Para que serve o fusível da moto?

Perguntado por: Daniela Luna Valente Nunes Nascimento  |  Última atualização: 11. Oktober 2024
Pontuação: 4.7/5 (68 avaliações)

Os fusíveis estão presentes em praticamente todos os tipos de sistemas elétricos. Essa pequena “peça” tem a importante função de proteger o sistema elétrico de sobrecargas que possam causar danos. Nesses casos, o condutor interno se rompe impedindo a passagem da sobrecarga elétrica.

O que acontece quando queima o fusível da moto?

Logo se o fusível ALT rompe, todos os circuitos à esquerda do ALT não recebem alimentação se a ignição estiver ligada e motor parado, pois o alternador não está em movimento.

Qual é a função de um fusível?

Os fusíveis são equipamentos de segurança que impedem a passagem de corrente quando há uma sobrecarga em um circuito elétrico. Assim, quando há uma passagem de corrente maior do que o fusível suporta, ele queima, impedindo que essa sobrecarga chegue ao circuito.

Como saber se o fusível queimou?

Um dos sinais mais simples que indicam que um fusível pode estar queimado é o desligamento de algum item elétrico ou eletrônico. Caso isso aconteça, o motivo provável é o rompimento do filamento do fusível responsável por sua proteção.

O que fazer quando a moto não quer pegar na partida?

Em muitos casos, isso ocorre devido a bateria, que pode estar descarregada ou não tem carga suficiente para fornecer energia ao motor de arranque. É o motor de arranque o responsável por fazer o motor girar, mas sem a energia da bateria, o processo não funciona.

fan 125 ano 2008 sem pegar. o que pode ser?

18 questões relacionadas encontradas

O que pode causar problema na partida da moto?

Os problemas de partida são relacionados a algum problema de carburação. Nas motos mais antigas é comum que o motor fique afogado por causa de uma alteração no nível de bóia ou gasto da válvula de entrada de combustível.

Como saber se a moto está com problema no motor de arranque?

Um sintoma bem claro de que o automático está com defeito é quando, após girar a chave, tudo que você ouve é um estalo. Isso acontece porque o campo magnético é gerado, mas não é mantido, fazendo a peça bater e parar. A única solução, infelizmente, é a troca.

Quando o fusível queima o que acontece?

Os fusíveis protegem os circuitos elétricos do automóvel contra a sobrecarga. Eles são dispositivos de segurança que ajudam a sua bateria e outros componentes eletrônicos a funcionar. Quando há um fusível queimado, você pode ter uma pane elétrica no carro e ficar na mão.

Quanto tempo dura um fusível?

O tempo de duração de um fusível depende do seu uso. Como sua função principal é proteger o carro de sobrecarga de energia, ele pode durar de um dia a anos. Por isso, se ele queimar, saiba que está tudo bem. Afinal, isso significa que ele desempenhou sua função corretamente.

Onde é que fica o fusível?

Todo carro possui uma caixa de fusível, sendo que em alguns veículos, ela pode ser encontrada facilmente, ao lado esquerdo do motorista, próximo à coluna de direção.

Qual é a cor do fusível?

Laranja e marrom – 5 a 7,5 Amperes. Vermelho – 10 Amperes. Azul – 15 Amperes. Amarelo – 20 Amperes.

Qual é o fusível principal?

O fusível principal é composto por um filamento ou uma tira de metal que é projetada para derreter quando a corrente elétrica excede um determinado valor. Esse valor é conhecido como corrente nominal do fusível e é especificado pelo fabricante.

O que tem dentro de um fusível?

Dentro contém um elo condutor metálico, feito de chumbo ou estanho. O elo fica conectado a duas cápsulas de metal, localizadas nas duas extremidades. O fusível normalmente está em dois lugares nas instalações elétricas de uma casa: no quadro de distribuição de energia e junto ao relógio medidor.

Quanto tempo dura um fusível de moto?

Fusível é proteção para a vida toda

Como não sofre desgaste, o fusível não tem data estipulada para substituição ou manutenção. “Ele não envelhece e é projetado para durar a vida toda do veículo”, diz Diego Tournier.

Para que serve a caixa de fusível da moto?

O que é a caixa de fusíveis? Os fusíveis são instalados nos veículos para proteger o sistema elétrico de alguma sobrecarga ou curto-circuito.

O que acontece quando o relé de partida está ruim?

Ele é responsável por enviar a corrente elétrica necessária para dar partida no motor. Quando o relé de partida está ruim, pode causar problemas no funcionamento do veículo, como dificuldade em dar partida ou até mesmo a impossibilidade de ligar o motor.

Quanto custa para trocar um fusível?

Dependendo de quantos disjuntores você vai querer e como está a fiação pode variar de 250,00 até 500,00 Reais. Se for trocar tirar um fusível para colocar um disjuntor apenas sai em torno de 100,00 Reais variando conforme a situação no local.

O que acontece se eu colocar um fusível menor?

Nunca troque um fusível de uma amperagem por outro de amperagem maior ou menor, isso pode sobrecarregar o sistema e ocasionar um curto-circuito e até mesmo um pequeno incêndio.

O que significa aR no fusível?

“aR” – Fusível para proteção de semicondutores (atuação para curto)

Como usar fusível queimado?

Passo a passo para a troca do fusível do carro
  1. Ver no manual do proprietário onde está localizada a caixa de fusível e qual o fusível responsável pelo problema (como farol que não acende).
  2. Abrir a caixa de fusível e procurar o que está queimado. Removê-lo. ...
  3. Colocar o novo no local.

Como saber se o fusível é certo para um circuito?

Configure o multímetro para verificar a resistência e coloque o fusível em uma superfície que não conduza eletricidade. Encoste um dos polos do multímetro nos dois terminais do fusível. Mais uma vez, a leitura deverá ser de 0 a 5 Ω; valores maiores indicam que ele está com algum problema.

Como os fusíveis devem ser instalados?

Os fusíveis devem ser colocados na saída de cada série tanto no polo positivo quanto no polo negativo. O fusível deve ser para corrente contínua, de preferência do tipo gPV (conforme IEC 60269- 6), que é apropriado para operação em sistemas fotovoltaicos pois apresenta alta durabilidade.

O que é quando a moto fica sem força?

A perda de força nas motos pode ser associada à manutenção. Sujeira em alguns itens do sistema de combustão e motor podem atrapalhar com isso. Às vezes a vida útil do item já se foi e ele está segurando mais do que devia.

O que faz o motor da moto funcionar?

Basicamente, o motor faz o trabalho de converter o movimento alternado dos pistões, gerado pela combustão em movimento rotativo. Após isso, a transmissão entra em ação e, como seu nome sugere, transfere esse movimento, ou seja, energia e força à roda traseira, levando ao seu movimento, logo, à impulsão da moto.

Quando a moto desliga do nada o que pode ser?

Bomba de combustível suja, com falta de pressão ou com problema: A bomba de combustível é responsável por bombear o combustível para o eletro-injetor. Havendo sujeira ou defeito nesse atuador, a motocicleta pode falhar em determinada rotação, ou mesmo não liberar a partida.

Artigo anterior
Qual parte do cérebro é responsável pelo medo?
Artigo seguinte
O que é autoridade tributária?