O que acontece se não matricular meu filho de 4 anos?

Perguntado por: Frederico Fábio de Moura  |  Última atualização: 2. Juli 2025
Pontuação: 4.5/5 (66 avaliações)

Os pais que não matricularem seus filhos podem ser denunciados pela prática do crime de abandono intelectual, previsto no artigo 246 do Código Penal, com pena de detenção de 15 dias a um mês ou multa.

O que acontece se não colocar a criança com 4 anos na escola?

Quem não matricula na escola menores entre 4 e 17 anos de idade comete o crime de abandono intelectual e pode ser enquadrado pela Justiça ou cobrado pelos conselhos tutelares. Em um contexto de pandemia, porém, a lei precisa ser interpretada levando isso em conta, segundo especialistas ouvidos pelo Metrópoles.

É obrigatório colocar a criança na escola com 4 anos?

O texto aprovado estabelece a matrícula obrigatória, no primeiro ano da pré-escola e no primeiro ano do ensino fundamental, das crianças que completarem, respectivamente, quatro e seis anos de idade até o dia 31 de março do correspondente ano.

Sou obrigada a por meu filho de 4 anos na escola?

O novo documento ajusta a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) à Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009, que torna obrigatória a oferta gratuita de educação básica a partir dos 4 anos de idade.

É crime não matricular meu filho?

O delito trata-se de abandono intelectual e está tipificado no artigo 246 do Código Penal. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê que é obrigatório que os pais matriculem os filhos na rede regular de ensino (art. 55).

Não consegui matricular meu filho. E agora?

27 questões relacionadas encontradas

Sou obrigado a matricular meu filho?

Art. 6º É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade. Traduzindo: é dever dos pais matricularem seus filhos a partir dos 4 anos - e segundo o Código Penal, art. 246, esta obrigação vai até os 14 anos.

É obrigatório matricular na educação infantil?

O direito à educação é uma garantia a todas as crianças. No Brasil, a legislação determina que a idade escolar máxima para uma criança ficar fora da escola é até quatro anos de idade. Ou seja, antes disso é facultativo matricular o filho na escola e creche.

Qual é a idade escolar obrigatória no Brasil?

A emenda estabeleceu a obrigatoriedade da educação básica gratuita dos 4 aos 17 anos de idade e também ampliou os programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde, que passaram a cobrir todas as etapas da educação básica.

Qual idade a criança é obrigada a estudar?

Estabelece a matrícula compulsória na educação básica para o corte etário de 4 a 17 anos. Fonte: Estimativas produzidas com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 1976 a 2007. desburocratização da gestão pública.

O que acontece se eu não levar meu filho para a escola?

Caso você retire seu filho da escola ou não mande ele para assistir às aulas presenciais o Conselho Tutelar será acionado, sendo que é possível ainda, caracterizar, em alguns casos, abandono intelectual (previsto no art. 246 do Código Penal).

Qual é a série de uma criança de 4 anos?

Educação Infantil Grupo 4: indicada para crianças de 4 anos

No grupo 4 da Educação Infantil, os alunos entram na fase de pré-alfabetização (também chamada de pré-escola). Nesse momento, eles começam a ter mais familiaridade com a leitura, letramento, artes, números e atividade de educação física.

Qual série é obrigatória?

Idade pré-escolar

Esta mudança na lei tornou obrigatória a matrícula de crianças de 4 e 5 anos de idade na pré-escola, a etapa anterior ao Ensino Fundamental. Ainda assim, muitas mães continuaram na dúvida em relação a qual etapa seria a correta para seus filhos, de acordo com o mês de nascimento.

Qual a data Corte para educação infantil 2024?

A data de corte estipulada é 31 de março, de modo que serão consideradas aptas à inscrição na Educação Infantil (pré-escola) crianças de quatro a cinco anos de idade completos ou a completar até 31/03/2024 e para o Ensino Fundamental (de 1º ao 5 º ano) crianças a partir dos seis anos de idade, completos ou a completar ...

