Quando pode ocorrer a desapropriação?

Perguntado por: Miguel David Sá Lima Amaral  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (34 avaliações)

A desapropriação pode se dar devido a utilidade ou necessidade pública/interesse social (ou seja, por necessidades do Estado) ou como uma forma de "sanção". Os objetos de desapropriação podem ser móveis, imóveis, corpóreos e incorpóreos.

Quando ocorre a desapropriação?

Ela ocorre quando há: Necessidade pública: situações emergenciais que demandam a incorporação pelo poder público de bens de terceiros ao seu domínio e uso para resolver o problema. Utilidade Pública: a desapropriação é conveniente ao interesse coletivo (casos de alargamento de avenidas, por exemplo);

Quais os casos de desapropriação?

Conforme mencionado anteriormente, a desapropriação é legítima em casos de: necessidade pública; utilidade pública ou interesse social.

Quais os requisitos para ocorrer a desapropriação?

Os requisitos da desapropriação deve ser a fundamentação do Poder Público para intervir no domínio da propriedade do particular, seja por necessidade ou utilidade pública seja por interesse social e o dever de pagar uma indenização prévia e justa ao expropriado.

Quem pode fazer a desapropriação?

2º do DL 3.365/1941 podem desapropriar, mas também as autarquias, as fundações, as sociedades de economia mista, as empresas públicas e as concessionárias de serviço público, desde que autorizadas expressamente por lei ou contrato (art.

Desapropriação - Desapropriação por Utilidade ou Necessidade Pública I

29 questões relacionadas encontradas

Quem é o sujeito passivo da desapropriação?

No tocante ao sujeito passivo da ação de desapropriação, Di Pietro registra que é: ... Em palavras mais simples, podemos dizer que o sujeito passivo do processo de Page 2 desapropriação é o proprietário do bem (que pode ser pessoa física ou jurídica, pública ou privada).

Quem é competente para declarar a desapropriação de determinado bem?

Em termos gerais, a competência declaratória é comum à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, ou seja, cada ente da federação pode manifestar a intenção de desapropriar um determinado bem.

Como se dá o processo de desapropriação?

A desapropriação judicial ocorre quando o expropriado discorda do valor da oferta apurado na avaliação administrativa. ... O processo judicial se inicia no ajuizamento da ação; em seguida, o juiz nomeia um perito judicial que faz uma nova avaliação do bem; as partes se manifestam e o juiz determina o valor do imóvel.

Como montar um processo de desapropriação?

Confira o passo a passo da desapropriação amigável:
  1. Seleção do imóvel. ...
  2. Declaração de Interesse Social (DIS) ...
  3. Análise fundiária topográfica. ...
  4. Confecção de planta expropriatória. ...
  5. Elaboração de laudo de avaliação administrativa. ...
  6. Levantamento fundiário. ...
  7. Desapropriação.

Quais os elementos da desapropriação para fins de reforma agrária?

I) aproveitamento racional e adequado; II) utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente; III)observância das disposições que regulam as relações de trabalho; IV) exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores”.

Quais são as hipóteses de desapropriação segundo o ordenamento jurídico brasileiro?

O art. 5º, inciso XXIV da CF/88 condiciona a desapropriação à existência de necessidade ou utilidade pública, bem como à prévia e justa indenização, ressalvados casos contrários previstos na própria Constituição.

Quais as espécies de desapropriação no direito brasileiro?

Dessa feita, a atual Constituição da República Federativa do Brasil, elenca em seu texto cinco espécies de desapropriação, sendo, a desapropriação por necessidade ou utilidade pública, e a desapropriação por interesse social, dispostas no artigo 5º, inciso XXIV, a desapropriação por interesse social para fins de ...

Quais os tipos de desapropriação caracterize os?

Existe quatro tipos de desapropriação: - Direta, indireta, confiscatória e sancionatória. *A desapropriação direta é a chamada desapropriação clássica, mencionada acima, que ocorre para saciar o interesse e necessidade pública e o interesse social.

