Para que serve aditivo orgânico?

Perguntado por: Matilde Sara Leal Magalhães Freitas  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (9 avaliações)

O Aditivo Orgânico dura mais que o Aditivo Inorgânico, e por ser derivado de fonte orgânica é biodegradável, ou seja, a sua decomposição é natural, não oferece riscos e não degrada o meio ambiente. É indicado para carros, caminhões leves e motocicletas.

Para que serve o aditivo orgânico?

Aditivo orgânico

Como o próprio nome do produto já diz, em sua composição são utilizados apenas substâncias orgânicas. Deste modo, os principais benefícios estão na preservação do meio ambiente e também no tempo de duração do aditivo, que deve ser trocado em média, a cada 240 mil quilômetros rodados.

Qual a diferença entre aditivo orgânico e concentrado?

O aditivo orgânico é mais durável do que o sintético, além disso, por serem de origem orgânica, são biodegradáveis. Ou seja, são deteriorados naturalmente, não oferecendo riscos de contaminação ao meio ambiente. Como o próprio nome do produto já diz em sua composição são utilizados apenas substâncias orgânicas.

Quais os benefícios do aditivo?

O aditivo por sua composição, ajuda a atingir o ponto de controle de temperatura adequados. Ele também possui ação lubrificante evitando a corrosão de componentes do motor por onde a água de todo sistema de arrefecimento circula.

Qual a diferença entre água e aditivo para radiador?

Seja a durabilidade, proteção do sistema ou a eficácia durante as mudanças de temperatura. Então, a diferença entre aditivo e fluido é clara: enquanto o aditivo está preparado para oferecer uma maior durabilidade, proteção e desempenho, o fluido não oferece a mesma eficiência.

TUDO SOBRE ADITIVOS! ADITIVO ORGÂNICO X SINTÉTICO

29 questões relacionadas encontradas

Pode misturar água com aditivo?

O aditivo para radiador não é utilizado puro, e sim misturado à água. A proporção entre um e outro líquido a ser utilizada também é definida pelo fabricante do veículo, assim como o prazo de troca. Além disso, a água deve ser desmineralizada, ou seja, sem minerais em sua composição.

Pode colocar água junto com aditivo?

Não se deve utilizar água de torneira para se misturar ao aditivo, pois contém cloro e sais minerais que podem provocar danos ao sistema de arrefecimento, como incrustações e corrosões.

Pode usar só aditivo no radiador?

Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador. Para fazer a reposição do líquido de arrefecimento, é imprescindível respeitar os métodos corretos: sempre com o motor a frio, nunca misturando aditivos diferentes e utilizando o aditivo indicado pelo fabricante.

Qual o melhor aditivo para o radiador?

Agora você já sabe que os melhores aditivos para radiador do mercado são:
  • DELPHI - Aditivo para Radiador Concentrado Orgânico.
  • AUTOSHINE - Aditivo para Radiador Long Life 5L.
  • KOUBE - Aditivo para Radiador Flex & Diesel.
  • AUTOSHINE - Aditivo para Radiador Long Life Tropical.
  • ACDELCO - Aditivo de Radiador Concentrado.

O que é aditivo concentrado?

O aditivo de radiador concentrado é geralmente um produto mais forte, tanto que precisa ser diluído na água. Nesse caso, dependendo da marca dele, pode-se misturá-lo na proporção de 40% a 60% do volume total de água exigida pelo veículo. ... No entanto, pode-se utilizar também água filtrada.

Qual a diferença das cores dos aditivos?

Apesar de servirem para a mesma função, estes dois tipos de aditivos possuem suas diferenças, que podem ser notadas desde a cor em que são comercializados (que geralmente varia entre verde, vermelho e laranja para os aditivos orgânicos, e verde para os sintéticos), até na composição e na durabilidade dos mesmos.

Pode misturar dois tipos de aditivo?

