O que é o direito de ação?

Perguntado por: Telmo Afonso de Barros  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (72 avaliações)

No sentido formal, a maioria dos autores entende que a ação é um direito subjetivo público abstrato, independendo de que haja realmente um direito a ser tutelado. Trata-se do direito de exigir do Estado a prestação jurisdicional, a solução de uma lide ou conflito.

O que é direito de ação exemplo?

É o exercício do direito de ação que retira o Judiciário da inércia, iniciando um processo que visa à entrega da tutela jurisdicional. Na relação de direito material, o polo passivo é ocupado pelo réu, um suposto devedor, se adotada como exemplo a ação de cobrança. ...

O que é direito e ação?

Introdução. O direito de Ação, é o próprio direito de pedir a tutela jurisdicional, de solicitar ao Estado-Juiz o exercício do poder jurisdicional. Tendo em vista que o Estado é detentor do monopólio jurisdicional, nasce o direito subjetivo das pessoas de acionarem o Poder Judiciário para resolver as lides.

Qual a finalidade do direito de ação?

O direito de ação é o direito à composição do litígio pelo Estado, que, por isso, não depende da efetiva existência do direito material da parte que provoca a atuação do Poder Judiciário. Mesmo quando a sentença nega a procedência do pedido do autor, não deixa de ter havido ação e composição da lide.

Quais são as características do direito de ação?

Ação é o direito de exigir do Estado a prestação jurisdicional na resolução de uma determinado caso. O Direito de ação é uma característica do direito material de reagir a uma violação de direitos, e é autônomo em relação ao direito material violado. É sempre processual porque é através do processo que ele se exerce.

O que é direito de ação? E como se aplica a teoria da asserção.

40 questões relacionadas encontradas

Quais são as condições da ação?

Compõem as condições da ação: a. legitimidade ad causam; b. interesse processual e c. possibilidade jurídica do pedido.

Quais são os elementos da ação?

A ação é composta por três elementos: as partes, o pedido e a causa de pedir. O CPC, em seu art. 337, § 2º, disciplina que uma ação é idêntica a outra quando possui as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido.

Qual a natureza jurídica do direito de ação?

A ação é um direito publico, subjetivo de natureza geral e abstrata, de provocar a atividade jurisdicional do Estado, que tem o dever de presta-la. Nela se contem uma pretensão, que nada mais é do que a afirmação da pretensão de um direito, justificando o pedido de jurisdição do Estado sobre determinado assunto.

Quais as teorias da ação?

Teoria da ação como direito autônomo

Destarte, formaram-se três correntes fundadas em sua autonomia: a) a que a considerava como um direito autônomo e concreto; b) a que a qualificava como direito potestativo; e c) a que a classificava como direito autônomo e abstrato.

Por que o direito de ação é um direito subjetivo?

Se direito subjetivo é um poder de vontade, a ação procesual é um direito subjetivo, por vincular o exercício da jurisdição à vontade do autor, ainda que se trate do cumprimento de um dever, como ocorre nos chamados direitos-função.

Quem tem o direito de ação?

O direito de ação é o instituto através do qual aquele que tenha um interesse lesado ou ameaçado de lesão faça chegar às portas do Poder Judiciário o pedido de prestação jurisdicional, solucionando assim o litígio.

Quais os tipos de ação no direito?

Conforme o que se deseja contido no bojo da sentença, a ação pode ser subdividida em: declaratória, constitutiva, condenatória e condenatória-executória.

Qual é a diferença entre o direito de ação e o direito de petição?

Nesse sentido, diferentemente do direito de ação, o qual possui caráter jurisdicional – e não administrativo, como no direito de petição em questão-, o peticionário não tem o dever de demonstrar lesão ou ameaça de lesão a interesse, pessoal ou particular.

O que é ação no processo?

A ação, no âmbito processual, se traduz no agir no sentido de obter a tutela dos tribunais e pressupõe um direito anterior de provocar o exercício da jurisdição, que é o direito de acesso à justiça que também transmudar também em pretensão de tutela jurídica hoje também constitucionalizada.

O que é ação de um processo?

A ação é a provocação que tira a jurisdição de seu modo inerte através de um processo. Ela é um direito ou um poder do sujeito que se interesse pela tutela jurisdicional.

O que é ação na Justiça?

Ação é a faculdade de invocar o poder jurisdicional do Estado para fazer valer um direito que se julga ter, através de um conjunto de atos formais admitidos em juízo, tendo como finalidade obter, exercitar, conservar, recuperar ou fazer declarar um direito ou resolver um conflito de interesses entre as partes.

Quais as teorias da ação qual é a adotada pelo CPC 2015?

O sistema processual civil brasileiro adotou a teoria eclética da ação, segundo a qual o direito de ação constitui direito autônomo reconhecido pelo preenchimento das condições da ação, quais sejam, legitimidade, interesse processual e possibilidade jurídica do pedido.

Quais teorias surgiram para explicar a natureza jurídica da ação?

“Distinguindo-o do direito subjetivo material a ser tutelado e reconhecendo em princípio seu caráter de direito público subjetivo, duas correntes principais disputam a explicação da natureza do direito de ação: a) a teoria do direito concreto à tutela jurídica; b) a teoria do direito abstrato de agir.”

Quais os elementos da ação cite os e discorra?

As partes, elementos subjetivos da ação. São partes, em sentido formal, o autor e o réu, isto é, aquele que pede, em nome próprio, a prestação jurisdicional e aquele contra quem ou em face de quem o autor formula o seu pedido, ou a pluralidade de autores ou de réus, litisconsortes ativos ou passivos.

É totalmente correto afirmar que o direito de ação é um direito?

07. (FCC - 2007 - TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Analista Judiciário) É totalmente correto afirmar que o direito de ação é um direito: (a) subjetivo, privado, autônomo e concreto. (b) subjetivo, público, autônomo e abstrato. (c) objetivo, público e vinculado ao resultado do processo.

Como se classificam as ações civis de acordo com sua natureza jurídica?

Segundo o ordenamento jurídico atual as ações se classificam em ações de conhecimento, de execução e cautelar, conforme o provimento jurisdicional solicitado pelo autor da demanda. A ação de conhecimento visa ao provimento de mérito, julgamento da causa, gerando um processo de conhecimento.

O que é a natureza da lide?

NATUREZA DA LIDE. CENÁRIO PROPÍCIO À REPETIÇÃO DOS FEITOS SEM QUE HAJA ANIMUS DOLOSO. APELAÇÃO PROVIDA. 1.

Quais são as 03 três condições da ação?

Entendemos, no que tange o processo civil, condições da ação como um feixe composto por três institutos, quais sejam: legitimidade ad causam, interesse de agir e possibilidade jurídica do pedido.

Quais são as partes de um processo?

As partes do processo são compostas pelo autor e pelo réu, sendo elas definidas conforme disposto abaixo: Autor: são todas as pessoas que realizam a abertura de um processo na justiça, ou seja, é quem está pedindo algo ao juiz. Réu: são todos os indivíduos contra quem o pedido do autor foi realizado.

Quais são as fases de um processo?

O procedimento comum, no atualíssimo processo civil brasileiro, pode ser dividido em cinco fases: postulatória, ordinatória, instrutória, decisória e liquidatária.

Artigo anterior
O que fazer enquanto aguardo recurso do INSS?
Artigo seguinte
Quantos MM tem os pentes de disfarce?