Quais as hipóteses de cabimento da apelação das decisões do Tribunal do Júri?

Perguntado por: Kyara Luísa Azevedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (28 avaliações)

III do CPP, sendo: a) ocorrer nulidade posterior à pronúncia; b) for a sentença do juiz-presidente contrária à lei expressa ou à decisão dos jurados; c) houver erro ou injustiça no tocante à aplicação da pena ou da medida de segurança; d) for a decisão dos jurados manifestamente contrária à prova dos autos.

Quais as hipóteses que cabem apelação do Tribunal do Júri?

Erro ou injustiça no tocante à aplicação da pena: Cabe apelação das decisões do Tribunal do Júri quando houver erro ou injustiça no tocante à aplicação da pena ou da medida de segurança. Se o Tribunal der provimento ao recurso, corrigirá a aplicação da pena ou da medida de segurança.

Quais as hipóteses em que cabe apelação das decisões do Tribunal do Júri e qual a consequência em cada uma delas se o Tribunal der provimento à apelação?

È cabível apelação, ainda, quando "houver erro ou injustiça no tocante à aplicação da pena ou da medida de segurança" (item III). Ocorre a hipótese, em primeiro lugar, quando o juiz, embora tendo em conta as respostas dos jurados comete algum equivoco na aplicação da pena, ou na aplicação da medida de segurança.

Quais são as hipóteses de cabimento do recurso de apelação?

A apelação é cabível contra sentenças proferidas pelo juízo de um processo em primeiro grau. É através dela que a parte irá atacar, impugnar e discordar da decisão do julgador durante a lide.

Porque se diz que as apelações de decisões do Tribunal do Júri são exemplos de apelação vinculada?

Por ser um recurso de fundamentação vinculada, a parte em sua petição ou interposição deve mencionar o motivo pelo qual se quer apelar, e não podendo o órgão ad quem julgar fora das hipóteses trazidas no recurso e no referido Código.

Processo Penal: Apelação e Decisões do Tribunal do Júri - Profº Edson Knippel

45 questões relacionadas encontradas

Por que se afirma que o recurso de apelação no Tribunal do Júri possui fundamentação vinculada?

O recurso de apelação com base neste inciso é chamado de recurso de fundamentação vinculada, ou seja, somente pode haver recurso das decisões do Tribunal do Júri se com base em uma (ou mais) das hipóteses elencadas, taxativamente, abaixo.

É cabível apelação no Tribunal do Júri quando os jurados absolvem o réu votando sim ao quesito genérico?

O Supremo Tribunal Federal tem decidido que, quando os jurados absolvem alguém acusado da prática de crime doloso contra a vida, votando "sim" ao quesito genérico da absolvição (se os jurados absolvem o réu), não é cabível apelação, mesmo sendo a decisão manifestamente contrária à prova dos autos.

Quais são as hipóteses de cabimento?

As principais hipóteses de cabimento são as seguintes:
  • (a) decisões sobre tutela provisória (art. ...
  • (b) decisões sobre o mérito do processo (art. ...
  • (c) decisão de rejeição da alegação de existência de convenção de arbitragem. ...
  • (d) decisão do incidente de desconsideração da personalidade jurídica (art.

Quando cabe apelação cível?

Quando cabe o recurso apelação? O recurso de apelação cível é cabível somente contra a sentença, conforme previsto no artigo 1.009 do Novo CPC que diz: ”Da sentença cabe apelação”.

Quais os requisitos de uma apelação?

A apelação deve ser interposta por petição escrita endereçada ao juiz da causa, sendo seus requisitos formais:
  • Os nomes e qualificação das partes;
  • Os fundamentos de fato e de direito;
  • O pedido de nova decisão.

Qual é o efeito devolutivo da apelação contra decisões do Júri explique e fundamente?

Segundo a Súmula 713 do STF, o efeito devolutivo da apelação contra as decisões do Júri é adstrito aos fundamentos de sua interposição. Assim, se o réu não indicou, quando da interposição do apelo, qualquer dos fundamentos previstos no art. 593 , inc.

Qual artigo da apelação no novo CPC?

