O que significa C C nas petições?

Perguntado por: Andreia Juliana Antunes Figueiredo Morais  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 5/5 (42 avaliações)

Código Civil; Código Comercial, Código de Processo Civil; Constituição Federal.

O que significa C STJ?

substantivo masculino Órgão judiciário brasileiro responsável pela uniformização das interpretações das leis federais, pautando-se nos princípios garantidos pela Constituição de 1988. [Gramática] Sigla de Superior Tribunal de Justiça. Etimologia (origem da palavra STJ). Forma Abrev. de Superior Tribunal de Justiça.

Como qualificar as partes na petição?

Essa identificação é feita da seguinte forma: nome completo, nacionalidade, estado civil, profissão, domicílio e residência, tanto do autor como do réu.

Como identificar as partes no processo?

Em regra, as partes de um processo são definidas pelo autor da demanda. Esse, ao iniciar uma ação judicial, por meio de uma petição inicial, se afirma legitimado a discutir o direito em juízo, se posicionando como autor do processo; em sua petição inicial apontará contra quem está litigando, que será o réu.

O que significa mm na petição inicial?

Também da fórmula meritíssimo (que tem muito mérito) pode-se usar em referência ao juiz. Abreviadamente: MM. A petição, lembra o insigne Pontes de Miranda, “há de ser escrita respeitosamente, atenta a prerrogativa da dignidade judiciária e das instituições”.

Juridiquês - O que é petição ? O que é Petição Inicial?

39 questões relacionadas encontradas

O que significa a sigla MM juiz?

Significado de Meritíssimo

adjetivo Forma de tratamento usada para se referir aos juízes. [Gramática] Sempre grafado com letras maiúsculas; forma abreviada: MM.

É correto dizer MM juízo?

Assim o endereçamento ao invés, por exemplo, de ser: Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de São Francisco/MG. O correto agora é: Meritíssimo Juízo de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de São Francisco/MG. (Art.

Quais são as partes em um processo?

As partes do processo são o AUTOR, que ocupa o polo ativo e o RÉU que toma assento no polo passivo. Segundo Humberto Theodoro Jr, “A que invoca a tutela jurídica do Estado e toma a posição ativa de instaurar a relação processual recebe a denominação de autor.

Quais são as partes de um processo judicial?

Principais fases de um processo judicial
  • Petição Inicial. É a apresentação do pedido pelo autor. ...
  • Contestação. Não havendo uma resolução amigável da lide, o Réu tem direito de apresentar os seus argumentos face às acusações sofridas. ...
  • Réplica. ...
  • Frase probatória. ...
  • Sentença. ...
  • Fase recursal. ...
  • Cumprimento de sentença.

Quem são as partes de uma ação?

As partes, elementos subjetivos da ação. São partes, em sentido formal, o autor e o réu, isto é, aquele que pede, em nome próprio, a prestação jurisdicional e aquele contra quem ou em face de quem o autor formula o seu pedido, ou a pluralidade de autores ou de réus, litisconsortes ativos ou passivos.

Como qualificação o réu na petição inicial?

Nesse diapasão, ao que tange a qualificação do Autor e do Réu, além do "nome, estado civil, profissão e domicílio", já normalmente exigidos, informações como: "número de Cadastro de Pessoa Física - CPF, existência de União Estável, bem como, o Endereço Eletrônico (e-mail) de ambos", passaram a serem exigidas também.

Qual a importância da qualificação das partes na petição inicial?

Feita a fixação, com endereçamento da petição ao juiz competente, deve-se fazer a qualificação completa das partes. ... Portanto, qualificar as partes significa informar todos os dados possíveis para sua identificação, tais como naturalidade, filiação, número de documentos, estado civil, endereço e profissão.

Como qualificar empresa na petição inicial?

Pessoa jurídica: nome empresarial, endereço completo da sede e, se sediada no país, NIRE (número de identificação do registro de empresas) ou número atribuído no Cartório de Registro Civil das Pessoas...

O que é RMS no direito?

RMS - ADMINISTRATIVO - MANDADO DE SEGURANÇA - O regime jurídico dosservidores públicos, vinculado à Administração Direta, não coincidecom a disciplina das empresas públicas. As vantagens de um deles nãose aplica, automaticamente, ao outro.

O que significa as letras STF?

Significado de STF

substantivo masculino Sigla do órgão máximo do poder judiciário no Brasil; tribunal de justiça brasileiro que está acima de todos os outros, sendo que suas deliberações dizem repeito a todo território nacional. [Gramática] Sigla de Supremo Tribunal Federal. Ver também: supremo.

O que é o AREsp?

Modelo de peça: Agravo em Recurso Especial.

Quantas partes têm um processo?

Um processo judicial corresponde a uma ação jurídica iniciada, que visa uma sentença de mérito, uma decisão de um juiz ou tribunal acerca de um direito que foi violado. Basicamente, esse processo é dividido em 5 fases denominadas: postulatória, instrutória, decisória, recursal e executória.

Quais os passos de um processo?

  1. 1 – Petição Inicial. A petição inicial (como o nome já diz) é o documento que dá início ao processo. ...
  2. 2 – Liminar ou tutela antecipada. ...
  3. 3 – Citação. ...
  4. 4 – Audiência de conciliação. ...
  5. 5 – Contestação. ...
  6. 6 – Impugnação à contestação ou réplica. ...
  7. 7 – Fase probatória. ...
  8. 8 – Sentença.

Quem são os sujeitos e as partes do processo?

O novo Código de Processo Civil. Demais disso, o Código trata como "sujeitos do processo" as partes, os advogados, os terceiros que intervêm no processo, o juiz e os auxiliares da justiça, o Ministério Público, a advocacia e a Defensoria Públicas (arts. ... 70 a 187 NCPC).

O que significa ser parte no processo?

A capacidade de ser parte é a aptidão para figurar como parte em um dos pólos da relação processual. Pode ser parte todo aquele que tiver capacidade de direito (artigos 1º e 2º do Código Civil). Já a capacidade processual é a aptidão para agir em juízo.

Quem é o requerente e quem é o requerido?

Qual a diferença entre requerente, requerido, réu e autor? Requerente é o indivíduo que faz um requerimento, ou seja, solicita algo a alguém. O requerido é a pessoa para quem o requerimento é destinado, sendo também a qualidade daquilo que foi solicitado.

Como se referir a juízo?

Endereçar sua petição ao “Meritíssimo Juízo”

Apesar da alteração, se você ainda usa o convencional “Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da… Vara (…)”, ou “Excelentíssimo Senhor Doutor Presidente do Tribunal…”, fique tranquilo.

Quando usar juiz ou juízo?

319, I, do CPC/2015 faz menção a juízo e não juiz, há quem afirme que o endereçamento correto seria para o juízo, e não mais para o juiz. Além de estar consagrada pelo uso a forma a "juiz", soa desnecessário o ajuste aos exatos termos do Novo Código".

O que significa mm desembargador?

ed., 2009, p. 872, no capítulo sobre “reduções mais correntes”, encontramos MM. como única abreviatura de Meritíssimo.

Qual é a abreviação de Vossa Excelência?

Entrou nos costumes e é, pois, perfeitamente aceita hoje em dia a fórmula Vossa Excelência (abreviada V. Exa. ou V. Exª.)

Artigo anterior
Como funciona a tutela antecipada do INSS?
Artigo seguinte
Qual a praia mais famosa do Paraná?