Como construir uma cultura de atendimento numa empresa orientada para o cliente?

Perguntado por: Joana Victória Pinto  |  Última atualização: 10. Januar 2025
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Em uma cultura de atendimento orientada ao cliente, a empresa deve dar poder àquele que está em contato com o cliente todos os dias: o agente de suporte, o atendente. Esse empoderamento deve funcionar em duas principais linhas: conhecimento sobre o produto e serviço e o entendimento do cliente.

Como criar uma cultura de atendimento ao cliente?

Como criar uma cultura Customer Centric?
  1. Pratique a empatia. ...
  2. Atendimento focado nas demandas do cliente. ...
  3. Divulgue dados sobre Experiência do Cliente. ...
  4. Otimize a interação com o cliente. ...
  5. Adote métricas sobre resultados obtidos pela Cultura Centrada no Cliente. ...
  6. Reforce a cultura de centralidade do cliente pela remuneração.

O que é cultura centrada no cliente?

Como o próprio nome já sugere, trata-se da estratégia na qual o negócio vai colocar o cliente como foco. De acordo com essas ações, a empresa não deve ter o lucro como principal objetivo (apesar de ser uma consequência), mas sim levar em consideração a satisfação de seu público.

Quais são as 5 formas de atendimento ao cliente?

Quais são os tipos de atendimento ao cliente mais usados? Os 7 principais
  1. Atendimento no ponto de venda (PDV) ...
  2. Visita ao Cliente. ...
  3. Atendimento telefônico. ...
  4. Online por meio de chats, mensagens de texto ou videoconferência. ...
  5. Online por meio de mídias sociais. ...
  6. Por e-mail. ...
  7. Autoatendimento.

Quais os 5 fatores mais importantes no atendimento ao cliente?

E os cinco pontos mais importantes, são:
  • coloque-se no lugar do consumidor;
  • comprometa-se com seu cliente;
  • atenda as necessidades do cliente;
  • garanta o cumprimento dos prazos;
  • supere as expectativas.

DICAS DE ETIQUETA PARA O ATENDIMENTO AO CLIENTE DE LUXO

27 questões relacionadas encontradas

Quais são os três pilares para um bom atendimento?

Quais são os 3 aspectos fundamentais do bom atendimento? Simpatia: ser afetado pelo que a outra pessoa está sentindo; Empatia: se colocar no lugar do outro para melhor atendê-lo, conhecê-lo ou servi-lo; Antipatia: ter aversão ao outro, ignorando-o ou repelindo-o.

Quais são as 3 principais características de um bom atendimento ao cliente?

As principais dicas para um bom atendimento ao cliente
  • 1- Estude a jornada do consumidor.
  • 2- Valorize cada cliente, seja ele pequeno ou grande.
  • 3- Mantenha a transparência e a sinceridade sobre o que consegue fazer.
  • 4- Ofereça um ambiente confortável.
  • 5- Fale a língua do cliente.
  • 6- Construa memórias positivas.

Quais são as regras básicas do atendimento?

Quais atitudes garantem um atendimento de qualidade?
  • Fazer com que o cliente se sinta bem;
  • Ter empatia no atendimento;
  • Ser prestativo em todas as etapas do ciclo de relacionamento;
  • Estar presente na maior parte dos canais de atendimento;
  • Realizar atendimento personalizado;
  • Resolver problemas;
  • Ser transparente.

Quais são as técnicas básicas para um bom atendimento?

5 técnicas de comunicação e atendimento ao público
  • Exponha as suas ideias de forma clara e objetiva. O principal intuito do atendimento ao público é resolver problemas e tirar dúvidas. ...
  • Sempre seja atencioso. ...
  • Ouça o cliente com atenção. ...
  • Transmita segurança. ...
  • Saiba lidar com situações inesperadas.

Quais são as técnicas de atendimento?

Veja agora nossas recomendações de técnicas para atender o cliente e oferecer uma experiência única:
  • Forneça um atendimento personalizado.
  • Use a tecnologia ao seu favor.
  • Seja empático e transparente.
  • Diminua a distância com o cliente.
  • Acabe com a distância entre suas equipes.
  • Crie uma cultura de atendimento.

O que é cultura do cliente?

Cultura centrada no cliente, ou Customer Centric , é, como o próprio nome diz, aquela que coloca o consumidor no centro da empresa. Esse conceito prega que o que deve mover um negócio não é o lucro, mas sim contemplar a satisfação total de seu público.

