O que o professor deve considerar ao elaborar uma aula de ginástica?

Perguntado por: Álvaro Gil Pinto de Torres  |  Última atualização: 18. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (67 avaliações)

Sendo assim, o professor de ginástica deve ter algumas características para manter assíduos seus alunos durante suas aulas: usar sua criatividade, ser comunicativo, chamar o cliente pelo nome, ser prestativo, “inspirar confiança a respeito de seus procedimentos”, se preocupar com a ausência, estar sempre atualizado ( ...

O que é importante o professor levar em conta na elaboração de uma aula de ginástica?

Para planejar as aulas com caráter pedagógico é necessário que os conteúdos tenham como base as dimensões conceituais (o que se deve saber sobre), procedimental (o que se deve saber fazer) e atitudinal (como se deve ser), descritas por Darido (2005).

Como o professor faz a inserção da ginástica dentro das aulas de Educação Física?

O docente em sua prática pedagógica deve criar possibilidades para que os/as alunos/as compartilhem experiências vivenciadas anteriormente e a partir disso possibilitar aos/as educandos/as perceberem as práticas corporais gímnicas, aprofundando novos conhecimentos acerca da pedagogia da ginástica.

Como deve agir um professor de ginástica artística nas suas aulas?

O professor precisa compreender a grandeza de sua importância, e usar da criatividade, por meio de práticas pedagógicas, possibilitando vivências de movimentos da Ginástica Artística para os alunos, respeitando a fase na qual eles se encontram.

Quais conhecimentos devem ser trabalhados pelo professor nas aulas de Educação Física?

Conteúdos à serem ministrados pelo professor de Educação Física.
  • Saúde corporal, alimentação... ...
  • Orientação sobre saúde, práticas esportivas, qualidade de vida.
  • Jogos e competições.
  • Saúde, qualidade de vida, noções básicas sobre esportes.
  • Qualidade de vida, jogos cooperativos...

Como elaborar planos de aula de ginástica coletiva? | Desafio 04/21 | Aula Festa Fitness

45 questões relacionadas encontradas

O que se deve ensinar nas aulas de Educação Física?

O ensino da Educação Física vai além da recreação e da cobrança pelo rendimento no esporte. Os conteúdos da disciplina contemplam as produções de nossa cultura corporal: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta (conheça as expectativas de aprendizagem).

O que é preciso para ser um bom professor de Educação Física?

As principais qualidades de um professor de educação física que pretende realizar um trabalho excelente estão bastante relacionadas ao perfil profissional.
...
Conheça as principais qualidades que um professor de educação física precisa ter
  1. Paciência. ...
  2. Boa comunicação. ...
  3. Sociabilidade. ...
  4. Empatia. ...
  5. Motivação. ...
  6. Disposição. ...
  7. Atenção.

Como trabalhar com ginástica na escola?

Ao trabalhar os fundamentos técnicos dos conteúdos ginásticos, o professor solicita aos alunos que falem o que sabem e demonstrem os movimentos corporais. Quando os alunos desconhecem os movimentos corporais institucionalizados, o professor direciona o aluno a produzir e assim recriar este conhecimento.

Qual o objetivo da ginástica artística na escola?

A ginástica artística na Educação Física escolar

Buscou-se partir de vivências motoras que já faziam parte do repertório trazido pelos/as alunos/as, estimulando novas possibilidades de movimento através de questionamentos e desafios propostos nas aulas.

Qual a importância de se ter um profissional para acompanhar as atividades de ginástica artística?

Além de indicar as melhores atividades para as condições do praticante e corrigir a sua postura, esse profissional define a intensidade com a qual os exercícios devem ser realizados. Com isso, as articulações e a musculatura não sofrem esforços excessivos e o risco de lesão é reduzido de maneira bastante significativa.

Como a ginástica pode ser introduzida na Educação Física escolar?

A introdução à ginástica no Ensino Fundamental deve ser tratada como ponto crucial no planejamento de curso do docente, porém considera-se que a ginástica competitiva ou de qualquer outro tipo é tratada como uma modalidade de pouco acesso para a escola, tendo muitas vezes um tratamento de formar atletas de alto ...

Qual é a proposta da Educação Física ao abordar o tema ginástica?

A ginástica é um dos conteúdos curriculares da Educação Física Escolar – que deve abordar os elementos da chamada Cultura Corporal. Essa Cultura Corporal é composta, especialmente, por: Ginásticas; Danças; Esportes; Jogos e Lutas.

