Onde ocorre a regência nominal?
Perguntado por: Davi Barros | Última atualização: 30. November 2024Pontuação: 4.4/5 (25 avaliações)
A regência nominal é um dos tipos de regência existentes e, como o nome já sugere, ocorre apenas entre nomes (substantivo, adjetivo ou advérbio).
Como identificar a regência nominal?
A regência nominal ocorre quando um nome (substantivo abstrato, adjetivo ou advérbio) é transitivo e, por conseguinte, exige um complemento.
Como ocorre a regência?
Regência, tanto a regência verbal como a regência nominal, é o processo em que um termo determinante rege outro determinado a ele, estabelecendo relação de subordinação entre os dois. A marca de subordinação costuma dar-se pela preposição que liga um termo ao outro ou pela ausência dela.
Como identificar uma frase com regência nominal?
- Regência nominal é a forma que os substantivos, adjetivos e advérbios se relacionam com seus complementos.
- Carinho.
- • Tenha “carinho a” seus livros.
- • Meu “carinho pelos” animais me conforta.
- • Cultivemos o “carinho da” família.
- • O carinho “para com” a Pátria.
- Agoniado.
- •
O que é regência nominal e exemplo?
Regência Nominal é a relação estabelecida entre um nome (substantivo, adjetivo, alguns advérbios) e seus respectivos complementos por meio de uma preposição. Veja os exemplos: O problema ficou fácil de solucionar. Sou grata a vocês pela ajuda.
Regência Nominal [Prof Noslen]
O que é regência exemplos?
Ela ocorre quando um verbo no enunciado tem complementos, que podem ou não ser ligados por meio de preposição. Observe este caso: “Eu preciso de ajuda.” A regência do verbo “precisar” pede o uso da preposição “de”: “precisar de”.
Quais são os tipos de regência?
- Na regência verbal o termo regente é um verbo;
- Na regência nominal o termo regente é um nome.
Quais são os verbos da regência verbal?
- • Agradar: transitivo direto ou indireto. ...
- • Aspirar: transitivo direto ou indireto. ...
- • Assistir: transitivo direto, indireto ou intransitivo. ...
- • Chamar: transitivo direto ou indireto. ...
- • Implicar: transitivo direto ou indireto. ...
- • Precisar: transitivo direto e indireto.
Quais são os erros de regência nominal?
Erro mais comum de regência nominal: Certeza que: Por exemplo: Nós temos certeza que seu amigo não esteve aqui hoje. OBS: Ainda que seja comum na Norma Culta — entre os grupos de pessoas mais escolarizadas —, “certeza que” não é a regência que a Norma Padrão prescreve.
O que a regência estuda?
A REGÊNCIA é o campo da língua portuguesa que estuda as relações de concordância entre os verbos (ou nomes) e os termos que completam seu sentido. Ou seja, estuda a relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos.
Quais são as regras da regência nominal?
O que é regência nominal? Sempre que o termo regente for um substantivo, adjetivo ou advérbio (um nome), estamos falando de regência nominal. Nesse caso, é necessário o uso de preposição entre o termo regente e o termo regido.
Qual é o objeto direto?
O objeto direto é um complemento verbal e na maioria das vezes ele não está acompanhado por preposição. Assim como o objeto indireto, o objeto direto é um termo integrante da oração que completa o sentido dos verbos transitivos, o qual sozinho não consegue transmitir uma mensagem com sentido completo.
Como identificar um nominal?
Para identificar o complemento nominal na oração, você precisa localizar o nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Em seguida, é necessário conhecer a sua possível regência, isto é, saber qual preposição esse nome exige para se unir a um complemento.
Quais as características da regência?
A principal característica do Período Regencial é a descentralização política. Na época de Dom Pedro I todo o poder estava centralizado nele, e as províncias, os atuais estados, não tinham poder. Durante a regência as elites das províncias passaram a ter bastante poder em suas regiões.
Qual a regência do verbo visitar?
O verbo visitar é transitivo direto, como tal não exige preposições, mas quando o usamos em frases como de legenda como Visita a escola, Visita a empresa a substituição por um substantivo masculino indica preposição.
Como estudar regência?
Estudar regência envolve vários outros tópicos, como transitividade verbal e uso de pronomes oblíquos que exercem função de objeto. Procure estar atento à matéria, inclusive quando estiver lendo sobre outros temas. Você vai perceber como a regência constrói uma linha coerente entre as palavras no texto.
Qual é a regência do verbo querer?
Verbo querer
Com sentido de desejar = transitivo direto = regência sem preposição. Exemplo: Eu quero uns patins novos. Com sentido de gostar e querer bem = transitivo indireto = regência com preposição. Exemplo: Eu quero a meu irmão.
Quais são as preposições mais comuns?
São preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por [ou per, em algumas variações históricas e geográficas], sem, sob, sobre, trás.
O que é regência nominal resposta?
A regência nominal é a relação entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e seu complemento no enunciado.
Quais as principais regras de regência verbal e nominal?
Enquanto a regência verbal se refere à ligação entre um verbo e seu complemento, a regência nominal está relacionada à ligação entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e seu complemento. Nós assistimos ao jogo de futebol ontem. Quem tem medo de fantasma? Ela não esqueceu o que ele havia dito.
Como é feita a cirurgia de vitrectomia?
Quantos dias são necessários para conhecer Porto de Galinhas?