Onde se encontra os textos jurídicos?

Perguntado por: Yasmin Yasmin Rocha Matos Araújo  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (32 avaliações)

a) Onde você encontra os textos jurídicos? R: Na internet, em livrarias.

O que é texto jurídicos?

O exercício profissional na área do Direito, que passa pela redação de petições, contestações, réplicas, recursos, leitura de leis, doutrinas, e postulados de outros operadores do Direito, permite extrair algumas lições. Adiante, uma delas.

Qual o objetivo dos textos jurídicos?

Textos objetivos prestam serviço ao cidadão

Tal especificidade, por sua vez, confere à linguagem jurídica um grau de hermetismo que, embora não de todo inquestionável, explica-se pela necessidade de precisão dos conceitos, para muitos dos quais dificilmente se encontram formas alternativas mais simples de substituição.

Como deve ser um texto jurídico?

Textos jurídicos devem ser pautados pela técnica e pela precisão vocabular. A ideia de uma redação jurídica é ser o menos ambígua possível, pois a narrativa dos fatos irá embasar a decisão do magistrado, assim como irá convencer os demais sujeitos do processo.

Para quem é produzido os textos jurídicos?

d) Para quem é produzido esses textos? R: Para toda a sociedade.

Textos jurídicos

28 questões relacionadas encontradas

Quais são os textos jurídicos?

No gênero jurídico encontramos as mais variadas formas de textos entre eles: contratos, leis, regulamentos, estatutos, certidão de batismo, certidão de casamento, certidão de óbito, documentos pessoais, autorização de funcionamento, sentença de condenação, medida provisória, editais, dentre outras.

Quais os tipos de textos jurídicos?

Texto jurídico: Tipos e gêneros
  • Narrativa: conta uma história.
  • Dissertação: argumentar, opinar sobre um assunto.
  • Descrição: descrever objetivamente pessoas, objetos, situações, relações jurídicas.
  • Injunção: uma ordem, um mandamento, uma instrução.

Como funciona a estrutura de um texto jurídico?

Após a introdução, passa-se ao desenvolvimento. O desenvolvimento é a parte do texto jurídico, no qual as idéias, as doutrinas, as informações, as explicações, as fundamentações e as teses argumentativas são apresentadas e explanadas de forma organizada e muito bem articuladas.

Quais partes do texto compõem a estrutura de uma lei?

Além do caput, as outras partes dos artigos são parágrafos, incisos e alíneas. Se o artigo dispuser de apenas um parágrafo ele será denominado “Parágrafo único”. Se existirem múltiplos parágrafos, eles serão designados pelo símbolo “§” seguido da respectiva numeração.

Como escrever de forma jurídica?

Prefira verbos mais incisivos.

Embora a redação jurídica não dê muito espaço para verbos mais eloquentes, use a forma verbal mais forte, normalmente verbos simples, para um determinado contexto. Por exemplo, em vez de “chegar a uma conclusão”, prefira “concluir”.

Quais são as características da linguagem jurídica?

Dessarte, a linguagem jurídica é um meio comunicativo especial, técnico-científico e lógico, utilizado pelos operadores do Direito no exercício de suas funções, em nível culto, com clareza, precisão, concisão, harmonia e estética.

O que é texto descritivo e exemplos?

Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou sobre viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos, que possuem características bem diferentes dos demais tipos textuais (narração, descrição, injunção e argumentação).

Que tipo de texto e uma petição?

O requerimento, também chamado de petição, é um tipo de texto muito utilizado por entidades oficiais, órgãos públicos ou Instituições. Trata-se de um documento cuja função primordial é pedir, solicitar ou requerer algo.

São gêneros textuais?

Gêneros textuais são textos que exercem uma função social específica, ou seja, ocorrem em situações cotidianas de comunicação e apresentam uma intenção comunicativa bem definida. Um gênero textual se adéqua ao uso que se faz dele.

Como entender os termos jurídicos?

Os termos jurídicos são expressões e jargões característicos da linguagem utilizada por operadores do direito para se referir a documentos, procedimentos ou definições do meio jurídico. O neologismo “juridiquês” é utilizado para descrever o uso excessivo dos termos jurídicos.

Como iniciar textos jurídicos?

Palavras chaves, para retificação e/ou explicação do raciocínio: isto é, por exemplo, a saber, em verdade, aliás, a esse respeito, ou antes, ou melhor, melhor ainda, como se nota, como se viu, como se observa, com efeito, como vimos, daí por que, ao propósito, por isso, a nosso ver, de feito, temos de lembrar que, como ...

Qual o gênero textual da Constituição Federal?

Quanto ao gênero textual, a Constituição Federal é formada por textos de lei próprios do domínio jurídico, os quais se caracterizam pela forma particular de apresentação, ou seja, é o único gênero textual em que se usam artigos, parágrafos, incisos, alíneas e itens para expor a mensagem contida no texto legal.

Qual é a ideia principal da petição?

A petição é o instrumento pelo qual o advogado transmitirá as pretensões de seus clientes ao órgão competente para apreciação, narrando os fatos, os seus fundamentos legais e também o pedido, ou seja, aquilo que se espera efetivamente.

Como identificar tipologia textual?

Tipologia textual
  1. tipologia narrativa (narração): contar uma história incluindo tempo, espaço e personagens envolvidos.
  2. tipologia descritiva (descrição): descrever uma pessoa, um objeto, um local, um acontecimento.
  3. tipologia dissertativa (dissertação): defender uma ideia e expor uma opinião através de argumentações.

O que é um texto Injuntivo?

Embora eles sejam bem parecidos, existem algumas diferenças que nos permitem identificá-los: enquanto o texto injuntivo informa, ajuda, aconselha, recomenda e propõe, o texto prescritivo obriga, ordena, impõe, exigindo que as determinações sejam cumpridas rigorosamente.

O que é descrição e exemplos?

Descrição é o mesmo que detalhar, mostrar ou tornar conhecidas as características de algo ou alguém, o que pode ser feito por via oral, textual ou visual. A descrição pode estar presente numa conversa, num texto ou numa imagem. Com exemplos, fica mais fácil entender.

O que é um texto descritivo *?

Texto descritivo tem como característica a descrição de pessoas, acontecimentos, ambientes etc. Objetiva formar uma imagem clara do que está sendo descrito para o leitor. O texto descritivo descreve de situações, características físicas, sentimentos, gestos, entre outros, dos quais o leitor constrói uma imagem mental.

Como se faz um texto descritivo?

Características do texto descritivo
  1. Há um observador, que pode ser um narrador, personagem, colunista… ...
  2. Foco no objeto descrito;
  3. Presença de adjetivos ou frases que qualificam esse objeto e de comparação;
  4. Uso de verbos de ligação;
  5. Relato de fatos concretos, sem muita divagação;

O que é a linguagem jurídica?

A linguagem jurídica é uma linguagem própria dos operadores do Direito, por ser técnica e complexa se torna incompressível para os cidadãos quando estes vão atrás de seus direitos, distanciando estes do... Mendes – A Linguagem Jurídica e a Efetivação ao Acesso à Justiça.

Quais são os níveis de linguagem jurídica?

Desta forma, estabelecem três níveis de linguagem: nível culto, nível comum e nível popular. Quando se trata da comunicação do advogado com seu cliente, pode-se observar a presença de todos esses níveis da linguagem simultaneamente.

Artigo anterior
O que é uma caneta de GH?
Artigo seguinte
Qual é o processo de justaposição?