Para que serve o arquivo corrente?

Perguntado por: Tiago Freitas  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (22 avaliações)

É o conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu Valor Primário, é objeto de consultas frequentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração.

Qual a função do arquivo corrente?

Arquivo corrente

Trata-se de papéis que estão estreitamente vinculados aos objetivos imediatos da empresa, sendo até necessários para a execução de suas atividades-fim. Notas fiscais recentes e recibos de compras atuais, entre outros documentos do tipo, são exemplos de arquivos correntes.

O que é um arquivamento corrente?

"Arquivar Corrente" é a funcionalidade que encerra a tramitação do documento e dá início à contagem de seu prazo de guarda. "Desarquivar Corrente", por sua vez, é a funcionalidade que reativa o documento, permitindo retomar sua tramitação.

Quais são os arquivos correntes?

O arquivo corrente é aquele arquivo que ainda está em uso e ainda é utilizado com frequência, sendo importantes para as atividades da empresa e são alocados perto dos seus usuários diretos, devido à grande possibilidade de uso que apresentam, e são conhecidos também como arquivos ativos.

Quais documentos devem compor um arquivo corrente?

Arquivo Corrente é o conjunto de documentos que possuem valor primário (administrativo, fiscal ou legal) e são consultados frequentemente. Eles são os documentos que estão na sua mesa, no armário ao lado, na caixa de entrada do seu sistema.

Arquivos correntes, intermediários e permanentes.

20 questões relacionadas encontradas

Como são formados os arquivos correntes?

Arquivo Corrente:

A formados por documentos com valor secundário. B armazenados em depósitos centralizados, localizados distantes dos setores de trabalho onde foram acumulados. C transferidos, após o final de sua utilização, aos arquivos permanentes, onde aguardam a destinação final.

O que compõe um arquivo?

O arquivo é formado a partir de conjuntos de documentos e, nessa perspectiva, os documentos que são conhecidos por nós de maneira habitual são os documentos textuais – ou seja, documentos manuscritos, digitados ou impressos – e os documentos digitais (que são produzidos, tratados e armazenados em computador).

Quais são os 3 tipos de arquivo?

Tipos de arquivo
  • Os arquivos podem ser divididos em:
  • Ativo ou temporário – São os que contêm documentos em uso constante;
  • Inativo ou intermediário – São os que contêm documentos de menor frequência de uso. ...
  • Morto ou permanente – São os que contêm os documentos de frequência praticamente nula.

Quais são os tipos de arquivo corrente intermediário e permanente?

a seguinte destinação em uma organização:
  • Arquivos correntes – são documentos em curso, de uso. frequente e exclusivo da fonte geradora. ...
  • Arquivos intermediários – neste momento, os documentos. não estão mais sendo usados frequentemente na rotina de trabalho na. ...
  • Arquivos permanentes – são arquivos que perderam seu valor.

Quais são os três tipos de arquivo?

Arquivo ativo, arquivo inativo e arquivo morto:

Existem classificações também que indicam a frequência de uso dos arquivos.

Quais são os métodos de arquivamento?

Conheça algumas técnicas de arquivamento de documentos eficientes para utilizar
  1. Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais utilizadas para a gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
  2. Método alfabético. ...
  3. Método numérico. ...
  4. Método eletrônico. ...
  5. Método geográfico. ...
  6. Método temático.

O que é um arquivo morto?

Grande parte dos documentos de uma empresa não podem ser descartados e precisam ser armazenados por um período que pode chegar a décadas. Esses arquivos fiscais, tributários, trabalhistas e previdenciários são conhecidos como arquivo morto e tornam-se indispensáveis para a proteção jurídica do seu negócio.

O que é um arquivo permanente?

Ao contrário dos que chamam de “Arquivo Morto”, o Arquivo Permanente é o conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função do seu valor (Secundário), também chamado de arquivo histórico.

Qual a função do arquivo intermediário?

O arquivo intermediário tem por finalidades precípuas armazenar, preservar e garantir o acesso aos documentos arquivísticos de valor intermediário produzidos e acumulados pelas áreas meio e fim da Administração Pública, constituindo-se em instrumento de apoio à administração, de acordo com os interesses da instituição.

Qual a definição de arquivo corrente ou arquivo de Primeira Idade?

1- Arquivo corrente ou primeira idade: Refere- se à guarda de documentos que são consultados com frequência. Possuem valor primário.

Qual a finalidade do arquivo de Primeira Idade?

Arquivo de primeira idade ou corrente: Constituído por documentos que são consultados frequentemente, e estão em setores de trabalho, ou seja, próximos do seu produtor. Ainda estão vigentes, cumprindo funções administrativas e auxiliando na tomada de decisões.

Quais são os arquivos permanentes?

Arquivo Permanente:

É quando o documento não é mais usado e tem seu arquivamento definitivo e tendo um valor secundário. Normalmente ele passa a ter um valor histórico. São utilizados para consulta para saber como tudo evoluiu. São documento que já não tem utilidade administrativa, mas não podem ser eliminados.

Quantos e quais são os grupos de arquivo permanente?

De acordo com Marilena Leite Paes, em Arquivo: teoria e prática, as atividades do arquivo permanente classificam-se em quatro grupos. São eles: A - Classificação; Descrição e publicação; Restauração; Acesso. B - Arranjo; Descrição; Restauração; Referência.

Quais são as características do arquivo intermediário?

Os documentos transferidos ao arquivo intermediário já não possuem mais frequência de consulta, uso ou sequer tramitam, mas ainda possuem valor legal, probatório, fiscal, arquivístico e, portanto, não podem ser eliminados. ... Os arquivos intermediários são também responsáveis por destinar os documentos sob sua custódia.

Quais são as classificações dos arquivos?

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.

O que é arquivo exemplos?

O que é arquivo

No caso das pessoas físicas, o conceito se torna um pouco mais básico. Ao ter uma parcela de seus documentos pessoais reunidos em um local (RG, CNH, certidões, entre outros), já pode-se dizer que, de certa forma, temos um exemplo de arquivo pessoal.

Quais são os tipos de documentos que existem?

Quais são os tipos de documentos que devem ser conhecidos?
  • Nota Fiscal. ...
  • Faturas e guias. ...
  • Alvará de funcionamento. ...
  • Licenças de funcionamento. ...
  • Recibos e comprovantes de pagamentos. ...
  • Registros contábeis e fiscais. ...
  • Controle de ponto. ...
  • Folhas de pagamento.

Como organizar um arquivo de documentos?

4 dicas para organizar os documentos na empresa
  1. Estabeleça um local específico para guardar os documentos.
  2. Organize e armazene seus documentos.
  3. Tenha uma ferramenta para auxiliar nesta tarefa.
  4. A importância da segurança no armazenamento de arquivos.

O que são arquivos no Windows?

Um arquivo ou ficheiro de computador é um recurso para armazenamento de informação, que está disponível a um programa de computador e é normalmente baseado em algum tipo de armazenamento durável.

Onde devem ser guardados os arquivos permanentes?

Geralmente, os arquivos intermediários ou permanentes são guardados fisicamente em uma sala do arquivo.

Artigo anterior
Quem fica com Stiles em Teen Wolf?
Artigo seguinte
Qual o mal que o ibuprofeno pode causar?