O que é uma empresa com mentalidade orientada para o cliente?

Ao adotar uma mentalidade centrada no cliente, as empresas se comprometem em ouvir atentamente seus clientes, entender suas preocupações e oferecer soluções que vão ao encontro de suas demandas.

O que é uma boa cultura corporativa?

A cultura corporativa consiste no desenvolvimento de comportamentos aplicados a um determinado ambiente de trabalho, é um conjunto de valores, normas, regras de convivência e princípios a serem aplicados no dia a dia dos colaboradores de uma entidade.

O que é uma cultura de atendimento?

Cultura de atendimento é a intersecção entre os dois primeiros conceitos. Então, trata do conjunto de crenças, hábitos e valores que colocam o cliente no centro dos negócios, de modo que o atendimento seja bem-sucedido e forneça uma ótima experiência de consumo.

Como criar cultura dentro da empresa?

Como implementar cultura organizacional em 7 passos
  1. 1- Crie um documento completo sobre a cultura organizacional. ...
  2. 2- Alinhe os objetivos com seus funcionários. ...
  3. 3- Deixe claro as regras do dia a dia. ...
  4. 4- Seja um exemplo. ...
  5. 5- Atente-se às contratações e demissões. ...
  6. 6- Promova ações de aproximação com a equipe.

Como criar uma cultura dentro de uma empresa?

Como construir uma cultura organizacional positiva?
  1. Como o local deve ser? Deve-se pensar em primeiro lugar na atmosfera que trará mais resultado. ...
  2. Estabeleça regras. ...
  3. Determinando uma visão. ...
  4. Objetivos individuais claros. ...
  5. Novos colaboradores. ...
  6. Definir mentores. ...
  7. Estar disponível para comunicação. ...
  8. A cultura promove confiança.

Como os clientes gostam de ser atendidos?

Não basta mais ser gentil, honesto e atencioso: é preciso oferecer um atendimento personalizado, focar nas necessidades dos clientes, ser transparente, orientar de forma consultiva com as melhores práticas para o seu negócio e proporcionar uma experiência única.

O que fazer para encantar o cliente?

Como fazer o encantamento do cliente?
  1. Conheça o seu cliente. ...
  2. Capacite a sua equipe. ...
  3. Esteja sempre presente para o seu cliente. ...
  4. Proporcione um atendimento de excelência. ...
  5. Ouça o seu cliente com atenção. ...
  6. Solucione e antecipe problemas. ...
  7. Invista em pós-venda.

O que não pode faltar no atendimento ao cliente?

3 premissas fundamentais para o atendimento ao cliente
  • 1- O atendimento ao cliente deve ser surpreendente.
  • 2- O atendimento ao cliente deve garantir o sucesso do negócio dele.
  • 3- O atendimento ao cliente com excelência deve fazer parte da cultura de sua empresa.
  • Trate cada cliente como se fosse único.

O que é dar um bom atendimento?

significa Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência. No momento do atendimento é fundamental expor as informações de forma clara e direta. Perceba se sua locução foi bem compreendida. É importante que a informação seja transmitida de forma que não confunda o cliente.

O que é ter um bom atendimento?

Profissionalismo e esforço em compreender o que o cliente precisa são os itens essenciais para um atendimento excelente. Não se trata apenas de ser bem-educado. Tratar bem os clientes e ser honesto são mais do que diferenciais – são a obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.

Qual é o primeiro princípio para o bom atendimento?

Olhar no olho, demonstrar atenção às necessidades do cliente, e proporcionar a ele as soluções pelas quais ele anseia é fundamental para oferecer um bom atendimento.

Qual é o perfil de um bom atendente?

Os níveis de stress e de ansiedade, exigem do atendente um comportamento receptivo, compreensivo, humanizado, solidário e capaz de transformar positivamente o estado emocional do cliente, o que só é possível em grau máximo, quando ele é capaz de verdadeiramente imaginar-se na pele do cliente.

Qual o perfil de um bom atendente?

Um bom atendimento é, também, empático. Há muitas vantagens no atendimento empático. Fica mais fácil compreender o cliente, trabalhar pelo que ele precisa, entregar verdadeira soluções, ouvir suas queixas e trabalhar para melhorar. Aqui, vale destacar que empatia é a base da inteligência emocional.

O que é mais importante em um atendimento?

Pratique a empatia

A prática da empatia deve ser constante em todos os atendimentos. Ter empatia é compreender o sentimento do cliente, e entender o que o motivou a procurar a empresa.

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