Para que serve a Biguanida?

Perguntado por: Cátia Doriana de Anjos  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (14 avaliações)

Polybac PHMB (Biguanida) é um bactericida de amplo espectro e rápida ação, para formulações de desinfetantes e saneantes, para uso industrial, institucional, agroquímicos, indústria de bebidas e alimentícia e muito utilizado em desinfecção doméstica.

Qual a função da Biguanida?

As Biguanidas continuam a ser fármacos úteis no tratamento da diabetes, sendo muito precisas as suas indicações. A possibilidade de, com o seu emprego, surgir acidose láctica, poderá evitar-se com a utilização preferencial da metformina, a menos tóxica das biguanidas,.

Como age a Biguanida?

O PHMB (Polihexametileno-Biguanidas é um antisséptico do mesmo grupo da clorexidina que atua em bactérias gram positivas e gram negativas, e em anaeróbios que são responsáveis pelo odor.

O que significa biguanidas?

Chamam-se biguanidas uma classe de fármacos utilizadas como hipoglicemiantes. As biguanidas, diferentemente das sulfoniluréias não afectam a liberação de insulina. A ação de redução nos níveis de glicose sanguíneo não depende das células beta pancreáticas.

O que é Glucoprotamina?

A glucoprotamina é um desinfetante de uso hospitalar recomendado pela ANVISA3 por apresentar atividade antimicrobiana ao promover a destruição da parede e membrana celular de micro-organismos.

Tratamento da Diabetes Mellitus Tipo 2 | Parte 1| Biguanidas

36 questões relacionadas encontradas

Para que serve Peresal?

KIT PERESAL: Limpeza e desinfecção das partes internas e externas dos equipos. Desinfetante de alto nível à base de ácido peracético de amplo uso. Alto poder germicida comprovado pelos mais rigorosos testes oficiais nacionais e internacionais.

O que é Peresal?

O PERESAL (ácido peracético) é um excelente desinfetante de superfície tanto pela eficácia como pela economia. Também pode ser utilizado em larga escala na desinfecção de artigos com exceção dos metálicos devido em sua composição conter peróxido de hidrogênio.

Quais são as biguanidas?

A classe das biguanidas consiste em derivados guanidina, são medicamentos que modificam o metabolismo dos carboidratos e lipídios, são representados pelos fármacos, Metformina, Fenformina e Buformina A Metformina é o fármaco mais utilizado por apresentar menos efeitos colaterais, balanceando os riscos com os benefícios ...

Quais os medicamentos das biguanidas?

Biguanidas: A metformina (Glifage®, genéricos e similares) é uma biguanida, e seu efeito em reduzir as taxas de glicose no sangue decorrem principalmente da redução da quantidade de glicose produzida pelo fígado.

Quais os principais efeitos adversos das biguanidas como a metformina?

Um dos efeitos adversos mais frequentes do uso da metformina é a intolerância gastrointestinal, ocorrendo em torno de 20% dos pacientes. Cita-se também o gosto metálico, anorexia, náuseas, distensão abdominal e diarreia, os quais, geralmente, são autolimitados e tendem a se resolver com a continuação do tratamento.

Qual o mecanismo de ação da metformina?

FARMACODINÂMICA: o mecanismo de ação da metformina não é bem conhecido; ela diminui a glicemia produzindo efeitos tipo insulina em diversos tecidos. Atua na presença de insulina aumentando a utilização de glicose e Page 4 reduzindo a produção da mesma, portanto contrabalançando a resistência a insulina.

Como funciona lá metformina en el cuerpo?

A metformina ajuda no controle glicêmico do diabetes tipo 2 através de três mecanismos: Reduz a produção de glicose pelo fígado. Aumenta a sensibilidade dos tecidos, principalmente dos músculos, à insulina. A metformina não aumenta a produção de insulina, mas sim otimiza a ação daquela já produzida.

Como agem as sulfonilureias?

As sulfonilureias aumentam a sensibilidade dos receptores celulares para a insulina e também eventualmente o seu número. As sulfonilureias diminuem a resistência periférica à insu lina, por potenciação desta a nível post-receptor. Por outro lado as sulfonilureias diminuem a produção hepática de glicose.

Para que serve hipoglicemiantes?

Definição. Os hipoglicemiantes ou antidiabéticos são drogas utilizadas para tratamento de pacientes com diabetes. O objetivo do uso desses medicamentos é de controlar a glicemia para níveis de glicose em jejum < 100 mg/dL e pós-prandial <140 mg/dL.

O que é quaternário de amônio de quinta geração?

Quaternários de amônio são uma família de compostos anti-microbianos agentes ativos catiónicos fortes, e possuem atividade desinfetante poderosa, tanto para as bactérias gram-positivas, quanto para bactérias gram-negativas (embora este último em menor grau). ... Desinfetantes comuns.

Como fazer curativo com Phmb?

Qual o modo de uso do Gel de Limpeza PHMB Curatec? Aplicar sobre o leito da lesão, mantendo uma camada de 3 a 5 mm de espessura. Pode permanecer na lesão por até 3 dias.

Qual a diferença entre acarbose e metformina?

A metformina impede o fígado de produzir muita glicose e a acarbose impede o intestino de digerir todo o carboidrato consumido. A repaglinida ajuda o pâncreas a produzir mais insulina após as refeições e a metformina impede o fígado de produzir muita glicose.

Qual a diferença entre gliclazida e metformina?

A gliclazida atua principalmente estimulando a secreção de insulina pelo pâncreas, enquanto a metformina reduz a resistência celular à insulina agindo na sensibilidade periférica (músculo esquelético) e hepática à insulina.

Qual a diferença entre diamicron e glifage?

Olá, Diamicron, azucon e glicazida são a mesma substância: a glicazida ou gliclazida, pode variar a dose.

Qual é o medicamento para diabetes que toma após as refeições?

A metformina (princípio ativo do Glifage) deve ser sempre tomada após as refeições. O uso após as refeições pode atenuar ou eliminar os problemas gastrointestinais como distensão abdominal e diarreia.

Quais são os inibidores da alfa glicosidase?

Sulfonilureias - Clorpropramida, Glibenclamida, Glicazida, Glipizida e Glimepirida. Metiglinidas - Repaglinida e Nateglinida.

Quais são os medicamentos hipoglicemiantes orais?

Hipoglicemiantes orais
  • Sulfonilureias (por exemplo, glimepirida),
  • Biguanidas (por exemplo, metformina),
  • Meglitinidas (por exemplo, repaglinida),
  • Tiazolidinedionas (por exemplo, pioglitazona),
  • Inibidores da dipeptidil peptidase IV (por exemplo, a sitagliptina),
  • Inibidores da alfa glucosidase (por exemplo, acarbose).

O que é solução de Incidin?

O Incidin é um fluido de desinfecção e limpeza com uma composição especial de ingredientes ativos contendo aldeídos, com uma ampla variedade de usos e uma concentração de uso especificamente baixa em banho de imersão.

Qual a função do ácido peracético?

Os aldeídos e o ácido peracético permite desinfecção química de alto nível uma vez que agem sobre vírus, fungos, bactérias, micobactérias e esporos.

Quais são as desvantagens do ácido peracético?

As desvantagens do hipoclorito de sódio 1% e do glutaraldeído 2%, em relação ao ácido peracético 0,2%, são a sua instabilidade química e a sua inativação ao longo do uso, principalmente na presença de matéria orgânica, como saliva e sangue23, e a toxicidade ao organismo12, respectivamente.

Artigo anterior
Qual a RDC Refere-se as Boas Práticas de Fabricação?
Artigo seguinte
O que significa a palavra ausência na medicina?