O que determina se uma molécula é quiral?

Perguntado por: Santiago Nuno de Coelho  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (75 avaliações)

Os carbonos assimétricos, denominados de quirais, são representados por C*. O conceito de quiral é associado a um átomo de carbono ligado a quatro substituintes diferentes, dispostos segundo os vértices de um tetraedro. A mudança de posição de dois dos grupos substituintes conduz a uma simetria da molécula.

Como saber se uma molécula é quiral?

Para identificar um carbono quiral, basta reconhecer um carbono que possui quatro ligantes diferentes, independentemente se a estrutura orgânica for aberta ou fechada.

Como determinar configuração R ou S?

Identificação da configuração R ou S

Se o movimento resulta à direita, na direção dos ponteiros do relógio, a configuração é R (do latím rectus, direito). Se é à esquerda, no sentido contrário aos ponteiros do relógio, a configuração é S (do latím sinister, esquerdo).

O que é o fenômeno de quiralidade?

O termo quiralidade (atributo geométrico), é aplicado na química orgânica para definir um objeto que não pode ser sobreposto à sua imagem especular (espelho), ou seja, um quiral. Já um objeto aquiral a sua imagem especular pode ser sobreposta a sua imagem original.

Como identificar centros de quiralidade?

A identificação de um carbono quiral em um composto orgânico de cadeia aberta ou fechada é possível pela presença de um ou mais carbonos com quatro ligantes diferentes.
...
Os ligantes do carbono 2 são:
  1. Hidrogênio: H.
  2. Metil: CH. ...
  3. Hidroxila: OH.
  4. Propil: CH2-CH2-CH.

Isomeria óptica: um carbono quiral ou assimétrico

29 questões relacionadas encontradas

Como identificar um composto meso?

É um composto orgânico que, embora contenha dois ou mais átomos de carbonos assimétricos, com ligantes iguais, não é opticamente ativo, apresentando uma configuração tal que cada metade da molécula é a imagem especular da outra, e um dos carbonos desvia a luz polarizada de um ângulo µ para a direita e o outro carbono ...

Como identificar carbonos assimétricos?

Denomina-se de carbono quiral, ou carbono assimétrico, o carbono de uma cadeia que apresenta quatro ligantes diferentes. A presença de um carbono quiral indica que o composto apresenta um tipo de estereoisomeria denominado de isomeria óptica (clique aqui e saiba quais são as características desse tipo de isomeria).

Qual a importância da quiralidade na ação dos fármacos?

Esse conceito é muito importante para a indústria farmacêutica, pois quando determinado fármaco é desenvolvido é preciso saber quais são os seus efeitos no organismo humano. Se determinada substância for quiral ou assimétrica, ela pode possuir enantiômeros com atividades farmacológicas diferentes.

O que são Enantiômetro e quiralidade?

Enantiômero é um de dois estereoisômeros de um composto quiral e pode ser a base do efeito terapêutico pretendido. A maioria das moléculas presentes na estrutura dos organismos vivos são quirais.

O que é um centro de quiralidade?

Um centro quiral consiste num átomo que se encontra ligado a quatro átomos ou grupos atómicos diferentes. ... As substâncias com centros quirais são oticamente ativas, isto é, são enantiómeros. Estas moléculas não são sobreponíveis às respetivas imagens.

Como determinar configuração absoluta?

A regra é a seguinte: escreve-se a estrutura do gliceraldeído com o carbono assimétrico (que faz quatro ligações diferentes) no centro, o grupo -CHO no cimo, o grupo -HO à direita, o grupo -CH2HO em baixo e o grupo -H à esquerda.

Como identificar estereoisômeros?

Os estereoisômeros são isômeros que se diferem dos constitucionais pela constância dos ligantes dos átomos rearranjados. Observe os exemplos (em estrutura planificada): Repare que o radical metil muda de posição e de ligante: antes se ligava ao segundo carbono da cadeia, agora liga-se ao terceiro.

