Quais os tipos de distonia?

Perguntado por: Fernando Luís de Correia  |  Última atualização: 15. Dezember 2024
Pontuação: 4.7/5 (43 avaliações)

Existem dois tipos de distonia: Distonia primária – uma doença da qual a distonia é o único sintoma (nenhuma outra patologia) Distonia secundária – o efeito de um outro problema de saúde, como acidente vascular cerebral ou infecção. Ela também pode resultar de uma lesão, como um traumatismo craniano.

Quais são os tipos de distonias?

Distonias causam posturas e/ou torção anormais, movimentos bruscos. Distonias focais são comuns e geralmente começam na idade adulta. A distonia generalizada pode ser herdada ou secundária a outro distúrbio ou fármaco.

Como começa a distonia?

As principais causas da Distonia Generalizada são infecções, exposição a determinados tipos de substâncias, alterações genéticas e outros tipos de lesões no cérebro. Também existem Distonias Generalizadas de causa secundária, geralmente quando os sintomas ocorrem em somente um lado do corpo.

O que é distonia primária?

A distonia é caracterizada por contrações musculares involuntárias de longa duração (contínua) que podem forçar as pessoas a posições anormais, por exemplo, fazendo com que todo o corpo, o tronco, os membros ou o pescoço se torçam.

O que é uma distonia generalizada?

Segundo a Mayo Clinic, distonia generalizada é uma desordem neurológica caracterizada por contrações musculares involuntárias que resultam em posturas anormais envolvendo o dorso, pescoço e os membros superiores e inferiores. Essas posturas são acompanhadas por movimentos de torção ou tremores.

DISTONIA: O QUE É, CAUSAS, TIPOS E SINTOMAS!

44 questões relacionadas encontradas

Qual é a causa da distonia?

A causa da distonia é, na verdade, um problema no sistema nervoso responsável por controlar o movimento muscular. Pode ser um problema genético como consequência de doenças como AVC, doença de Parkinson, pancada na cabeça ou encefalite.

O que é distonia funcional?

O que é Distonia Funcional? Pacientes com distonia funcional podem apresentar os “dedos enrolados” ou as “mãos fechadas”. Outro problema comum na distonia é a frequente inversão do pé. Essas posturas “anormais” podem ser difíceis ou mesmo impossíveis de mudar e por isso às vezes são designadas de “distonia fixa”.

O que é distonia secundária?

Distonia secundária: o efeito de um outro problema de saúde, como acidente vascular cerebral ou infecção. Ela também pode resultar de uma lesão, como um traumatismo craniano.

Qual exame detecta distonia?

Testes de laboratório, estudos de imagem e até testes genéticos podem ser necessários para chegar ao diagnóstico e à respectiva causa da distonia.

Como acalmar a distonia?

A toxina botulínica consegue aliviar a distonia por causar um enfraquecimento muscular controlado.

O que piora a distonia?

Em situações de estresse, ou mesmo a exposição à luz do sol, há piora das contrações e às vezes a pessoa mal consegue enxergar. Geralmente acomete homens e mulheres em torno de 40 a 50 anos de idade.

Qual remédio é bom para distonia?

De forma geral, o uso de remédios no tratamento da distonia consiste em auxiliar o corpo no relaxamento dos músculos e melhorar os espasmos involuntários, como levodopa, tetrabenazine, triexifenidil, baclofeno, lorazepam, entre outros. Lembrando que o uso de medicação sempre deve ser orientado pelo médico responsável.

O que é distonia tardia?

Conhecida também pela sigla DT, a discinesia tardia é uma alteração no sistema nervoso que faz com que o paciente realize movimentos involuntários com parte de seu rosto, como boca, língua e nariz, por exemplo. Assim, o paciente com discinesia tardia faz esses movimentos e caretas de forma involuntária e sem controle.

O que é distonia cervical?

A distonia cervical é caracterizada por contrações involuntárias de longa duração (contínuas crônicas) ou espasmos periódicos e intermitentes dos músculos do pescoço, fazendo com que o pescoço vire para diversos lados. A causa da distonia cervical é geralmente desconhecida.

O que é um espasmo neurológico?

Os espasmos nervosos são também conhecidos como tiques e são movimentos involuntários e repetitivos de músculos faciais ou corporais. Eles podem ser breves e ocorrer apenas por alguns segundos ou podem se prolongar por minutos ou até mesmo horas.

Quais os sintomas da distonia cervical?

Quais são os sintomas da Distonia Cervical? Alterações podem ser percebidas como rotação ou inclinação da cabeça ou pescoço, elevação do ombro em direção à orelha, desvio do pescoço para o lado (longe da linha média do corpo), por vezes acompanhados de espasmos ou tremores.

Quem tem distonia pode se aposentar?

A síndrome de Meige, um tipo de distonia segmentar cranio-cervical que cursa com blefaroespasmo e distonia oromandibular deve ser tratada com toxina botulínica, e não é indicação de aposentadoria. A depender do trabalho exercido pelo paciente, ele pode ser realocado para outra função no trabalho.

Tem cirurgia para distonia?

As opções de tratamento comuns incluem terapia medicamentosa, injeções de toxina botulínica e cirurgia. A DBS (estimulação cerebral profunda) pode ser usada para tratar pessoas com distonia severa que não obtiveram resultados no tratamento com agentes farmacológicos e injeções de neurotoxina botulínica.

Quem tem distonia pode dirigir?

É associada a espasmos da musculatura de cabeça e pescoço, e frequentemente à dor. A distonia pode interferir no cotidiano do indivíduo, pois atrapalha funções como dirigir, ler, e também afeta o convívio social e a qualidade de vida.

O que a distonia cervical pode causar nas pessoas?

Tais movimentos são tão intensos que pessoas sem distonia não conseguem reproduzi-los. Como consequência, a distonia cervical afeta diretamente a funcionalidade, capacidade de trabalho e qualidade de sono, além de alterar a postura, causando ao indivíduo a uma vida com dor e rigidez na região do pescoço e ombros.

Qual o tratamento para distonia cervical?

O tratamento pode incluir fisioterapia, fármacos e denervação seletiva dos músculos cervicais com cirurgia ou infiltração local de toxina botulínica. (Ver também Visão geral dos transtornos de movimento e cerebelares.)

O que pode ser tremor no pescoço?

O aperto no pescoço pode ser causado por tensão, estresse, ansiedade, torcicolo ou enxaqueca. É essencial buscar diagnóstico médico ao sentir tal sintoma. Um aperto no pescoço é uma sensação desconfortável que muitas pessoas experimentam em algum momento de suas vidas.

Quantas pessoas tem distonia no Brasil?

No Brasil, a distonia afeta cerca de 65 mil pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde.

Como é feita cirurgia de distonia?

A cirurgia para distonia envolve a implantação de eletrodos, ou seja, fios muito finos, em uma região do cérebro. Tais eletrodos fornecem correntes elétricas para pequenas partes do cérebro, alterando o circuito cerebral anormal e, assim, aliviando os sintomas da distonia.

Quais as doenças crônicas que dão direito a aposentadoria 2024?

Quais as doenças crônicas que dão direito a aposentadoria?
  • Doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca e cardiopatia isquêmica;
  • Doenças respiratórias, como doença pulmonar obstrutiva crônica e fibrose pulmonar;
  • Doenças renais, como insuficiência renal crônica;

Artigo anterior
É difícil tirar 80 no TOEFL?
Artigo seguinte
É verdade que café engorda?