Onde ocorre a exsudação?

Perguntado por: Iara Alícia de Valente  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 5/5 (68 avaliações)

Fenômeno faz com que o fator a/c da superfície fique enorme, reduzindo a resistência mecânica na região. Por canais: típica de misturas pobres em agregados finos; Normal: ocorre uniformemente em toda a superfície do concreto.

Como ocorre a exsudação?

A exsudação ocorre nas primeiras idades do concreto, mas pode comprometer sua durabilidade ao longo dos anos. Falhas de processo como excesso de vibração (ou falta da mesma), excesso de água, baixo teor de cimento, cura incorreta (ou a falta dela), acabam provocando a exsudação.

O que é segregação e exsudação do concreto?

A segregação é um processo que ocorre no concreto onde depois cura o mesmo tem concentração de agregados graúdos em algumas partes da peça e concentração massa em outras. Já a exsudação ocorre quando a água começa a se separar da massa e ir para a superfície da peça, ou seja, o concreto nesse caso perde água.

Por que ocorre a exsudação no concreto E o que devemos fazer para evitar essa ocorrência?

Caracteriza-se pela eliminação de água pelo fenômeno da exsudação (“suor do concreto”), que ocorre pouco antes do início da “pega” ou seu endurecimento. Fatores como exposição do material ao calor excessivo, ventos fortes, baixa umidade relativa do ar, entre outras situações podem ocasionar o fenômeno.

O que é exsudação e como pode ser controlada?

A exsudação é uma forma particular de segregação, em que a água da mistura tende a elevar-se à superfície do concreto recém-lançado. Esse fenômeno é provocado pela impossibilidade dos constituintes sólidos fixarem Page 9 8 toda a água da mistura e depende, em grande escala, das características do cimento.

Entenda sobre os tipos de EXSUDATOS INFLAMATÓRIOS agora mesmo!

17 questões relacionadas encontradas

Como acabar com o exsudato?

O excesso de exsudato deve ser removido, juntamente com exotoxinas e debris, pois a presença desses componentes pode retardar o crescimento celular e prolongar a fase inflamatória, o que prejudica a formação do tecido de granulação.

O que é exsudação na enfermagem?

“Exsudação” é o termo usado na Enfermagem para identificar o fluido proveniente de uma ferida. É uma resposta do organismo aos danos causados nos tecidos e, portanto, é considerada uma reação normal do processo de cicatrização da pele.

Como evitar a exsudação no concreto?

O aumento da relação cimento/agregado reduz a velocidade de exsudação, mas aumenta a água exsudada; Incorporadores de ar e pozolanas reduzem a velocidade e o teor de água exsudada, principalmente em misturas pobres; Aditivos retardadores ampliam a duração e intensidade de exsudação.

Como evitar a segregação do concreto?

As causas da segregação do concreto ocorrem em função de algumas situações que precisam ser observadas e podem ser evitadas, tais como:
  1. Lançamento de concreto. ...
  2. Adensamento mecânico ou manual “Vibração” ...
  3. Escorrimento da nata de cimento. ...
  4. Compatibilização dos projetos de forma e armação com o traço de concreto.

O que pode ser feito para evitar a ação do congelamento no concreto?

Isso pode ser feito por:
  • Redução do ponto de congelamento da água por meio de altas concentrações de sal.
  • Aumento da temperatura no concreto.

O que é água de exsudação?

Exsudação, em engenharia de construção de estruturas de concreto ou similares, é o termo usado para designar o fenômeno migratório da água (subida da água) existente na composição para a superfície deste material, levando consigo uma nata de cimento. ... Baixo teor de cimento; Falta de cura (ou cura incorreta).

O que significa a palavra exsudação?

Expelir líquido em forma de gotas.

O que é segregação do concreto fresco?

A segregação consiste no movimento das partículas grossas do concreto no sentido descendente da estrutura, causando uma separação dos agregados. A exsudação, por sua vez, consiste na tendência de movimento ascendente das partículas finas com água, gerando um excesso de pasta de cimento na superfície do pavimento.

Como ocorre o processo de exsudação celular?

Os Fenômenos Exsudativos caracterizam-se por: 1. Exsudação plasmática por aumento da permeabilidade vascular, predominantemente nas vênulas, levando ao edema inflamatório. As proteínas plasmáticas exsudadas promovem aumento da pressão oncótica (coloidosmótica) intersticial, o que favorece o edema inflamatório.

O que é a exsudação celular?

Exsudação plasmática e celular, fenômeno que permite a saída de leucócitos e proteínas do sangue em direção ao local da infecção para remoção do agente agressor; 4.

O que acontece se não vibrar o concreto?

Desaconselha-se vibrar além do necessário, pois em excesso pode ser pior do que a falta de vibração, causando a segregação dos agregados e o afloramento superficial da água de hidratação.

Quais são as recomendações com relação à altura de lançamento do concreto?

Cuidado especial deve ser tomado para concretagem com temperatura ambiente inferior a 10ºC e superior a 35ºC; A altura de lançamento não deve ultrapassar 2 m. Para alturas de lançamento elevadas sem acesso lateral (janelas), utilizar trombas, calhas,funis etc.

Como evitar a retração da argamassa?

Ou melhor, como podemos prevenir esse tipo de problema? A solução quando as trincas e fissuras já são predominantes em sua estrutura é através da aplicação de selante acrílico, tela de poliéster e também pela utilização de impermeabilizantes.

Como evitar as fissuras que surgem devido ao fenómeno da retração de cura do concreto?

O objetivo é sempre o mesmo: manter o concreto úmido durante o tempo necessário. Mesmo dias após a concretagem, é importante que o material se mantenha sempre hidratado. A cura pode inibir as fissuras por retração plástica e a cura por muitos dias, por isso, esteja atento.

Como tratar retração do concreto?

Para trincas estabilizadas

Para trincas que já se encontram estabilizadas, o tratamento consiste no preenchimento das cavidades com material rígido. O material mais utilizado para este tipo de situação é a argamassa estrutural polimérica ou resina epóxi injetável.

O que significa presença de exsudato?

Exsudato (do latim exsūdāre significa fluir pra fora) se refere a saída de líquidos orgânicos através das paredes e membranas celulares, tanto de animais quanto de plantas, por lesão ou por inflamação. No caso de exsudação sanguínea por ferimento há passagem de proteínas do plasma, leucócitos, plaquetas e hemácias.

Quais são os tipos de exsudato?

O tipo de exsudato pode ser descrito como seroso, serossanguinolento, sanguinolento, purulento, amarelo, marrom ou verde.

O que é um exsudato inflamatório?

O Exsudato Inflamatório é composto de proteínas plasmáticas e leucócitos que extravasam dos vasos e se acumulam no local inflamado. Tem a função de destruir o agente agressor, degradar (liquefazer) e remover o tecido necrosado.

Como diminuir o exsudato da ferida?

Deixar gaze úmida de soro na ferida colocar apositos após gazes atadura etc. Por fim, o que for necessário para fechar e fixar curativo. Nos demais curativos do dia trocar somente o aposito e manter a gaze úmida com soro morno que está em contato com a ferida, devido formação de tecido de epitelização.

Artigo anterior
Quando piso no freio faz barulho de assobio?
Artigo seguinte
Qual a cidade mais barata para se viver em São Paulo?