Quando ocorre a desapropriação-sanção?

A desapropriação sanção é a última penalidade ao proprietário. Ela ocorrerá quando houve 5 anos de cobrança do IPTU progressivo “sem que o proprietário tenha cumprido a obrigação de parcelamento, edificação ou utilização”. A indenização, neste caso, será paga mediante títulos da dívida pública.

Qual é o objetivo da desapropriação?

O objetivo da desapropriação é a transferência de um bem, mediante indenização, contanto que a finalidade do procedimento, no caso concreto, seja satisfazer o interesse social.

O que é e como se opera a desapropriação?

A desapropriação ou expropriação pode ser definida como um procedimento administrativo pelo qual se opera o transpasse da propriedade particular ou pública para o Poder Público ou seus delegados, por motivos de utilidade pública, interesse social ou necessidade pública, mediante prévia, justa indenização em dinheiro ( ...

Qual o valor da desapropriação?

Na desapropriação, a base de cálculo dos juros compensatórios é a diferença entre os 80% do preço ofertado e o valor do bem definido judicialmente.

Como funciona o processo de desapropriação por utilidade pública?

(...) o procedimento administrativo pelo qual o Poder Público ou seus delegados, mediante prévia declaração de necessidade pública, utilidade pública ou interesse social, impõe ao proprietário a perda de um bem, substituindo-o em seu patrimônio por justa indenização.

Como é a fase administrativa e a fase judicial de desapropriação?

É formado por fases: uma de natureza declaratória, na qual vai se indicar a necessidade, a utilidade pública ou interesse social e a fase executória, onde será feita a justa indenização e a transferência do bem expropriado para o expropriante, em se tratando de procedimento amigável.

Como será determinada a competência para o julgamento de uma ação de desapropriação?

Como será determinada a competência para o julgamento de uma ação de desapropriação? ... Em se tratando de uma ação de desapropriação promovida por qualquer outro ente da Federação, a competência para julgamento deste processo será da Justiça Comum, devendo a competência ser estabelecida pelas normas judiciárias locais.

Pode haver desapropriação de bem público?

A desapropriação de bens públicos de acordo com o art. 2º, § 2º, do Decreto-lei 3.365/41. ... § 2° Os bens do domínio dos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios poderão ser desapropriados pela União, e os dos Municípios pelos Estados, mas, em qualquer caso, ao ato deverá preceder autorização legislativa.

É possível a desapropriação de bens públicos?

A Lei Geral de Desapropriação no seu artigo 2º, § 2º, prevê a possibilidade de desapropriação de bens públicos, determinando a observância do critério hierárquico existente entre os entes da federação, ou seja, a União pode desapropriar bens dos Estados e dos Municípios e os Estados podem desapropriar bens dos ...

Pode ser sujeito ativo da desapropriação o poder público e seus delegados e sujeito passivo o proprietário do bem?

Pode ser sujeito ativo da desapropriação o poder público e seus delegados, e sujeito passivo o proprietário do bem. D A desapropriação por necessidade e interesse público tem por pressuposto a função social da propriedade. O espaço aéreo e o subsolo não podem ser expropriados, por não serem bens sujeitos à apropriação.

Qual a diferença entre desapropriação e expropriação?

Sistematicamente, teríamos: EXPROPRIAÇÃO: tomada da propriedade pelo Estado; - desapropriação: expropriação COM INDENIZAÇÃO, baseada em necessidade pública, utilidade pública ou interesse social; - confisco: expropriação SEM INDENIZAÇÃO, como sanção por um ato ilícito.

O que é Tredestinação?

Tredestinação significa destinação contrária com plano inicialmente previsto, ocorre quando o ente estatal procede uma desapropriação declarando a necessidade ou utilidade pública de um bem particular, porém, pratica destino diverso do que planejara no início, podendo ser caracterizada como lícita ou ilícita.

Artigo anterior
O que tira a gosma do frango?
Artigo seguinte
Qual o melhor fio condutor?