O que significa R em química orgânica?

O grupo ─ R representa a cadeia carbônica na qual o grupo orgânico substituinte está inserido. Observação: os Grupos substituintes também são conhecidos como ramificações.

O que é uma molécula quiral é uma não quiral?

➢ Molécula QUIRAL: NÃO é sobreponível à sua imagem especular. ➢ Molécula AQUIRAL: é sobreponível à sua imagem especular. ... (moléculas com mais de um carbono tetraédrico estereogênico podem ou não ser quirais – depende do caso);

Quais dentre os seguintes compostos são quirais?

Portanto, apenas os compostos 1,3-Diclorobutano e 1,2-Dibromopropano são quirais.

O que são drogas quirais?

Conforme Ferreira et al. (1996), as drogas racêmicas são misturas de enantiômeros, ou seja, contêm duas substâncias diferentes, que apresentam atividades biológicas também di- ferentes, podendo apresentar efeitos colaterais significativos.

O que é Estereogênico?

Estereocentro ou centro estereogênico é qualquer átomo em uma molécula em que os grupos tais que o intercambiamento dos grupos conduz a um estereoisômero. ... é muitas vezes confundido com o conceito de centro quiral, que é um ponto (átomo) que está ligado a quatro substituintes diferentes.

O que são os enantiômeros?

Enantiômeros são moléculas orgânicas que são chamadas assim em razão da sua forma, pois para cada enantiômero existe um de forma idêntica porém invertida, como se esta estivesse em frente a um espelho.

Qual a diferença entre um composto Dextrogiro e Levogiro?

Um composto assimétrico pode ser classificado em dextrógiro ou levógiro e isso é definido a partir da incidência de um feixe de luz sobre a molécula. Se esse feixe for desviado para a direita temos um isômero dextrógiro e se for desviado para a esquerda temos um isômero levógiro.

Qual a importância da quiralidade?

Como vimos, o corpo humano, e os organismos vivos, tem uma preferência biológica por um determinado enantiômero. Os fármacos tem atividade biológica, e por isso, quando quirais, apenas um enantiômero atua como fármaco eficaz, enquanto o outro pode não ter efeito algum, ou ainda, pode ser um poderoso veneno.

Qual é a importância dos compostos quirais?

Os chamados medicamentos quirais produzidos sinteticamente constituem uma mistura racêmica (presença de isômeros). Eles têm em sua estrutura átomos com orientação tridimensional, uma modificação dessa orientação ocasiona a diminuição ou mudanças nos efeitos biológicos do medicamento.

O que é um fármaco quiral Qual a importância da quiralidade para esse tipo de molécula?

Uma molécula é quiral quando a sua imagem especular não puder ser sobreposta à molécula original. Se houver possibilidade de sobreposição entre uma molécula e sua imagem especular ela é aquiral. Um centro assimétrico é aquele no qual os substituintes ligados a ele são diferentes entre si (Figura 8).

Como identificar uma mistura Racemica?

Número de isômeros opticamente inativos (misturas racêmicas) = (2n )/2. onde n é o número de carbonos quirais na molécula.

Como identificar carbonos primários?

Química
  1. Carbono primário: Ligado diretamente a apenas 1 outro carbono. A seta indica os carbonos primários. ...
  2. Carbono secundário: Ligado diretamente a 2 outros carbonos. ...
  3. Carbono terciário: Ligado diretamente a 3 outros carbonos. ...
  4. Carbono quaternário: Ligado diretamente a 4 outros carbonos.

Quantos carbonos assimétricos tem a molécula?

Quando uma molécula possui dois carbonos assimétricos iguais, ela terá dois isômeros opticamente ativos (dextrogiro e levogiro) e dois inativos (meso e mistura racêmica).

Artigo anterior
Quais são os sintomas de uma pessoa que está tendo um AVC?
Artigo seguinte
Qual a principal causa de câncer?