Quais as principais famílias botânicas de plantas forrageiras?

Perguntado por: Gabriela Leite Martins  |  Última atualização: 29. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (36 avaliações)

As plantas forrageiras de maior interesse na área de forragicultura e pastagens pertencem à Família Poaceae (Gramíneas) e Fabaceae (Leguminosas), ocorrendo em menor proporção plantas de outras famílias.

Quais as duas principais famílias botânicas de plantas forrageiras?

A maioria das plantas forrageiras pertencem a duas famílias, as gramíneas e as leguminosas. À família das gramíneas pertencem, em geral, as ervas de pequeno porte, denominadas de "capim". Fazem parte dessa família os capins jaraguá, gordura, braquiária, elefante entre outros.

Quais são as plantas forrageiras?

Forrageiras - espécies para a Região Sul do Brasil
  • Alfafa (Medicago sativa)
  • Amendoim-forrageiro (Arachis pintoi)
  • Aveia (Avena strigosa e Avena sativa)
  • Azevém (Lolium multiflorum)
  • Capim-elefante (Pennisetum purpureum)
  • Capim-lanudo (Holcus lanatus L.)
  • Capim-nilo (Acroceras macrum)
  • Capim-Sudão (Sorghum sudanense)

Como as plantas forrageiras podem ser classificadas?

As plantas forrageiras são classificadas pelo seu hábito de crescimento. Elas podem ter hábito (i) prostrado ou rasteiro, (ii) semi-cespitoso ou (iii) ereto ou cespitoso. ... Essas plantas apresentam alguma estrutura de propagação além de perfilhos (rizomas ou estolões), permitindo maior capacidade de colonização da área.

Qual o objetivo da morfologia de plantas forrageiras?

A morfologia das plantas tem o propósito não apenas biológico, mas pode auxiliar nas decisões de manejo da forrageira; ... É a base para a identificação das plantas – especialmente através das folhas, flores e sementes; • É baseada em terminologia descritiva padronizada.

Morfologia de Plantas Forrageiras

15 questões relacionadas encontradas

Quais atributos são desejáveis em uma planta forrageira?

Apesar de tal diversidade, certos atributos são desejáveis em todos os tipos de plantas empregadas na alimentação animal, como: ▪ Produção de forragem (Matéria Verde ou Matéria Seca); ▪ Valor nutritivo (composição química e digestibilidade) e aceitação pelo animal; ▪ Persistência; ▪ Facilidade de propagação e ...

O que é uma folha Decumbente?

3 Bot Diz-se do caule ou vergônea que se reclina ao solo mas tem o ápice ou extremidade levantados. Planta ereta ou decumbente.

Como ocorre a rebrota das plantas?

A rebrota se dará às expensas dos produtos da fotossíntese das folhas remanescentes, desde que a quantidade de CO2 assimilada seja superior ou igual à quantidade de CO2 liberada pela planta durante a respiração.

O que são as forrageiras?

As forrageiras são as plantas usadas como fonte de alimento para os animais, podendo ser gramíneas ou leguminosas. ... As plantas forrageiras são uma das principais fontes de rendimento da pecuária baseada em pastagens, elas se desenvolvem de acordo com o solo, plantas e animais.

O que é forrageiras anuais?

Qualquer espécie de vegetação plantada, seja ela formada por espécies de gramíneas, leguminosas ou plantas produtoras de grãos, com ciclo de produção de até um ano, e utilizada para alimentação de animais e que após sua retirada é necessário um novo plantio, pois essas plantas só admitem um corte.

Qual é a melhor planta forrageira?

Se o produtor quer intensificar a produção de leite a pasto, a dica é escolher forrageiras de maior potencial produtivo e bom valor nutritivo. Nesse caso, as melhores opções são as do gênero Cynodon, Panicum, Pennisetum (capim-elefante), além das cultivares de Brachiaria brizantha.

O que são plantas forrageiras hibernais e estivais?

a) Hibernais: são forrageiras de clima temperado, dias menos ensolarados, geralmente de pequeno crescimento, talos finos e folhagem tenra. Gramíneas: Perenes: aveia, centeio, azevém, etc.. Anuais: capim doce, etc... Leguminosas: Perenes: alfafa, cornichão, etc...

