Para que haja cabimento da arguição de descumprimento de preceito fundamental são necessários alguns requisitos Quais são?

Perguntado por: Wilson Miguel de Pacheco  |  Última atualização: 8. August 2024
Pontuação: 4.5/5 (3 avaliações)

Cabimento da argüição de descumprimento de preceito fundamental. Necessidade de o requerente apontar a lesão ou ameaça de ofensa a preceito fundamental, e este, efetivamente, ser reconhecido como tal, pelo Supremo Tribunal Federal.

Quando cabe arguição de descumprimento de preceito fundamental?

Quando é cabível ADPF? A Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental pode ser utilizada em situações em que alega-se que um ato normativo está em desacordo com preceitos fundamentais estabelecidos na Constituição Brasileira.

Quais são os requisitos para a propositura da ADPF?

A arguição incidental tem como requisito de admissibilidade a existência de controvérsia constitucional relevante sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, incluídos os anteriores à Constituição, contestados em face de um preceito constitucional fundamental.

Quais são os pressupostos de cabimento da ADPF?

Nos termos da Lei nº 9.882/99, pode-se afirmar que o cabimento de qualquer ADPF depende da presença de três elementos essenciais: (i) descumprimento de preceito fundamental; (ii) subsidiariedade; e (iii) ato do Poder Público.

Quais são os requisitos da ação declaratória de constitucionalidade e da arguição de descumprimento de preceito fundamental?

Para que seja julgada a ADPF, é necessário que haja pelo menos 2/3 dos Ministros do STF presentes na sessão. Ademais, é necessário o voto da maioria absoluta do plenário da Suprema Corte para que seja deferida a ADPF.

AGU Explica - Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental

35 questões relacionadas encontradas

Quais são os requisitos da arguição de descumprimento de preceito fundamental ADPF segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal?

O objeto da argüição de descumprimento de preceito fundamental há de ser 'ato do Poder Público' federal, estadual, distrital ou municipal, normativo ou não, sendo, também, cabível a medida judicial 'quando for relevante o fundamento da controvérsia sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, incluídos os ...

Quais são os requisitos da ação declaratória de constitucionalidade?

Para que a ADC seja ajuizada, faz-se necessário o preenchimento de certos requisitos, quais sejam: controvérsia judicial relevante e conteúdo mínimo da petição inicial (art. 14 da Lei Federal nº 8.868/99). - Controvérsia judicial relevante: um estado de incerteza sobre a constitucionalidade de uma norma (art.

Quais são as condições da ação e os pressupostos processuais?

Os pressupostos processuais dizem respeito aos aspectos formais do processo, enquanto as condições da ação se encontram mais perto do mérito e, muitas vezes, com ele se confundem, tanto que muitos juristas entendem que as condições da ação não deveriam entrar na categoria da admissibilidade, mas sim na do próprio ...

Quais são os pressupostos processuais da ação?

Há quatro pressupostos processuais objetivos extrínsecos, a saber: demanda, petição inicial apta, citação válida e regularidade formal.

Quais são os pressupostos processuais do CPC?

Pode-se destacar os seguintes pressupostos dessa espécie: demanda; petição inicial apta; citação válida e regularidade formal.

Qual é o requisito essencial para a propositura da ação declaratória de constitucionalidade?

Na ADC, é requisito obrigatório a demonstração de controvérsia relevante sobre a norma objeto da demanda (art. 14, III da Lei 9.868/99).

Qual o fundamento constitucional e legal da ADPF?

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, ou ADPF, é uma ação de controle concentrado de constitucionalidade trazida pela Constituição Federal de 1988. Sendo assim, é uma ação que tem como finalidade o combate a quaisquer atos desrespeitosos aos chamados preceitos fundamentais da Constituição.

Qual o rito da ADPF?

STF determina rito abreviado para julgar ADPF sobre artigo 142 da Constituição. O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1.045 siga em rito abreviado, conforme previsto no artigo 12 da Lei Federal 9.868/99.

Qual é o objeto da ADPF?

O objeto da arguição é evitar ou reparar lesão a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Público, o que aqui é a previsão de arguição autônoma.

Quais são os tipos de ADPF?

Existem duas modalidades (ou espécies) de ADPF, vejamos: Principal → formadora de um processo objetivo, dirigido diretamente ao Supremo Tribunal Federal, que analisa o controle do preceito fundamental como pedido, assim como nas demais ações do controle concentrado. Via de ação direta.

O que é ADPF 4-4-2 apresentada ao STF?

Trata-se da ADPF 442 que, proposta pelo PSOL em 2017, pretende a descriminalização do aborto voluntário até o terceiro mês de gestação. Esta arguição de descumprimento de preceito fundamental pode ser pautada para julgamento em 2022 pelo Supremo Tribunal Federal.

Quais são os requisitos processuais?

São eles:
  • Existência de demanda.
  • Citação válida.
  • Petição inicial válida.

Quais são os pressupostos recursais CPC?

1) Pressupostos Recursais Intrínsecos
  • Cabimento. ...
  • Interesse Recursal. ...
  • Legitimidade Recursal. ...
  • Inexistência de fato extintivo, impeditivo ou modificativo do direito de recorrer. ...
  • Tempestividade. ...
  • Preparo. ...
  • Regularidade formal. ...
  • Taxatividade ou Rol Taxativo.

Quais as 3 condições da ação?

Tal teoria, em princípio, reconheceu as condições da ação, como três, quais sejam: legitimidade de partes; interesse de agir; e a possibilidade jurídica do pedido.

O que é pressuposto de admissibilidade?

Os pressupostos processuais podem ser conceituados como exigências ou requisitos legais para o estabelecimento e desenvolvimento válido do processo como relação jurídica. Tais requisitos podem ser divididos em pressupostos de existência e pressupostos de validade.

Quando Cabe ação declaratória de constitucionalidade?

A ADC (Ação Declaratória de Constitucionalidade), prevista no art. 103 da Constituição Federal de 1988, é um instrumento essencial para o controle concentrado de constitucionalidade. Ela é utilizada quando há uma controvérsia judicial em relação à constitucionalidade de um ato normativo federal, ou parte dele.

Quem pode propor a ação declaratória de constitucionalidade?

Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC)

É proposta perante o Supremo Tribunal Federal. Somente podem propor ADC o presidente da República, a Mesa do Senado Federal, a Mesa da Câmara dos Deputados ou o procurador-geral da República.

Qual o parâmetro é qual o objeto possível da ADC?

A ADC, nos termos do art. 102, I, a, da CF, somente poderá ter por objeto lei ou ato normativo federal, não sendo possível sua propositura com base em norma estadual. Por mais esse motivo, não se mostra viável a ADC apresentada, já que norma estadual não pode ser objeto desse tipo de ação.

Artigo anterior
O que é ser um consumidor?
Artigo seguinte
Qual é a era que estamos?