Não se pode misturar dois aditivos diferentes no radiador

Então, é preciso ter atenção a esses detalhes para fazer com que o fluido dure mais. O fluido de arrefecimento do radiador pode trazer vários benefícios para seu carro e, por isso, é um baixo investimento que vale muito a pena!

Para que serve o aditivo na água?

O aditivo para radiador evita o congelamento do fluido de arrefecimento. Por isso, a função dele é tão importante. Jamais tente usar a água sem o aditivo, pois alguns problemas na bomba e no motor podem aparecer.

Como saber qual aditivo usar?

Para determinar que tipo já está em seu veículo, você pode procurá-lo no manual do proprietário ou encontrar o aditivo mais comumente usado para a sua marca e modelo do carro. Também é possível dizer que tipo de aditivo está no carro pela cor. Mistura de produtos irá diminuir a vida útil do sistema de arrefecimento.

O que o anticongelante faz no corpo humano?

A ingestão desse anticongelante é perigosa porque, no corpo humano, ele sofre uma reação de oxidação que o transforma em ácido oxálico (C2H2O4). Aí é que começam os problemas. O ânion oxalato (C2O42-) combina-se com os íons cálcio do sangue, formando um precipitado.

Pode colocar água sem aditivo no radiador?

Completar o radiador com água pura compromete o sistema de arrefecimento e pode fundir o motor. Completar o radiador com água pura compromete o sistema de arrefecimento e pode fundir o motor. Gastos com retifica podem chegar a R$ 4 mil.

Qual a quantidade de aditivo colocar no radiador?

Para preparar a mistura de água e fluido aditivo de radiador, é preciso seguir a proporção recomendada pela empresa fabricante do veículo — em média, essa medida é de 60% de água e 40% de fluido. Nunca preencha o reservatório apenas com água, pois isso pode causar diversos problemas ao sistema de arrefecimento!

O que colocar no reservatório de água do radiador?

“O recomendado pelo fabricante é utilizar aditivo, porque ele tem a função de proteger o sistema contra ferragens, ajuda a controlar o ponto de ebulição do líquido e evita congelamento”, afirmou Michel Amâncio.

Quantos litros de água para um litro de aditivo?

Com o tempo, uma mistura de aditivo e água vai perder suas propriedades anticorrosivas. Substitua com uma nova mistura na proporção especificada no manual do veículo. Tal proporção, geralmente, está em torno de 50% a 60% de água para 50% a 40% de aditivo.

Como diluir 1 litro de aditivo concentrado?

Para cada 1 litro concentrado + 39 litros de água = rende até 40 litros do produto para uso. Por isso dizemos 1:40. Importante alertar que não é preciso usar especificamente 1 litro do produto. Para menores quantidades multiplique a ml desejada pela quantidade máxima do produto.

Que tipo de água colocar no radiador?

Água quanto mais pura melhor, de preferência, a destilada. Ou melhor ainda: como hoje deve-se usar 50% de água, 50% de um aditivo chamado etilenoglicol, o melhor é comprar o líquido pronto, que já existe no mercado, nos postos, nas casas de peças, nas concessionárias.

Pode colocar água filtrada no radiador?

Se sair com alguma coloração, é preciso limpar o radiador até que a água saia transparente. Além disso, não é recomendável colocar água da torneira, mesmo que filtrada, no radiador. A água sem os aditivos recomendados congela e evapora mais facilmente, além de corroer diversas peças do sistema de arrefecimento.

Quanto tempo dura o aditivo do radiador?

O recomendado é que toda a água e o aditivo do sistema de arrefecimento sejam trocados a cada 2 anos. Lembre-se: usar apenas água desmineralizada e o aditivo na proporção indicada pela montadora do veículo, não fazer a troca do líquido preventivamente trará danos significativos ao longo do tempo.

Artigo anterior
Quem pode fazer consulta pública ao TCU?
Artigo seguinte
É correto afirmar acerca de uma citação direta longa Segundo a NBR 1052 2002 da ABNT?