Quais são as principais leguminosas forrageiras?

Entre as leguminosas mais utilizadas para fenação estão a leucena, o guandu, cunhã, siratro, centrosema, estilosantes, soja perene – espécies tropicais - e alfafa, cornichão, ervilhaca, trevo- branco, trevo-vermelho – espécies temperadas.

Quais são as forrageiras mais indicadas na alimentação de ruminantes de pequeno porte?

Aruana e Panicum maximum cv. Tamani) são naturalmente as mais indicadas para serem pastejadas pelos ovinos e caprinos.

O que são plantas forrageiras perenes?

Qualquer espécie de vegetação plantada, seja ela formada por espécies de gramíneas, leguminosas ou plantas produtoras de grãos, com ciclo de produção de mais um ano, e utilizada para alimentação de animais e que após sua retirada não é necessário um novo plantio, pois as plantas se regeneram possibilitando vários ...

Quais plantas são gramíneas?

As gramíneas fazem parte de uma enorme família de plantas.
...
Confira alguns exemplos de gramíneas:
  • Milho.
  • Cevada.
  • Aveia.
  • Arroz.
  • Centeio.
  • Trigo.
  • Sorgo.
  • Painço.

O que são forrageiras de inverno?

Forrageiras de inverno são alternativas para melhorar dieta animal nesta época. ... Dessa forma, os animais terão acesso a pastagens de alto valor nutritivo durante toda a estação seca, prolongando o período de pastejo e, ainda, será possível reduzir as despesas com a aquisição de ração.

O que é forrageira de corte?

Obtenção de forrageiras de corte para a alimentação de bovinos com ênfase no período crítico. Resumo: A utilização de forrageiras de corte para alimentação volumosa do rebanho durante o período crítico de produção de forragem (estação seca) é uma prática rara entre os criadores de gado de leite da região.

Quais os fatores que afetam a fisiologia de crescimento e produção de massa das plantas forrageiras?

Conforme CHAPMAN & LEMAIRE (1993), fatores ambientais como qualidade de luz e temperatura podem afetar essas características e, consequentemente, também o IAF da pastagem. Outros aspectos como seletividade de pastejo, pisoteio e manejo das pastagens podem colaborar para aumentar a complexidade do uso desse conceito.

O que é um Fitomero?

Um fitômero é composto de folha (bainha e lâmina), nó, entrenó e gema axilar, que se diferenciam a partir de um meristema apical comum.

O que regula o tempo de maturação da folha de uma forrageira?

A TEMPERATURA regula a atividade meristemática e, com efeito, o crescimento da planta. ... Na ausência de outras limitações, a RADIAÇÃO representa a oferta de energia do meio necessária para o crescimento.

O que é forrageira Estolonífera?

Estolões são partes da planta, como as raízes ou colmos; crescem rente ao solo e enraízam-se nos nós, dando assim origem a uma nova planta. Exemplos típicos de plantas estoloníferas são a braquiária humidícola e o amendoim forrageiro, com estolões facilmente visíveis quando em formação.

O que é folha de leguminosas?

As folhas de leguminosas (Figura 9.3) são compostas das seguintes partes: estípula, pecíolo, ráquis, peciólulo e lâmina composta de folíolos. As estípulas soldadas são frequentes e aparecem unidas ao pecíolo por trecho mais ou menos longo, como, por exemplo, em trevos e em alfafa.

Qual a função da Lígula?

A base foliar é a porção terminal do pecíolo que, em algumas famílias vegetais, encontra-se bem desenvolvida. Sua provável função é a de proteger as gemas axilares do caule. ... É a chamada lígula, cuja função é acumular água.

O que é importante para escolha de uma forrageira para pastagem?

As forrageiras têm potenciais distintos de adaptação nos diferentes ecossistemas e são diversos os fatores que caracterizam cada um deles. Portanto, a escolha da forrageira, além de considerar os aspectos produtivos desejados, deve recair sobre aquelas adaptadas às condições de clima e solo do local.

Artigo anterior
Qual o carro vai entrar no lugar do Grand Siena?
Artigo seguinte
Onde ocorre o splicing?