Qual horário é permitido fazer barulho em condomínio?

Perguntado por: Érica Macedo  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (3 avaliações)

O que diz a Lei do Silêncio
Além disso, via de regra, os horários em que não é permitido incomodar o sossego de vizinhos constam no regimento interno de cada condomínio. Normalmente o período em que o barulho é aceitável fica entre 8h e 22h.

Qual o horário de barulho em condomínio?

De acordo com o Artigo 42 do Decreto-Lei 3.688, no Capítulo IV, que trata “das contravenções referentes à paz pública”, em áreas residenciais só é permitido das 7 horas da manhã às 22 horas da noite até 50 decibéis de volume de som, o equivalente ao choro de um bebê, segundo a advogada e síndica profissional Taula ...

Qual o horário de silêncio por lei?

A lei estabelece limites diferentes para o período do dia, que vai das 7h até as 22 horas, e o período da noite, onde os limites são menores, indo das 22h até as 7 horas. Nos domingos e feriados, entre as 22h e 8 horas da manhã.

Pode chamar a polícia por barulho em condomínio?

Se caso, depois da notificação, o barulho não cesse, é uma opção chamar a polícia. ... Tendo polícia ou não, se o caso de som alto for repetido, o morador deve receber notificação e multa. Se ainda assim as ocorrências continuarem, o condomínio pode entrar com uma medida judicial para pedir a exclusão do condômino.

Pode fazer barulho em apartamento durante o dia?

O Código Civil, por exemplo, reforça que existe um limite de barulho mesmo no período do dia, de acordo com seu artigo 1.336 do código. ... Ou seja, engane-se quem pensa que qualquer nível de barulho é permitido das 8h às 22h, o horário adotado pela maioria das edificações.

? SOM ALTO NO CONDOMÍNIO | BARULHOS NO CONDOMÍNIO - O QUE DIZ A LEI E O QUE VOCÊ PRECISA SABER

22 questões relacionadas encontradas

Como reclamar barulho vizinho apartamento?

O comunicado escrito ao síndico ou a reclamação no livro de ocorrências também são meio de provas. Se for difícil comprovar o barulho, ainda é possível chamar um tabelião de notas ao edifício. Ele lavrará uma ata notarial sobre o ocorrido, documento que é um eficiente meio de prova, pois o notário possui fé pública.

Pode fazer barulho em apartamento?

Barulho de outro apartamento

Em seu capítulo IV, a Lei Federal n° 3.688 de 23 de outubro de 1941 diz que “não se pode perturbar o sossego alheio ou trabalho.” No entanto, o Código Civil também garante limites dos níveis que um apartamento pode gerar de ruídos, seja ele durante o dia ou durante a noite.

O que é considerado barulho em condomínio?

Norma 10152 da ABNT: barulho limite em decibéis

Outro ponto que ajuda a nortear as ações nos condomínios é norma NBR 10152 da ABNT. A norma técnica especifica que em residências o nível de ruído não deve ser maior do que 35 a 45 decibéis nos dormitórios e 40 a 50 decibéis na sala de estar.

Como fazer uma reclamação de barulho em condomínio?

O síndico pode sugerir também que o morador incomodado faça uma reclamação por escrito no livro de ocorrências. Assim, se houverem outras reclamações feitas da mesma forma, fica mais fácil para o síndico formular uma reclamação com o morador que é foco do barulho. Mas isso só deve acontecer quando há outros reclamando.

Como Reclamar de barulho em condomínio?

Caso um vizinho esteja fazendo um barulho incômodo, é de bom senso entrar em contato com ele primeiramente para uma conversa amigável. Caso não haja solução, aí sim conversar com a portaria ou zelador e, se ainda for necessário, notificar a administradora que avaliará a necessidade de recomendar medidas legais.

Como funciona a Lei do silêncio para residências?

Já a Norma Brasileira (NBR) 10151:2019, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelece que a emissão de ruídos em zonas residenciais não deve ultrapassar os 55 decibéis no período diurno (entre 7h e 20h) e 50 decibéis no período noturno (das 20h às 7h).

O que diz a Lei sobre perturbação do sossego?

