Como saber se meu filho está com princípio de pneumonia?

Perguntado por: Leonor Barros  |  Última atualização: 22. Mai 2024
Pontuação: 4.4/5 (8 avaliações)

Os sintomas aparecem de uma hora para outra: febre alta, acima de 39 graus, respiração curta e ofegante e tosse. A perda de apetite e a falta de energia também são marcas registradas da pneumonia, mas é sinal de alerta o fato de a criança continuar prostrada e inerte mesmo depois de controlada a febre.

Quando desconfiar de pneumonia infantil?

Os sintomas de pneumonia infantil são parecidos com uma gripe, no entanto duram mais tempo e podem ir agravando. Os principais sintomas que chamam atenção dos pais é a febre alta, acima de 38ºC e a tosse com catarro, além do choro fácil e alterações na respiração.

Como saber se meu filho está com pneumonia silenciosa?

Principais sintomas
  1. tosse.
  2. mal-estar no corpo, similar ao da gripe.
  3. sensação de falta de ar ou pressão no peito.
  4. secreções pulmonares.
  5. dor no peito.
  6. fraqueza local ou generalizada.
  7. febre e confusão mental (nos casos mais avançados)

O que é bom para pneumonia em criança?

Tratamento. O diagnóstico da pneumonia ocorre por meio de exame clínico, ausculta dos pulmões e radiografias de tórax. Para tratar a pneumonia em crianças, é necessário utilizar antibióticos – por via oral ou injetável, dependendo da gravidade do caso – e de acordo com prescrição médica.

Como saber se está com início de pneumonia?

Os sintomas de pneumonia geralmente incluem febre, tosse e dor torácica, mas as manifestações podem variar conforme o tipo de microrganismo causador e a idade do paciente. Essa é uma doença que prejudica o sistema respiratório, e uma das principais maneiras de prevenir quadros graves é a vacinação.

6 SINAIS DE PNEUMONIA EM CRIANÇAS! Como identificar e saber quais o cuidados necessários

33 questões relacionadas encontradas

O que vem antes da pneumonia?

Principais sintomas

A piora da falta de ar e o cansaço excessivo são sintomas clássicos de que a gripe está se agravando para o início de uma pneumonia. A cor do catarro também é importante para a identificação da doença.

O que é pneumonia leve?

A pneumonia é uma infecção de vias aéreas inferiores, que inclui, além dos pulmões, estruturas como a traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. O problema, causado por vírus, bactérias e fungos, pode provocar doença leve a grave em pessoas de todas as idades.

Como tratar a pneumonia infantil em casa?

O tratamento, nesse caso, pode se limitar a repouso, administração de líquidos, remédios para a febre e eventuais inalações, para facilitar a respiração.

Quando desconfiar de pneumonia?

Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração. O diagnóstico é feito por meio da história do paciente, do exame clínico e de raio-x do tórax.

Quanto tempo dura a pneumonia infantil?

O tratamento para pneumonia pode variar de 5 a 14 dias. No entanto, alguns casos leves podem durar três dias, da mesma forma como casos mais graves podem exigir meses de tratamento. O tempo de recuperação dos sintomas pode variar bastante. Por exemplo, a tosse e a febre costumam desaparecer em 48 horas.

O que pode ser confundido com pneumonia?

Nariz escorrendo, febre, tosse, chiado ao respirar e falta de ar. Esses sintomas podem indicar que você está com um problema de saúde, como uma simples gripe, ou algo mais sério, como uma bronquiolite ou pneumonia.

Como descartar pneumonia?

Como confirmar o diagnóstico

O raio-x do tórax é o melhor exame para diagnosticar o princípio de pneumonia e o exame do catarro consegue identificar se a infecção é provocada por um vírus, bactéria ou fungo. Desta forma, é possível iniciar rapidamente o tratamento para pneumonia, evitando que o paciente piore.

Como diagnosticar pneumonia em casa?

Quais os sintomas de pneumonia mais comuns?
  1. Tosse seca ou com secreção;
  2. Febre alta (acima de 37,5°C);
  3. Calafrios ou sudorese intensa, especialmente à noite;
  4. Falta de ar ou dor no peito durante a respiração;
  5. Mal-estar generalizado.

Como é a respiração de quem está com pneumonia?

A pneumonia é uma doença que afeta os pulmões, desencadeando problemas como tosse, produção de muco, falta de ar e dores no tórax, as quais podem ser intensificadas com uma respiração profunda. Além disso, a pneumonia provoca febre alta, calafrios, alterações na pressão arterial, perda de apetite, mal-estar e fraqueza.

É possível estar com pneumonia e não ter febre?

O que é pneumonia silenciosa? A pneumonia silenciosa é uma infecção pulmonar que não apresenta os sintomas clássicos da doença, como febre, tosse, falta de ar e dor no peito. Seus sintomas podem ser mais leves, como tosse seca, dor de garganta e cansaço.

Quais são os 4 tipos de pneumonia?

Veja quais são!
  • Pneumonia bacteriana. Esse é o tipo de pneumonia predominante em crianças, adultos e idosos. ...
  • Pneumonia viral. Causada por vírus, este é um quadro infeccioso pulmonar que pode ter rápida evolução para complicações. ...
  • Pneumonia fúngica. ...
  • Pneumonia química. ...
  • Pneumonia hospitalar. ...
  • Pneumonia comunitária.

Como é o barulho de pneumonia?

Os estertores crepitantes são sons semelhantes a estalidos finos e são frequentemente associados à presença de líquido nos alvéolos pulmonares. Nesse caso, a condição provável é a pneumonia. A presença de estertores crepitantes bilaterais sugere um processo inflamatório envolvendo ambos os pulmões.

Onde se localiza a dor da pneumonia?

Dor no peito; Suor noturno; Cansaço frequente ou dores musculares; Dor de cabeça constante.

Como identificar tosse de pneumonia?

A tosse pode ser diferenciada porque na maior parte das vezes a tosse da pneumonia produz muco verde-amarelado, enquanto a tosse do resfriado é seca.

Como saber se o pulmão está limpo?

Chiado no peito

A respiração ideal de qualquer pessoa deve ser leve e silenciosa. Isso mostra que o processo adequado do pulmão está em plena ocorrência. No entanto, é comum que algumas pessoas passem a ouvir chiados ao inspirar ou expirar, tal como se houvesse algum tipo de bloqueio na saída ou entrada de ar.

Como identificar a bronquiolite?

Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.

O que pode piorar a pneumonia?

– álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório; – ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; – resfriados mal cuidados; – mudanças bruscas de temperatura.

Como saber se estou com pneumonia teste?

O diagnóstico da pneumonia se dá através de exame clínico, ausculta dos pulmões, radiografias e tomografias de tórax. O tratamento é realizado com antibióticos, e a melhora clínica começa a partir do 3º ou 4º dia.

Qual exame detecta pneumonia infantil?

Em alguns casos, exames de sangue e raio-x do tórax são pedidos para acompanhar a evolução da pneumonia e determinar o tratamento – se será preciso internação ou não – mas não são necessários para o diagnóstico em si. Para descartar a suspeita de Covid-19 e influenza, é necessário fazer os testes específicos.

Pode ter pneumonia sem febre e sem tosse?

Existe pneumonia sem febre e sem tosse ? Febre e tosse são sintomas muito comuns na pneumonia, mas é possível que alguém tenha pneumonia sem esses sintomas, principalmente os idosos.

Artigo anterior
Porque o gato é amaldiçoado?
Artigo seguinte
Como evitar ação da maresia na moto?