Para que serve a bisturi eletrico?

Perguntado por: Liliana Violeta Branco Cunha  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.9/5 (54 avaliações)

Os bisturis elétricos são usados principalmente para cortar e/ou coagular tecidos. Podem ser usadas duas técnicas para realizar o corte e a coagulação: a técnica monopolar e a técnica bipolar.

Qual é a finalidade do bisturi elétrico?

Bisturi Elétrico (eletrônico / eletrocirúrgico), é um aparelho utilizado em cirurgias denominadas de eletrocirurgia ou diatermia, pode ser usado em praticamente todas as especialidades cirúrgicas.

Quais as vantagens de usar o bisturi elétrico?

Algumas vantagens da utilização de um Bisturi Elétrico são as incisões rápidas e precisas, não havendo a necessidade de exercer pressão demasiada sobre os tecidos. Grande facilidade na remoção de tecidos hipertróficos.

O que serve bisturi?

Bisturi é um instrumento cirúrgico, usado para fazer incisões, caracterizado por possuir uma lâmina muito afiada. Há diversos tamanhos de cabo e tipos de lâminas, para funções específicas.

Quais são os cuidados com bisturi elétrico?

Deve-se evitar superfícies com cicatrizes e tatuagens, pelos e proeminências ósseas; também é necessário retirar todo adorno metálico (9). Outro cuidado essencial é com o posicionamento do paciente na mesa cirúrgica, pois o contato do paciente com a superfície metálica da mesa também pode causar lesões.

BISTURI ELÉTRICO - PARA QUE SERVE?

33 questões relacionadas encontradas

Qual a finalidade específica e os cuidados do bisturi elétrico?

Os bisturis elétricos são usados principalmente para cortar e/ou coagular tecidos. Podem ser usadas duas técnicas para realizar o corte e a coagulação: a técnica monopolar e a técnica bipolar. Técnica monopolar: utiliza um único elétrodo ativo, que também desempenha a função de elétrodo neutro.

Quais cuidados com eletrocautério?

Deve-se evitar que a corrente elétrica do eletrocautério interfira no marca-passo do paciente. Em algumas instituições, existe um profissional técnico que monitoriza a programação do marca-passo e, ao término do procedimento cirúrgico, o reprograma garantindo o retorno às condições iniciais de funcionamento.

O que é bisturi monopolar?

Bisturi Monopolar

No sistema monopolar, o eletrodo neutro está distante do eletrodo ativo, de forma que a corrente elétrica deve atravessar o corpo humano. O eletrodo ativo é utilizado no tecido-alvo, enquanto o eletrodo neutro fica em contato com a pele do paciente.

Para que serve Cauterio?

cautério - agente que queima ou desorganiza os tecidos a que é aplicado… eletrocardiógrafo - aparelho com que se fazem eletrocardiogramas…

O que é placa de bisturi?

“A placa dispersiva do bisturi elétrico é um acessório necessário neste caso, cuja finalidade é auxiliar na condução da corrente elétrica gerada por esse equipamento”, completa.

Quais as contra indicações do uso do bisturi elétrico?

O Bisturi Elétrico, não pode ser usado na presença de elementos inflamáveis, explosivos e determinados agentes anestésicos, devido ao risco de incêndios e explosões.

Como funciona o bisturi a laser?

A oftalmologia praticamente não trabalha mais com bisturi há mais de 30 anos. Em vez de cortar o tecido do olho, o laser é capaz de evaporar o local por meio de ondas de calor. Assim, a incisão se torna mais precisa. A técnica permite que o procedimento seja realizado em 20 minutos para cada olho, no máximo.

Quando surgiu o bisturi elétrico?

Os bisturis elétricos são equipamentos que surgiram por volta de 1925, e os avanços tecnológicos que têm surgido têm provocado melhoras substanciais que aparecem nas novas gerações de equipamentos.

Quais são os tipos As funções e finalidades de uma unidade eletrocirurgia?

A unidade eletrocirúrgica destina-se ao apoio a procedimentos cirúrgicos, realizando corte e hemostasia de tecidos, através de aplicação de corrente elétrica no corpo humano.

Como ligar bisturi elétrico?

- Aguardar que o cirurgião forneça a extensão da caneta do bisturí e conectá-la no equipamento; - Aproximar o pedal do bisturí do elemento da equipe que irá comandar o equipamento; - Ligar o “Plug” do equipamento; - Selecionar o grau de corte e coagulação conforme orientação do cirurgião.

O que é placa de Cauterio?

As placas eletrocirúrgicas são conhecidas como eletrodo neutro, placa neutra, placa terra, eletrodo passivo, eletrodo de retorno ou eletrodo dispersivo de um Bisturi Elétrico ou Bisturi Cautério.

O que é placa dispersiva?

Placa Dispersiva Aço Inox Autoclavável

O Eletrodo de Retorno impede que o paciente sofra lesões que podem ser causadas pela eletricidade produzida pelo equipamento. As Placas Autoclaváveis são feitas em aço inox de grau cirúrgico, proporcionando maior durabilidade e segurança no procedimento operatório.

Onde colocar a placa de Cauterio?

O local da placa dispersiva é geralmente ditado pelo sítio cirúrgico, deve ser posicionada o mais próximo possível do campo operatório, preferencialmente em pele limpa e seca, em área bem vascularizada e com maior massa muscular.

Qual a diferença entre a unidade Eletrocirurgica monopolar é bipolar?

Quando o eletrodo neutro está distante do eletrodo ativo, sob a forma de uma placa, temos o sistema monopolar. No sistema bipolar, o eletrodo positivo e o eletrodo neutro estão separados por uma pequena distância, limitando o fluxo da corrente elétrica.

Para que serve a caneta de Cauterio?

Caneta para cauterização - Cautermax - Fina

Cautermax (cautério portátil) é um produto destinado a cauterizar superficialmente a pele ou os tecidos, com resultados precisos e eficientes.

Quais os cuidados de enfermagem no Transoperatorio?

A assistência de enfermagem no período transoperatório refere-se aos cuidados indiretos da equipe no preparo do centro cirúrgico (CC) e da sala de operações (SO), com previsão e provisão de todos os recursos necessários para a realização do ato anestésico-cirúrgico, bem como os cuidados diretos prestados pela equipe de ...

Quais são os profissionais responsáveis pelo preenchimento do protocolo da cirurgia segura?

Condutor da Lista de Verificação: profissional de saúde (médico ou profissional da enfermagem), que esteja participando da cirurgia e seja o responsável por conduzir a aplicação da lista de verificação, de acordo com diretrizes da instituição de saúde.

Quais os tipos de posições cirúrgicas?

  • Fowler modificada ou posição Sentada.
  • Posição de decúbito dorsal ou supina.
  • Posições laterais.
  • Posição de decúbito ventral.
  • Posição de Canivete(Kraske).
  • Posição Litotômica.
  • Posição de Trendelemburg.
  • Posição de Trendelemburg reversa.

O que é arco de narcose?

Suporte metálico utilizado para separar o campo operatório das atividades do anestesista.

Porque é mais vantajoso substituir o bisturi por laser?

A incisão a laser difere da incisão convencional a bisturi, porque é horizontalmente mais extensa, mais superficial, não sangra e contém algumas partículas de tecidos necróticos; há mais células inflamatórias durante sua cicatrização e a cura é ligeiramente retardada.

Artigo anterior
O que estuda a filologia?
Artigo seguinte
O direito de demandar a exclusão do herdeiro ou legatário?