90 dias para ficar pronta, em condições normais de manejo. Em uma compostagem líquida aeróbica e semiaeróbica, pode levar de 18 a 22 dias.

Como corrigir o excesso de potássio no solo?

Para lidar com isso de outra maneira, existem as fontes de potássio com liberação gradual dos nutrientes. Ao promover a liberação dos nutrientes ao longo de um tempo maior, essas fontes ajudam a evitar que haja um excesso de potássio no solo, reduzindo a suscetibilidade das perdas de nutrientes por lixiviação.

Para que serve o KCl 10%?

1. INDICAÇÕES É indicado na prevenção e tratamento da depleção de potássio, e na cetoacidose diabética para prevenir a hipocalemia induzida pela administração de insulina.

Porque o cloreto de potássio causa parada cardíaca?

Dado de uma só vez, na veia, o potássio vai causar um desequilíbrio na corrente elétrica que passa pelo coração, provocando sua parada imediata. "A dose é tão importante que costumamos avaliá-la por tateamento, começando com quantidades muito pequenas", diz o cardiologista Ronaldo Leão Abud.

Quanto de potássio no KCl?

Os dois sais de potássio mais importantes em uso corrente são o cloreto de potássio (contendo 60 a 62% de K2O) e o sulfato de potássio (50 a 52% de K2O).

Artigo anterior
Qual a importância da manifestação cultural?
Artigo seguinte
Qual árvore mais resistente?