Onde ocorre o splicing?

Perguntado por: Fabiana Nádia Nogueira  |  Última atualização: 29. Januar 2022
Pontuação: 4.2/5 (7 avaliações)

Acontece, que o "splicing" só ocorre em células eucarióticas. O "splicing" consiste na remoção de fragmentos de um RNA recém-sintetizado (chamado pré-RNA). Isso ainda se passa no núcleo (embora já haja indícios que possa se dar no citoplasma de neurônios). ... Cerca de 60% dos genes eucarióticos parecem sofrer "splicing".

Onde ocorre o splicing alternativo?

Em organismos complexos, a transcrição inicial de RNA pode sofrer splicing alternativo-os éxons podem ser descartados, e os introns, ou partes deles, mantidos-para produzir múltiplos RNA mensageiros, e portanto proteínas diferentes, a partir de um mesmo gene.

O que é o processo de splicing?

Esse processamento do RNA é chamado de splicing (que ocorre no núcleo e consiste na remoção dos íntrons e união dos éxons imediatamente após a transcrição do RNA) e é bastante complexo, já que a molécula de RNA deve ser clivada em locais exatos e os éxons devem ser unidos também de maneira correta.

Quais os tipos de splicing?

Existem muitos de tipos de SA, que podem ser agrupados em quatro sub-grupos principais: exon skipping, seleção alternativa do sítio de splicing em 5´ e em 3´ e retenção de íntron (4).

Por que ocorre o splicing alternativo?

O splicing alternativo permite que uma única fita de RNA mensageiro recém-sintetizada sofra diversas possibilidades de processamento, aumentando consideravelmente o número total possível de proteínas.

Transcrição e Splicing - Aula 12 - Módulo I: Biologia Celular | Prof. Guilherme

15 questões relacionadas encontradas

Como ocorre o splicing alternativo e qual sua importância na célula?

O processo de splicing alternativo consiste na retirada de seletiva de íntrons de um pré-mRNA. É um processo importante para regulação da expressão gênica, já que um mesmo pré-mRNA pode ser processado em diferentes proteínas, de acordo com as regiões mantidas no mRNA.

Qual é a diferença entre splicing e splicing alternativo?

Contudo, o splicing permite um processo chamado splicing alternativo, em que mais de um RNAm pode ser formado a partir do mesmo gene. Através do splicing alternativo, nós (e outros eucariontes) podemos sorrateiramente codificar mais proteínas diferentes do que temos de genes em nosso DNA.

Quais são as etapas do processamento do RNAm?

Em eucariotas, a molécula de RNA resultante da transcrição tem de ser convertida em RNA mensageiro através de um mecanismo designado por processamento de RNA. Este processo consiste em dois passos: modificação das extremidades e excisão de intrões. Cada extremidade do transcrito primário, ou pré-mRNA, vai ser alterada.

O que são Ribonucleoproteínas e por que são importantes para o splicing?

Os eventos de splicing são mediados por complexos ribonucleoprotéicos, denominados spliceossomos, e acontecem aos milhares durante a transcrição em organismos eucariotos. Neste processo, algumas seqüências nos éxons e nos íntrons são importantes para que o spliceossomo faça a correta excisão do íntron.

Quais os tipos de RNA e qual a função de cada um?

Características do RNA
  • RNA (ribonucleic acid) é uma sigla em inglês que significa ácido ribonucleico. ...
  • Existem três tipos de RNA, o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossômico.
  • O RNA mensageiro (RNAm) é o responsável por levar a informação do DNA do núcleo até o citoplasma, onde a proteína será produzida.

Quando acontece o splicing alternativo?

Após a transcrição, o mRNA passa pelo processo de remoção dos íntrons, originando o mRNA maduro, que será traduzido em proteína. Chamamos de splicing alternativo, pois nesse processo, podem ser feitas combinações, embaralhamento dos éxons, para a formação de diferentes proteínas a partir de um único gene.

Como ocorre o processo de transcrição?

A transcrição é o processo de formação de uma molécula de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Neste processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA, enquanto a outra fica inativa. Ao fim da transcrição, as fitas que foram separadas voltam a se unir.

Como ocorre o processo de tradução?