O que é ginástica na Educação Física escolar?

Ginástica é a modalidade esportiva que reúne movimentos básicos para promover um movimento intencional, planejado e elaborado do corpo. Esses movimentos básicos também são chamados de fundamentos ginásticos e são os seguintes movimentos: Pular e saltar.

Qual importância do professor de educação física no conteúdo da educação física escolar?

O papel do profissional de educação física vai além do desenvolvimento de práticas que visam a promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde. Sua função também é aprimorar habilidades sociais e psicológicas dos alunos, de forma a promover a cidadania e o respeito na escola e na sociedade.

O que é preciso para realizar os movimentos de ginástica?

Prepare-se mentalmente, visualizando o movimento e concentrando-se na respiração.
  1. Mantenha os cotovelos e os pulsos bem travados. ...
  2. A parada de mão, ou bananeira, é uma das técnicas mais básicas usadas na ginástica. ...
  3. Seja paciente em sua prática.

Qual a principal preocupação durante a prática de ginástica acrobática na escola?

A ginástica deveria ser trabalhada no contexto escolar, pois dentro da Educação Física ela é importante para o aluno, seja no aspecto motor, social, cognitivo e até mesmo afetivo. O fato da ginástica abranger todos os músculos do aluno, faz com que ele adquira uma maior flexibilidade, equilíbrio e força muscular.

Qual é o objectivo da ginástica?

Tem como objetivo central promover o lazer saudável, proporcionando bem estar físico, psíquico e social aos Page 7 867 praticantes, favorecendo a performance coletiva, com respeito às individualidades, em busca da auto-superação pessoal, sem qualquer tipo de limitação para a sua prática, seja quanto às possibilidades ...

Qual ginástica seria mais importante para ser praticada em nossa escola?

- Destacar que a ginástica geral tem um papel fundamental no âmbito escolar, onde alunos e professores obterão benefícios com essas aulas e que ela pode Page 11 9 contribuir para a prática de outras modalidades esportivas, considerando que trabalha com todos os movimentos do corpo.

Qual a importância da ginástica artística na atualidade?

A GA é uma modalidade esportiva fundamental para o pleno desenvolvimento das crianças. Seus gestos motores são extremamente complexos e, além disso, desenvolver conteúdos dessa modalidade proporciona o aprimoramento de capacidades físicas fundamentais como força, flexibilidade e velocidade.

Quais são os conteúdos da ginástica na escola?

26), são eles: ginástica de conscientização corporal, condicionamento físico, de demonstração, fisioterápicas e de competição. Em seguida apresentamos os elementos gímnicos, como saltos/saltitos, giros, flexibilidades, equilíbrios, formas de andar/correr, elementos acrobáticos, aparelhos e coreografia.

Quais são os conteúdos da ginástica?

Os alunos vivenciaram os movimentos básicos de ginástica em/com aparelhos, partindo de uma educação crítica e participativa, os conteúdos já desenvolvidos foram os seguintes: rolar, saltar, embalar, balançar, parada de mãos, parada de cabeça, saltitos e voleios e elementos acrobáticos.

O que é ser um bom professor de educação física?

Conclusão: notou-se que o bom professor precisa ter afetividade, respeitar os alunos, ser fundamentado cientificamente, ter domínio didático/pedagógico, refletir e repensar sua prática, estimular a vida ativa e autonomia dos alunos, está atento ás questões sociais ter boa relação com os alunos e ama a docência, o bom ...

Quais as qualidades para ser um bom professor?

5 qualidades de um bom professor no modelo de aprendizagem centrada no aluno
  1. Assumir um papel de orientação. ...
  2. Ser criativo na hora de desenvolver tarefas. ...
  3. Estar aberto a novos conhecimentos. ...
  4. Buscar sempre por capacitação e atualização. ...
  5. Ter afinidade com a tecnologia e a internet.

Quais características importantes para ser um professor relevante?

Quais qualidades um bom professor deve ter?
  • Aperfeiçoamento contínuo. O bom professor sabe que pode e deve melhorar continuamente como educador. ...
  • Paciência. O professor deve ser paciente. ...
  • Boa adaptação. ...
  • Facilidade de comunicação. ...
  • Saber motivar os alunos. ...
  • Ter empatia. ...
  • Ser capaz de aprender com seus alunos.

Artigo anterior
O que é Fagofobia?
Artigo seguinte
Qual a função da vitamina K é sua via de administração e quantidade a ser aplicada?