Quantas falta uma criança de 4 anos pode ter na escola?

Atualmente, pequenos de 4 e 5 anos que estudam na pré-escola, seja pública ou particular, devem comparecer a pelo menos 60% das aulas, o que representa 480 horas das 800 do ano letivo. A norma foi instituída em 2013 e aprovada como lei federal, mas passou a vigorar neste ano.

O que o Conselho Tutelar faz quando não vai para escola?

O que o Conselho Tutelar faz quando a criança não vai para escola? DENÚNCIAS. Atualmente, se uma criança matriculada deixar de frequentar as aulas, cabe à escola notificar o Conselho Tutelar, órgão responsável por verificar a motivação para a ausência.

O que o Conselho Tutelar faz com quem não estuda?

O que o Conselho Tutelar faz com quem não estuda? O Conselho Tutelar no cumprimento de suas atribuições (art. 136, do ECA), deve ouvir os motivos de você querer parar os estudos; providenciar que você e seus responsáveis sejam inseridos em programas de orientação e apoio sociofamiliar (inciso I, art.

O que acontece se o Conselho Tutelar é acionado por falta?

O Conselho Tutelar atua com o objetivo de garantir os direitos de crianças e adolescentes ameaçados ou violados. Segundo Alex Bahia, quando a escola aciona o conselho, ele entra em contato com a família para saber qual o motivo das faltas do estudante, mas não pode executar essas medidas.

Quanto tempo a criança fica no Emei?

EMEI – Escola Municipal de Educação Infantil

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, é gratuita e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Qual o período para frequentar a educação infantil 0 a 5 anos 0 a 4 anos 0 a 6 anos 0 a 3 anos?

Educação Infantil | Idade

Como falamos logo acima, a educação infantil é voltada para crianças de zero a cinco anos de idade.

O que diz o MEC sobre a educação infantil?

A construção das unidades de educação infantil está entre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) — a de atender 100% das crianças de quatro e cinco anos até 2016 e 50% das crianças até três anos, estabelecida para 2020.

É permitido o homeschooling no Brasil?

Regulamentação do homeschooling volta à pauta da Comissão de Educação. O projeto (PL 1338/2022) que regulamenta a oferta domiciliar da educação básica já foi aprovado na Câmara dos Deputados. No Senado, foi retomado o de audiências públicas na Comissão de Educação e Cultura (CE).

É obrigatório a matrícula na Educação Infantil de criança apartir de 3 anos?

6º, a LDB assegura que é dever dos pais ou responsáveis efetuarem a matrícula das crianças na educação básica obrigatória a partir dos 4 (quatro) anos de idade (isto é, a partir da pré-escola).

O que se aprende com 4 anos na escola?

A idade de 4 a 6 anos é uma fase da infância de grande desenvolvimento. Nesta fase, a criança já adquiriu muitas habilidades motoras (sabe correr, subir escadas, desenhar) e já deve dominar bem a linguagem. Isso permite a ela que explore, por meio de brincadeiras, várias experiências.

Qual foi a Lei que ampliou o ensino obrigatório de 4 para 5 anos?

Essa tendência vislumbrada pela autora se define com a Emenda Constitucional n. 59 (BRASIL, 2009b), a qual, nos anos seguintes, desenha um quadro para a Educação Infantil que sinaliza, no seu horizonte, a obrigatoriedade da pré-escola para as crianças de 4 e 5 anos, estabelecida pela Lei n. 12.796 (BRASIL, 2013).

É dever dos pais matricular?

Sendo assim, pode-se afirmar que os pais ou responsáveis têm a obrigação de matricular seus filhos na rede regular de ensino, uma vez que se trata de um direito fundamental e de uma responsabilidade que lhes são atribuídas pelo ordenamento jurídico brasileiro.

Artigo anterior
Pode nascer dente depois dos 40 anos?
Artigo seguinte
Quem aposentadoria por idade recebe integral?