1.009. Da sentença cabe apelação. §1º As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões.

Quais as possíveis decisões ao fim da primeira fase do Júri e quais os respectivos recursos?

A primeira fase do júri é chamada de iuditio acusationis (juízo de acusação). Esta fase tem início com o oferecimento da denúncia ou queixa-crime. ... Por outro lado, se a decisão for de rejeição da denúncia, o Ministério Público poderá interpor Recurso em Sentido Estrito, nos moldes do art.

Quando cabe o recurso de apelação CPP?

No nosso sistema legal, a apelação é o recurso cabível da decisão ou sentença do juiz, quando não couber recurso em sentido estrito, dirigido ao Tribunal, objetivando a reforma ou anulação do julgado. Se a decisão é proferida no âmbito de ação penal de competência originária dos Tribunais, não cabe apelação.

Quando cabe rese e quando cabe apelação?

O RESE será cabível se o provimento em questão estiver previsto no rol do Art. 581 do Código de Processo Penal, bem como se a decisão interlocutória não tiver sido expressamente excluída do seu âmbito de incidência. O RESE somente poderá ser interposto se a decisão tiver sido proferida por juiz singular.

O que significam os termos da Súmula 713 do STF?

Resumo: A Súmula 713 do Supremo Tribunal Federal tem o seguinte teor: “O efeito devolutivo da apelação contra decisões do Júri é adstrito aos fundamentos da sua interposição”.

Quais as hipóteses de cabimento de recurso especial?

105 da Constituição Federal preveem o cabimento de recurso especial quando a decisão recorrida (a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência, (b) julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal e (c) der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal ...

Quais as hipóteses de cabimento do agravo de instrumento?

Agravo de instrumento é o recurso interposto, em regra, contra decisões interlocutórias. Só caberá agravo de instrumento, "quando se tratar de decisão susceptível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, bem como nos casos de inadmissão da apelação e nos relativos aos efeitos em que a apelação é recebida".

O que é cabimento no direito?

(i) cabimento: possibilidade jurídica de interposição do recurso conforme a decisão.

É possível que haja recurso de apelação por parte do réu mesmo que ao final a sentença proferida seja absolutória?

Como a sentença penal absolutória tem efeitos no direito civil "é possível apelar o réu absolvido da decisão para obter a modificação do fundamento legal quando preenchido o necessário pressuposto do recurso (eventual prejuízo em tese) que lhe confere legítimo interesse".

É cabível em face de decisão do Tribunal do Júri quando a decisão dos jurados for manifestamente contrária à prova dos autos?

é cabível em face de decisão do Tribunal do Júri quando a decisão dos jurados for manifestamente contrária à prova dos autos. deve ser interposta no prazo de 15 dias, com prazo em dobro para a Defensoria Pública.

Quantas vezes o júri pode ser anulado?

Todavia, nos termos do art. 593 , § 3º , in fine, do Código de Processo Penal , a anulação do julgamento sob tal fundamento pode ocorrer tão somente uma vez, afigurando-se defeso a qualquer das partes, após novo julgamento, interpor recurso com base na mesma hipótese legal.

São recursos de fundamentação vinculada?

Considera-se um recurso de fundamentação vinculada quando a lei exige a presença de determinados tipos de vícios na decisão, para que então tenha cabimento. No nosso sistema atual, são eles os recursos: especial, extraordinário e embargos de declaração.

O que é a fundamentação do recurso?

Os recursos no processo penal podem ser de fundamentação livre ou de fundamentação vinculada. O recurso é de fundamentação livre quando se dispensa o recorrente de apontar, exatamente, qual é o ponto objeto da insurgência, autorizando, assim, a impugnação contra toda a decisão.

O que é um recurso de fundamentação livre?

e Leonardo José Carneiro da Cunha "Recurso de fundamentação livre é aquele em que o recorrente está livre para, nas razões do seu recurso, deduzir qualquer tipo de crítica em relação à decisão, sem que isso tenha qualquer influência na sua admissibilidade.

Artigo anterior
O que é o pecado da gula?
Artigo seguinte
Qual era o nome da religião persa e quem foi seu fundador?