Quando ênclise e obrigatoria?

Perguntado por: André Amaral Gonçalves  |  Última atualização: 5. Juli 2024
Pontuação: 4.1/5 (30 avaliações)

A ênclise é sempre obrigatória em início de período? Resposta: Sim, sempre, EXCEEEEEEETOOOOO se o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito… aí a ênclise é proibida, só pode haver mesóclise. Exemplo: “Comprarei-lhe um brinquedo amanhã” (errado); “Comprar-lhe-ei um brinquedo amanhã” (certo).

Quando é obrigatório a ênclise?

A ênclise é usada quando a próclise e a mesóclise não forem possíveis: 1) Quando o verbo estiver no imperativo afirmativo. Ex.: Quando eu avisar, silenciem-se todos. 2) Quando o verbo estiver no infinitivo impessoal.

Quando a ênclise é facultativa?

Uso facultativo da ênclise

Nas situações em que não haja a proibição do adiantamento do pronome ou que não exista uma palavra atrativa que obrigue ao adiantamento do pronome, o uso da ênclise (e da próclise) se torna facultativo.

Quando a ênclise é proibida?

#2 A ênclise é proibida em dois casos: quando houver futuro do indicativo (futuro do presente + futuro do pretérito) e após particípio. Faria-me um favor. (Caso proibido) à Far-me-ia um favor.

Quando não usar ênclise?

Quando não usar a ênclise? Resposta: quando ocorrer na frase uma palavra que atraia o pronome para antes do verbo (ou seja, basicamente, com as regras já apresentadas sobre a próclise). Com palavras negativas: “Nunca me falaram sobre isso.” Com conjunções subordinativas: “Conforme lhe disse, não estou interessado.”

COLOCAÇÃO PRONOMINAL: ÊNCLISE - Profa. Pamba

26 questões relacionadas encontradas

Quando a colocação pronominal é facultativa?

Quando não existir uma palavra atrativa que obrigue ao adiantamento do pronome, o uso da próclise pode ser facultativo. Exemplos: O diretor me ligou ontem. O diretor ligou-me ontem.

Quando usar próclise mesóclise ou ênclise?

A colocação correta desses pronomes em relação ao verbo faz parte da tríade denominada próclise (o pronome vem antes do verbo), mesóclise (vem no meio) e ênclise (vem depois do verbo).

Como saber se a colocação pronominal está correta?

A colocação pronominal em locuções verbais pode ser diferente se o verbo principal estiver no particípio ou no gerúndio e infinitivo. Se não existir palavra atrativa que exija a próclise, o pronome oblíquo pode ser empregado depois do verbo principal ou após o verbo auxiliar.

Quais são as regras da próclise?

A próclise ocorre quando o pronome aparece antes do verbo e sem nenhum sinal que ligue as duas palavras. Em geral, esse uso se justifica porque alguma palavra que aparece antes do verbo atrai o pronome oblíquo para perto dela, "puxando-o" para trás do verbo.

Não Deve-se ou não se deve?

Ambas as formulações são correctas, embora alguns professores prefiram o pronome reflexo junto do verbo principal: "Vou lavar-me", "deve fazer-se".

É errado iniciar uma frase com um pronome oblíquo?

Regra: no registro formal, não se deve jamais iniciar uma oração com um pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, os, as, lhes, nos e vos). Exemplos: “Falei-lhe sobre o tema”, “Mostrou-me o livro”, “Desculpe-me o atrevimento”, “Fi-lo porque o quis”.

Pode começar a frase com se?

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail. Diga-me sempre a verdade.

O que é próclise obrigatória?

É o emprego dos pronomes oblíquos átonos antes do verbo. O uso da próclise torna-se obrigatório: junto a palavras negativas. junto a palavras interrogativas.

Quais advérbios atraem próclise?

É obrigatório o emprego da próclise em orações que contenham advérbios ou locuções adverbiais antecedendo o verbo. Isso só se dá se não houver qualquer palavra entre o verbo e o advérbio. São exemplos de advérbios: aqui, lá, sempre, amanhã, assim, infelizmente, não, talvez, etc.

É correto utilizar na qual?

Então, para usar o artigo adequado, você precisa identificar o substantivo que está sendo substituído por qual. Essa contração também pode ser feita com os artigos femininos “a” e “as”. Dessa forma, teremos: “na qual”, “da qual”, “nas quais” e “das quais”.

O que é ênclise e exemplo?

A ênclise pode ser considerada a colocação básica do pronome, pois obedece à sequência verbo-complemento. Assim, o pronome surge depois do verbo. Emprega-se geralmente: a) Nos períodos iniciados por verbos (desde que não estejam no tempo futuro), pois, na língua culta, não se abre frase com pronome oblíquo.

Qual é a regra de colocação pronominal?

Há três tipos de colocação pronominal: próclise, ênclise e mesóclise. Próclise: quando o pronome oblíquo átono é colocado antes do verbo. Ênclise: quando o pronome oblíquo átono é colocado depois do verbo. Mesóclise: quando o pronome oblíquo átono é colocado no meio do verbo.

Foi me passado ou me foi passado?

A forma foi-mepode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] . Conjugação:irregular. Particípio:regular.

Quando ocorre a próclise na colocação pronominal obrigatória nota?

Há três tipos de colocação pronominal: próclise, mesóclise e ênclise. A próclise ocorre quando o pronome vem antes do verbo. A mesóclise ocorre quando o pronome vem no meio do verbo, entrecortando-o. A ênclise ocorre quando o pronome vem depois do verbo.

O que é próclise facultativa?

Uso facultativo de próclise

Nas situações em que não existe uma palavra atrativa que obrigue ao adiantamento do pronome ou em que não haja a proibição do adiantamento do pronome, o uso da próclise se torna facultativo.

Pode usar me antes de verbo?

Regra geral, os pronomes pessoais -me, -te, -o/-a, -nos, -vos, -os/-as, -lhe/-lhes colocam-se depois do verbo (posição enclítica). Não vos reconhecia.

O que atrai o pronome?

Os pronomes são os átonos me, te, se, o, a, os, as, lhe, lhes, nos, vos. Eles sempre estão vinculados a um verbo e, de acordo com a posição, recebem a seguinte classificação: Próclise (antes do verbo): A pessoa não se feriu. Ênclise (depois do verbo): A pessoa feriu-se.

Artigo anterior
Como colher o exame FSH?
Artigo seguinte
É saudável se exercícios todos os dias?