Tradução: visão geral. A tradução envolve "decodificar" um RNA mensageiro (RNAm) e usar sua informação para produzir um polipeptídeo ou cadeia de aminoácidos. No geral, polipeptídeo é basicamente uma proteína (com a diferença técnica que algumas proteínas grandes são formadas por muitas cadeias de polipeptídeos.

O que é tradução quem participa desse processo onde ela ocorre?

O processo de tradução gênica consiste em unir aminoácidos de acordo com o a sequência de códons do RNA mensageiro. ... A tradução ocorre nos ribossomos, que estão situados no citoplasma. O mRNA é traduzido em proteína pela ação de uma variedade de moléculas de tRNA, cada uma específica para cada aminoácido.

O que é o mRNA?

A tecnologia de vacinas de RNA mensageiro (mRNA) é investigada há muitos anos. Em laboratório, os cientistas desenvolvem o mRNA sintético, que ensinará ao nosso organismo a fabricar a proteína S do SARS-CoV-2, responsável pela ligação do vírus com as nossas células.

Em que consiste o processamento alternativo?

Processamento alternativo

Nesse tipo de processamento pode-se dizer que os íntrons e os exons são tecido-específicos, ou seja, em um tecido ele pode ser um íntron e em outro tecido ele pode funcionar como exon. Isso pode caracterizar funções específicas de uma mesma proteína em um determinado tecido.

Qual a função do rRNA?

É o rRNA que coordena a interacção entre mRNA, tRNA e proteínas, durante o processo de síntese proteica. ... As moléculas de rRNA têm diferentes papéis na síntese proteica. Por exemplo, a 28S rRNA tem uma função catalítica, fazendo parte da actividade da peptidil transferase da subunidade 60S.

Qual a função da Poliadenilação?

A poliadenilação é o processo de ligação de caudas poli(A) a uma molécula de RNA mensageiro. ... Esta cauda terminal protege a molécula de RNA das exonucleases, e é importante para a terminação da transcrição, para a exportação do RNA a partir do núcleo e para a tradução.

O que contém no Éxon?

Que são Exons? Os Exons são as seqüências de nucleotide no ADN e no RNA que são conservadas na criação do RNA maduro. O processo por que o ADN é usado enquanto um molde para criar o mRNA é chamado transcrição.

Quais são as etapas do processo de tradução?

A tradução ocorre em três etapas (iniciação, alongamento e terminação), nas quais a informação presente no mRNA e organizada em codões (conjunto de 3 nucleótidos), é reconhecida pelos anticodões presentes nos tRNA's que transportam os resíduos de aminoácidos.

Quais são as modificações que sofre o RNAm para se tornar maduro?

Por exemplo, as modificações do RNAm incluem a adição do cap na extremidade 5´, o qual protege a extremidade 5´ do transcrito da ação de enzimas exonucleases, além de facilitar o splicing do RNA e o transporte do núcleo para o citoplasma; a adição de uma cauda poli A na extremidade 3´ que facilita o transporte do RNAm ...

Qual a importância do processamento do RNA mensageiro?

RNA mensageiro (mRNA) : A molécula de RNA mensageiro é sintetizada a partir de um molde de DNA pelo mecanismo de transcrição. O mRNA contém a informação necessária para construir uma proteína, ou seja, a sequência de bases no mRNA determina a sequência de aminoácidos na cadeia polipeptídica resultante da tradução.

O que é um códon e um Anticódon?

ANTICÓDON - Grupo de três nucleotídeos do RNA transportador. ... CÓDIGO GENÉTICO - Coleção de trincas de bases do DNA e RNA portadoras da informação genética para a síntese de proteínas. CÓDON - Trinca de nucleotídeos que codifica um aminoácido de uma proteína.

O que significa o termo códon?

O código genético diz respeito aos códons e aos aminoácidos que eles codificam. ... O código genético pode ser definido como a relação entre as trincas (códons) encontradas no RNAm e os aminoácidos encontrados em uma proteína. Os códons são trincas formadas pelas bases nitrogenadas (A, U, C e G).

Para que serve os códons de parada?

Codons de PARADA

Estes codons sinalizam a extremidade da corrente do polipeptídeo durante a tradução. ... Os três codons de PARADA foram nomeados como o âmbar (UAG), a opala ou o umber (UGA) e o ocre (UAA).

Artigo anterior
Quais as principais famílias botânicas de plantas forrageiras?
Artigo seguinte
Quais os sintomas quando a glicose está alta?