Perturbar o sossego alheio (mediante gritaria, algazarra, abuso de instrumentos musicais, sinais acústicos, dentre outras situações) é crime, nos moldes do artigo 42 do Decreto-Lei Nº 3.688/41, passível de prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa.

O que fazer se o vizinho faz barulho?

Como lidar com os vizinhos barulhentos?
  1. 1) Tente dialogar primeiro. Antes de chamar a Polícia ou mover qualquer tipo de ação judicial, a melhor alternativa é sempre o bom e velho diálogo. ...
  2. 2) Invista em um isolamento acústico. ...
  3. 3) Reclame aos órgãos competentes.

O que fazer quando o filho do vizinho incomoda?

Se o barulho incomodar muito é direito do vizinho reclamar. Porque não conversa com o seu vizinho e procura amenizar isto com tapetes mais grossos. Um pode ajudar o outro basta boa vontade de ambas as partes.

Como irritar o vizinho do lado?

Instale uma cesta de basquete na entrada de sua casa e jogue sempre.
  1. Quando seu vizinho pedir para controlar o barulho, diga “Sinto muito, eu preciso treinar. Eu jogo profissionalmente e não posso me dar o luxo de não treinar”.
  2. Convide seus amigos mais barulhentos para jogar.

Como provar que o vizinho de cima faz barulho?

Para comprovar o barulho em um determinado local ou cômodo em desconformidade com a regra do condomínio, poderão ser realizadas provas testemunhais, vídeos com som, ata notarial ou outra prova para auxiliar na comprovação dos fatos.

Como fazer uma carta de reclamação de barulho?

Prezado(a) Senhor(a), (nome), na qualidade de proprietário da moradia (ou apartamento) nº (informar), deste condomínio, vem à presença de Vossa Senhoria informar que condôminos têm incorrido em irregularidades neste condomínio, causando transtorno aos demais, pois frequentemente (especifique as irregularidades).

Como saber se o barulho vem do apartamento de cima ou de baixo?

Situação oposta é a dos ruídos que vêm do apartamento vizinho, geralmente detectados somente após a mudança. Entre eles destacam-se o caminhar com salto alto, o alto volume da TV ou do aparelho de som e o arrastar de móveis – tais itens também contribuem para a geração de barulho entre os cômodos do próprio imóvel.

Quando posso chamar a polícia para vizinhos barulhentos?

A maioria das leis em vigência nos municípios prevê 22 horas como limite de horário para ruídos que causem perturbação aos vizinhos.

Como multar vizinho barulhento?

O que fazer com som alto do vizinho? Pode ser formulada denúncia perante o órgão responsável pela política de meio ambiente (Seuma), para análise do nível de ruído, se está dentro dos limites permitidos. Caso não, o órgão notificará o infrator, com aplicação de multa.

O que é crime de perturbação?

Perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade. Pena - reclusão, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

Pode ligar som alto durante o dia?

Saiba que mesmo durante o dia, os ruídos não podem ultrapassar um limite que incomode o sossego da população – 70 decibéis (segundo lei municipal de Belo Horizonte), o equivalente ao ruído de trânsito intenso. Ou seja, fazer barulho durante o dia também é uma contravenção e, como toda, está sujeito à pena.

Qual o horário permitido para ouvir música?

nas zonas residenciais, o nível aceitável é de 50 decibéis entre 7h e 22h e 40 decibéis entre 22h e 7h; em zonas mistas, entre 55 e 65 decibéis (dependendo da região) das 7h às 22h e entre 45 e 55 decibéis das 22h às 7h; nas zonas industriais, entre 65 e 70 decibéis das 7h às 22h e entre 55 e 60 decibéis das 22h às 7h.

Quantos decibéis é permitido durante o dia?

em período diurno (7h às 19h): 70 dB; em período vespertino (19h às 22h): 60 dB; em período noturno (22h às 7h): 50 dB até às 23h59, e 45 dB a partir das 00h; às sextas-feiras, aos sábados e em vésperas de feriados, será admitido, até às 23h, o nível correspondente ao período vespertino.”

Artigo anterior
Quanto tempo leva para aprender a tocar teclado?
Artigo seguinte
Quais são as injeções para alergia?