Quanto tempo dura o estágio probatório?

Perguntado por: Rafael Ângelo Fonseca Monteiro  |  Última atualização: 10. Oktober 2024
Pontuação: 4.1/5 (32 avaliações)

Qual é o período probatório de um servidor público? Conforme a lei 8.112/1990, o prazo de estágio probatório é de 24 meses. No entanto, o Governo Federal segue a EC 19/1998, que amplia esse período para três anos (36 meses). Durante o estágio probatório o servidor não pode ser demitido facilmente.

O que acontece quando acaba o estágio probatório?

Caso aprovado, o servidor estará habilitado à aquisição da estabilidade, depois de completar três anos de exercício. Em que pese algumas concepções antigas, o estágio probatório não é uma fase do concurso público. Este já encerrou, tendo ocorrido a nomeação, posse e a entrada em exercício do novo servidor.

O que se reprova no estágio probatório?

O que reprova no estágio probatório? Na maioria das vezes, a reprovação ocorre pelo fato de o servidor público não conseguir desempenhar suas funções com qualidade. Porém, existem outros fatores que podem levar à avaliação negativa.

Qual o prazo de estágio probatório previsto na Constituição?

Após idas e vindas legislativas, a Terceira Seção do STJ (Superior Tribunal de Justiça) definiu que o prazo do estágio probatório dos servidores públicos agora é de três anos, e não mais de dois.

Qual lei que determina que o estágio Probatorio seja de 3 anos?

Recentemente o STJ no REsp 1120/190 SC confirmou seu entendimento no sentido de que conquanto estabilidade e estágio probatório sejam institutos distintos prazo para esse último, após a entrada em vigor da Emenda Constitucional n.º 19/98, também é de 03 (três) anos.

Estágio probatório: o que é e como funciona

38 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo um concursado fica no cargo?

Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

Quando o servidor público em estágio probatório pode ser exonerado?

Após ser aprovado no Estágio Probatório, o servidor recebe a estabilidade e só poderá ser exonerado quando: Sentença criminal transitada em julgado (quando a sentença se torna definitiva, sem possibilidade de recorrência) Decisão de Processo administrativo, com direito a ampla defesa.

Quantas faltas pode ter em estágio probatório?

O Estágio Probatório tem duração de 36 meses de efetivo exercício. Ocorre a suspensão desse prazo quando houver: afastamentos e licenças superiores a 15 dias; faltas injustificadas, suspensões disciplinares.

Qual o tempo de estágio Probatorio do servidor público municipal?

Quanto tempo dura o estágio probatório? Três anos de efetivo exercício, contados a partir da data do início das atividades. Somente após este período o servidor poderá ou não ser efetivado no cargo.

Como funciona o estágio probatório?

Estágio probatório é o processo que visa a aferir se o servidor recém-concursado possui aptidão e capacidade suficientes para o desempenho do efetivo.

Quem avalia o servidor em estágio probatório?

Quem avalia? O processo de avaliação de servidores em estágio probatório será realizado por uma Comissão, especialmente aprovada para esta finalidade, através de Portaria do Magnífico Reitor.

Pode pegar atestado no estágio probatório?

Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as seguintes licenças e afastamentos, de acordo com os artigos nº 81, 94 e 96 da Lei nº 8.112/1990 e suas alterações: a) por motivo de doença em pessoa da família, precedida de perícia médica singular ou de junta médica oficial (art.

O que acontecerá com o servidor não aprovado em estágio probatório?

§ 2o O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29. A antiga redação do art. 41 da Constituição Federal determinava que o estágio probatório era de 24 (vinte e quatro meses), por isso o art.

Quanto tempo dura um cargo efetivo?

O efetivo exercício é o início das atividades laborais no setor de trabalho ao qual foi designado no prazo de até 15 (quinze) dias corridos, contados da posse.

Quais são os três tipos de servidores públicos?

Quais são os três tipos de servidor público? Assim, convém observar que os agentes administrativos são os prestadores de serviços à Administração Direta e Indireta e estão subdivididos em três grupos: os servidores públicos, os empregados públicos e os servidores temporários.

Pode ocorrer exoneração durante o estágio probatório?

Funcionário em estágio probatório não pode ser exonerado nem demitido sem inquérito ou sem as formalidades legais de apuração de sua capacidade.

Quantos anos para adquirir a estabilidade?

A estabilidade é alcançada somente após um período de três anos, durante o qual o desempenho do servidor é avaliado por uma comissão instituída para esse fim.

Quem já é concursado pode fazer outro concurso?

Respondendo diretamente e de forma objetiva, é possível sim, desde que você esteja no período que chamamos de estágio probatório. Trata-se do intervalo de tempo em que o servidor é avaliado pelos seus superiores, no que diz respeito às atividades que está realizando no cargo em que ocupa.

Sou concursado posso pedir licença?

Em muitos casos, os servidores públicos têm o direito de continuar recebendo sua remuneração ou vencimentos durante o período de licença, especialmente em licenças como a licença-maternidade ou licença médica. No entanto, isso pode variar dependendo da natureza da licença e das regulamentações locais.

Pode engravidar durante o estágio probatório?

A medida penaliza as mulheres que gozam da licença gestação durante o prazo do estágio probatório, usurpando seu direito de licença. Além disso, desestimula as mulheres a engravidar quando bem entenderem, segundo o planejamento familiar, o que significa interferência injustificada do Estado sobre suas escolhas".

Quem pediu exoneração pode voltar?

Proposta permite que servidor exonerado seja readmitido no cargo a critério da administração. Em análise na Câmara dos Deputados, proposta de Emenda à Constituição (PEC 399/18) permite que o servidor exonerado possa ser reinvestido no cargo, a critério da administração e na forma da lei.

Quando um funcionário público se torna efetivo?

Logo, chega-se a conclusão de que, para se tornar um servidor em caráter efetivo, é necessária a prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos.

Quem é exonerado recebe salário?

O servidor exonerado tem direito a receber este benefício, que será calculado sobre a remuneração pelo número de meses laborados até a exoneração, proporcionalmente.

Quem é concursado pode mudar de cargo?

O reenquadramento de servidor público é um processo pelo qual o funcionário muda de cargo, nível ou classe dentro da estrutura da carreira na administração pública. O reenquadramento deve ser realizado conforme a lei, que pode acontecer por motivos distintos. Também pode ocorrer por necessidade do órgão público.

Quantas horas um concursado pode trabalhar?

A legislação estabelece que a jornada de trabalho do servidor não pode ultrapassar 60 horas semanais, e a carga horária de cada cargo não pode ser superior a 40 horas semanais.

Artigo anterior
O que faz uma pessoa que se forma em Biblioteconomia?
Artigo seguinte
Quando abre as inscrições para o Sisu?