Onde são produzidas as proteínas na célula?

Perguntado por: Vera Coelho  |  Última atualização: 21. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (1 avaliações)

Síntese proteica é o processo pelo qual são produzidas as proteínas. Esse processo ocorre nos ribossomos tanto de células procarióticas quanto eucarióticas.

Como as proteínas são formadas?

Uma proteína é formada pela interação de dois aminoácidos, por intermédio da ligação entre o nitrogênio do grupo amino (referente a uma amina) de um aminoácido e o carbono da carboxila (referente a um ácido carboxílico) de um outro aminoácido.

Onde se formam os ribossomas?

Eles podem ser encontrados dentro das mitocôndrias, nos cloroplastos (células eucarióticas próprias de vegetais e de algumas algas), distribuídos pelo citoplasma ou agarrados na parede do retículo endoplasmático rugoso.

Como se formam os Polirribossomos?

Os polirribossomos ou polissomos formam-se quando vários ribossomos, antes livres no citoplasma, ligam-se a uma molécula de RNA, sintetizando várias moléculas da proteína correspondente a aquele RNA, ao mesmo tempo.

Qual o órgão responsável pela produção proteica?

Os ribossomos são organelas responsáveis pela síntese de proteínas na célula. Células responsáveis por grande produção de proteínas, como as do pâncreas, são ricas nessas estruturas.

síntese proteica - como as células produzem proteínas

38 questões relacionadas encontradas

O que é responsável pela produção celular?

As organelas celulares são estruturas encontradas no citoplasma das células. Enquanto nas células eucarióticas, é encontrada uma variedade de organelas, nas células procarióticas, apenas um único tipo é encontrado: os ribossomos. ... No caso dos seres unicelulares, as organelas são responsáveis pela sobrevivência deles.

Onde ocorre o processo de tradução?

A tradução ocorre nos ribossomos, que estão situados no citoplasma. ... A sequência de nucleotídeos de uma molécula de mRNA é traduzida na sequência apropriada de aminoácidos de acordo com as determinações do código genético.

O que é o código genético?

O código genético diz respeito aos códons e aos aminoácidos que eles codificam. ... O código genético pode ser definido como a relação entre as trincas (códons) encontradas no RNAm e os aminoácidos encontrados em uma proteína. Os códons são trincas formadas pelas bases nitrogenadas (A, U, C e G).

Qual é a função dos polirribossomos?

O RNAm, associado a um grupo de ribossomos denominados polirribossomos, orienta a sequência dos aminoácidos que formarão as proteínas. Estes aminoácidos são trazidos pelo RNAt (RNA transportador) e vão sendo encaixados de acordo com a sequência determinada pelo RNAm.

Qual a vantagem de se ter polirribossomos atuando no mRNA?

Os polirribossomos

Por exemplo, a observação de glândulas secretoras de certos hormônios de natureza protéica (que são liberados para o sangue, indo atuar em outros órgãos do mesmo organismo) mostra, em certos locais, uma fileira de ribossomos efetuando a leitura do mesmo RNA mensageiro.

O que se entende por Polissomos ou polirribossomos?

A tradução de um mRNA por vários ribossomos dá origem aos polissomos ou polirribossomos, que são conjuntos de ribossomos associados ao longo do mRNA, separados por uma distância de 80 nucleotídeos.

Artigo anterior
Como era a organização política dos povos mesopotâmicos?
Artigo seguinte
O que é uma selfie?