Para que é usado o receituário de controle especial?

Perguntado por: Soraia Filipa Freitas de Moreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (20 avaliações)

O Receituário de Controle Especial é um documento de grande importância no dia a dia das consultas médicas. Ele é utilizado para indicar medicamentos cujas substâncias ativas estão presentes em algumas listas de classificação.

Qual a função do receituário?

A função receita está ligada ao faturamento bruto de uma entidade, dependendo do número de vendas de determinado produto. R(x) = px , onde p: preço de mercado e x: nº de mercadorias vendidas. A função lucro diz respeito ao lucro líquido das empresas, lucro oriundo da subtração entre a função receita e a função custo.

O que são medicamentos de controle especial?

Medicamentos de Controle Especial

Medicamentos/substâncias sujeitos a controle especial, também chamados medicamentos/substâncias controlados, são aqueles que têm ação no sistema nervoso central podendo causar dependência física ou química.

O que a farmácia faz com as receitas retidas?

A Anvisa determina que as receitas de antibióticos, por exemplo, valem por 10 dias, a contar da sua data de emissão. Leve as duas vias da receita à farmácia. Uma fica retida pelo estabelecimento e a outra é devolvida ao paciente, atestada, como comprovante do atendimento.

Para que serve a receita azul?

Receituário médico azul

Este tipo de receituário é utilizado na receita médica de psicotrópicos e psicotrópicas anorexígenas. Cada receituário pode conter a prescrição de apenas uma substância, com quantidade necessária para tratamento durante 30 dias - que é, também, o período de validade da receita.

Receita de Controle Especial: Regras para dispensação | Portaria 344/98 | Parte 1

27 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre receita azul e receita amarela?

Notificação de Receita - Documento padronizado destinado à notificação da prescrição de medicamentos: a) entorpecentes (cor amarela), b) psicotrópicos (cor azul) e c) retinóides de uso sistêmico e imunossupressores (cor branca).

Para que serve cada cor de receita?

Cada receita tem numeração controlada, é padronizada e deve estar sempre acompanhada por uma receita branca – a via azul fica retida na farmácia e a via branca fica com o paciente, para acompanhamento do tratamento.

Quanto tempo a receita fica na farmácia?

A validade é de 30 dias a partir da emissão, e a receita é entregue em papel da cor branca.

Qual via da receita fica retida na farmácia?

10. A dispensação em farmácias e drogarias públicas e privadas dar-se-á mediante a retenção da 2ª (segunda) via da receita, devendo a 1ª (primeira) via ser devolvida ao paciente. § 1º O farmacêutico não poderá aceitar receitas posteriores ao prazo de validade estabelecido nos termos desta Resolução.

O que é receituários?

De acordo com a Anvisa,o receituário médico é um documento de orientação médica para o paciente, onde apenas um profissional legalmente habilitado pode fazer indicações de medicamentos, sendo eles preparados em farmácias de formulação magistral ou de fabricação industrializada (em laboratórios).

Quais são os medicamentos controlados?

Quais são os principais medicamentos controlados?
  • os ansiolíticos, que inibem a ansiedade;
  • os anorexígenos, que diminuem a fome;
  • os anticonvulsivantes, usados no tratamento da epilepsia e crises convulsivas;
  • os antidepressivos, que aumentam o fluxo de neurotransmissores no sistema nervoso central;

Quais são os medicamentos A1 A2 e A3?

A Notificação de Receita "A", para a prescrição dos medicamentos e substâncias das listas "A1" e "A2" (entorpecentes) e "A3" (psicotrópicos), de cor amarela, será impressa, as expensas da Autoridade Sanitária Estadual ou do Distrito Federal, conforme modelo anexo IX, contendo 20 (vinte) folhas em cada talonário.

Para que serve receituário agronômico?

O Receituário Agronômico e a sua importância para as lavouras. ... São eles que permitem o controle das pragas, fungos e insetos e quando não utilizados da forma correta, podem acarretar diversos problemas, não só para as próprias lavouras, mas, também, para a saúde humana e meio ambiente.

Para que serve o receituário agronômico?

O receituário agronômico é um documento com a prescrição de uso dos defensivos agrícolas. Sua emissão é obrigatória para toda venda de agrotóxico. A prescrição do defensivo agrícola — ou seja, a receita agronômica — deve ser realizada por um responsável técnico legalmente habilitado.

Quais as vantagens do receituário agronômico?

5 vantagens em emitir o receituário agronômico pelo celular
  • Mais mobilidade para o emissor de receitas. ...
  • Ampla base de dados. ...
  • Economia de tempo. ...
  • Mais segurança na aplicação do agrotóxico. ...
  • Integração com o ERP.

Qual via da conta de antibiótico fica retida na farmácia?

- Os antibióticos só poderão ser vendidos em farmácias e drogarias do país mediante apresentação da receita de controle especial em duas vias pelo consumidor. - A primeira via da receita ficará retida na farmácia, e a segunda deverá ser devolvida ao paciente carimbada para comprovar o atendimento.

Quais são os tipos de receitas?

Os 4 tipos de receituário médico em bloco por cores
  • 1- Receituário médico branco simples. É a forma mais comum do documento, utilizado para medicamentos que não necessitam de receita médica na hora da compra. ...
  • 2 – Receituário médico branco especial. ...
  • 3 – Receituário médico azul. ...
  • 4 – Receituário médico amarelo.

Quanto tempo dura uma receita de uso contínuo?

As receitas de medicamentos sujeitos à prescrição e uso contínuo terão validade por prazo indeterminado enquanto perdurarem as medidas de isolamento para contenção da pandemia de Covid-19.

Quanto anos guardar receitas de medicamentos controlados?

Art. 9o Toda a documentação relativa à movimentação de entradas, saídas ou perdas de antimicrobianos deverão permanecer arquivadas no estabelecimento e à disposição das autoridades sanitárias por um período mínimo de 5 (cinco) anos após sua dispensação ou aviamento.

Qual a diferença entre receita azul BE B2?

O que é a receita azul? A conhecida como receita azul é, na realidade, a notificação de receita azul. Ela é utilizada na prescrição dos medicamentos classificados como B (B1 e B2), ou seja, que contenham substâncias psicotrópicas.

O que é receita C1 branca?

A receita C1 branca é um receituário de controle especial. Afinal, ela é usada para prescrever e dispensar medicamentos que são classificados pela Anvisa como “outras substâncias sujeitas a controle especial em 02 vias”.

O que é receita tipo B?

Já os tipos de receita médica que não podem ser dispensadas em outras Unidades Federativas são: Notificações de receita B: B1 (psicotrópicas);

Quem pode prescrever a receita amarela?

Quem pode prescrever uma Receita Amarela? A notificação tipo A só pode ser receitada por profissional devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina.

Como médico consegue receita azul?

Além de a farmácia ter acesso à internet, o farmacêutico deverá estar habilitado no Conselho Regional de Farmácia de sua jurisdição. Após acessar a receita digitalmente, o farmacêutico deverá checar as credenciais do médico prescritor.

Artigo anterior
Onde Passar o fim de semana a dois?
Artigo seguinte
Como tratar de fissuras em paredes?