Qual a diferença entre zolpidem e Rivotril?

Perguntado por: Lara Clara de Machado  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (42 avaliações)

O Rivotril é um medicamento da classe dos benzodiazepinicos. Tem efeito ansiolítico o que pode promover o sono. O Zolpidem é um medicamento indutor de sono. Geralmente não é necessário o uso concomitante desses dois medicamentos embora não haja contraindicação formal.

O que é melhor clonazepam ou zolpidem?

Apesar de o zolpidem ser indicado para insônia e o clonazepam ser mais indicado para ansiedade (ou para abortar crises de pânico), o clonazepam também é usado, por vezes, como hipnótico ou seja, em alguns casos, seria possível usar somente o clonazepam.

Faz mal tomar zolpidem todos os dias?

Não existe um tempo máximo de uso do Zolpidem, mas é uma medicação que pode levar â dependência e tolerância, por isso seu uso deve ser racional e parcimonioso, sempre seguindo um acompanhamento médico regular. Abraço.

O que o zolpidem pode causar?

Sonolência, dor de cabeça, tontura, insônia exacerbada, amnésia anterógrada (os efeitos da amnésia podem estar associados a um comportamento inapropriado).

É seguro tomar zolpidem?

Embora o Zolpidem seja um remédio seguro e menos viciante que o Lorazepam, não é recomendável consumi-lo em longo prazo. Afinal, essa insônia raramente está sozinha. Em geral, os insones não conseguem dormir por causa de dor crônica, depressão, ansiedade, má-alimentação etc.

NÃO use RIVOTRIL ou ZOLPIDEM para INSÔNIA!

27 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura o efeito colateral do zolpidem?

Conforme relatado o zolpidem possui realmente uma meia vida de eliminação rápida de cerca de duas horas e meia, sendo portanto uma medicação que induz o sono de modo muito rápido, indicado principalmente para casos de insônia inicial, na qual o paciente tem como principal problema a dificuldade em iniciar o sono.

O que o Rivotril faz no cérebro?

Conhecido popularmente pelo nome comercial Rivotril, o clonazepam é um medicamento ansiolítico que faz parte do grupo dos benzodiazepínicos. Devido ao efeito sedativo, ele inibe as funções do sistema nervoso central. “Isso ocorre a partir da potencialização da ação do ácido gama-aminobutírico.

Quanto tempo leva para a pessoa se desintoxicar do Rivotril?

Alguns dias. A meia-vida dele varia de 20h a 50h. Meia-vida é o tempo que leva para o nível do medicamento no sangue cair pela metade.

Quais os sintomas quando parar de tomar Rivotril?

Os sintomas podem ser insônia, inquietação, ansiedade, sudorese, náusea, confusão, entre outros. Ainda que tenham uma duração muito varíavel, eles frequentemente desaparecem após 2 a 3 semanas. Para prevenir a ocorrência desse quadro, o acompanhamento médico é fundamental.

Como devo parar de tomar o zolpidem?

O "desmame" deve ser feito sob orientação especializada e há várias técnicas para fazê-lo, além de simplesmente tirar a droga: substituição provisória por outra medicação e técnicas cognitivas podem usadas para facilitar a retirada.

Quanto tempo pode tomar zolpidem?

O uso prolongado do zolpidem não é recomendado e a duração do tratamento, deve ser a menor possível, e assim como com todos os hipnóticos, não deve ultrapassar 4 semanas.

Quantos zolpidem pode matar?

Os sintomas mais severos incluem: ataxia, hipotonia, hipotensão, depressão respiratória, raramente coma e, excepcionalmente óbito. Para uma superdosagem com hemitartarato de zolpidem isoladamente em doses de até 400 mg, o prognóstico sempre tem sido favorável.

Quem toma clonazepam pode tomar zolpidem?

Você pode tomar estes dois medicamentos juntos, ao deitar, ou separados da seguinte maneira: o clonazepam um pouco mais cedo e o zolpidem na hora de deitar.

Pode substituir clonazepam por zolpidem?

O zolpidem apresenta um perfil farmacológico mais benéfico que o clonazepam ( menos adicção, tolerabilidade...). De toda forma procure o seu médico para realizar essa troca.

Porque não durmo com zolpidem?

Para o zolpidem, esse tempo é de apenas 2,4 horas (variando de 42 minutos a 3 horas e meia), e ele é influenciado por uso de outras drogas e pela função hepática (função do fígado) do paciente. Sugiro que siga as orientações de seu médico neurologista para uso correto das medicações.

Quanto tempo dura a crise de abstinência do Rivotril?

A duração da abstinência do clonazepam varia de pessoa pra pessoa. A abstinência aguda dura geralmente 1 ou 2 semanas. Pode ter abstinência residual que pode durar poucos meses, que podem ser manejados com outras medicações psiquiátricas mais “seguras”.

Como fazer uma desintoxicação de Rivotril?

Para doses moderadas a altas e/ou quem tem dificuldade em tolerar a retirada:
  1. Reduzir a dose entre 10% e 25% a cada 2 semanas; ou.
  2. Reduzir a dose em no máximo o equivalente a 5 mg de Diazepam (ou 0,25 mg de Clonazepam) por semana, ajustando a velocidade da redução de acordo com a tolerância da pessoa.

O que fazer para tirar o efeito do Rivotril?

A melhor maneira de retirar Rivotril e medicamentos similares é através de orientação médica de profissional experiente no assunto. Geralmente os psiquiatras tem este conhecimento. Podemos programar um fracionamento ao longo de alguns meses de forma que o corpo de adapte novamente sem o medicamento.

É perigoso tomar Rivotril?

Também deve ser evitado por idosos, grávidas e lactantes. Seu consumo não deve ser combinado ao uso de álcool. Em virtude de seus efeitos, dirigir, operar máquinas ou quaisquer outras atividades que requeiram agilidade mental, podem se tornar perigosas para quem faz uso de Rivotril.

Quem tem ansiedade pode tomar Rivotril?

Olá, sim, Rivotril é um medicamento ansiolítico, da classe dos benzodiazepínicos. Ele é usado no tratamento dos quadros de ansiedade aguda, não deve ser utilizado por um período longo de tempo (mais de 3 ou 4 semanas), pois pode causar dependência.

É verdade que Rivotril causa demência?

Segundo estudo, utilizar por mais de três meses medicamentos à base de benzodiazepínicos aumenta a probabilidade da demência em 51% Usar por mais de três meses calmantes à base de benzodiazepínicos (conhecidos por nomes comerciais como Rivotril, Valium, Lexotan e Lorax) pode elevar o risco de Alzheimer.

Quanto tempo dura o efeito do zolpidem?

Na opinião do farmacêutico e bioquímico Marcos Machado, presidente do CRF-SP, quando o zolpidem é usado na dose e tempo certos, sua maior vantagem é a rápida ação (aproximadamente 30 minutos após a ingestão).

Quanto tempo dura o efeito do zolpidem 10mg?

Importante observar que o medicamento pode ter ação por até 8 horas, de modo que, caso você venha fazer uso do medicamento, deve evitar atividades que exijam atenção, habilidades manuais e intelectuais durante este período, pois elas poderão estar prejudicadas.

Quem tem ansiedade pode tomar zolpidem?

O zolpidem funciona apenas como indutor do sono e não tem efeito no tratamento da ansiedade!

Artigo anterior
Qual o dia de Nossa Senhora da Graça?
Artigo seguinte
O que tem de bom na Argentina para comprar?