Em qual fase da meiose ocorre a permuta genética?

Perguntado por: Bernardo Barros de Fernandes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (51 avaliações)

Um dos principais fenômenos que ocorrem na meiose é a permutação, também conhecida como crossing-over. Nesse processo ocorre a troca de pedaços entre cromossomos homólogos, aumentando assim a variedade genética. Sabendo-se que a permuta ocorre na prófase I, marque a subfase em que ocorre esse processo.

Em que fase da meiose ocorre a permuta genética?

A chamada permutação cromossômica ou fenômeno crossing over diz respeito a uma troca entre as cromátides homólogas que ocorre de forma natural e recíproca. Esse tipo de translocação se dá durante a meiose I da divisão celular, na fase de prófase I, mais especificamente na subfase paquíteno.

Onde ocorre a permuta genética?

A permuta genética resulta da troca de partes entre cromátides não irmãs e, portanto ela deve ocorrer quando os cromossomos homólogos estão pareados, isto é, durante a prófase I da meiose, quando eles se associam de tal modo que no paquiteno o pareamento ocorre ao longo de todo o seu comprimento.

Quando ocorre a permuta gênica?

A permuta genética resulta da troca de partes entre cromátides não irmãs e portanto ela deve ocorrer quando os cromossomos homólogos estão pareados.

O que acontece na Profase 1?

→ Prófase I

A meiose I inicia-se com a prófase I, fase marcada pela condensação progressiva dos cromossomos, troca de material genético entre cromátides não irmãs, formação do fuso (feixe de microtúbulos), quebra do envoltório nuclear e início da migração dos cromossomos homólogos em direção à placa metafásica.

Ciclo Celular: Meiose | RESUMÃO | Prof. Paulo Jubilut

15 questões relacionadas encontradas

O que acontece durante a Profase da mitose?

Prófase: Nessa etapa, que é a mais longa da mitose, observa-se a condensação do DNA que foi duplicado no período da interfase. A membrana que envolve o núcleo desorganiza-se e forma vesículas que ficam no citoplasma até o final da mitose, momento em que o envoltório nuclear é reconstruído.

O que ocorre na Telofase 1?

Telófase I – na etapa final da meiose I acontece uma série de eventos: os cromossomos se descondensam; a carioteca e o nucléolo reaparecem, o citoplasma se divide por meio de um processo chamado de citocinese. Por fim, são geradas novas células haploides. Na meiose II acontece processos semelhantes aos da mitose.

Quando ocorre a meiose?

A meiose ocorre quando a célula entra em fase de reprodução, sendo o processo essencial para a formação de gametas, esporos e nas divisões do zigoto.

O que é o crossing-over e qual a sua importância?

A diversidade entre indivíduos tem origem no processo de recombinação gênica que ocorre durante a meiose. Este mecanismo é conhecido como crossing-over (cruzamento cromossômico), e é responsável pela variabilidade genética característica da reprodução sexuada.

O que é quando ocorre e qual a importância do crossing-over?

Quando e onde ocorre crossing over? Nesse processo, acontece a troca de material genético entre cromossomos homólogos. Ele ocorre durante a prófase I da divisão celular meiose. Por conta dessa característica, o crossing aumenta a variabilidade genética.

O que é permuta de material genético?

O embaralhamento dos “fatores” hereditários. A permutação cromossômica ou fenômeno crossing-over, representa uma troca natural e recíproca de fragmentos entre cromátides homólogas.

O que é um mapa cromossômico?

Mapa genético, mapa cromossômico ou mapa de ligação é uma representação gráfica das distâncias entre genes e de suas posições relativas em um cromossomo. ... Para se obter um mapa genético é preciso levar em consideração que quanto maior for a taxa de recombinação gênica, maior será a distância entre os genes e vice-versa.

O que é permuta ou crossing-over e ocorre em todas as células *?

Fenômeno que ocorre na prófase da meiose I onde os cromossomos homólogos se parelham e as cromátides homólogas se entrelaçam, sofrem quebras e fazem permuta de segmentos cromossômicos, aumentando assim a variabilidade genética durante a formação dos gametas.

O que é a Profase 2?

As células-filhas iniciam a primeira etapa, a prófase II. Nesse momento, os cromossomos se condensam e é formado o fuso. Os nucléolos e a membrana nuclear fragmentam-se novamente. Inicia-se a metáfase II, os cromossomos atingem seu maior grau de condensação.

Qual a importância da Profase 1 na meiose?

Prófase I – É a etapa mais marcante da meiose. Nela ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos e pode acontecer um fenômeno conhecido como crossing-over (também chamado de permuta).

O que caracteriza a fase do paquíteno?

Paquíteno: ocorre a troca de pedaços entre cromossomos homólogos, onde alguns genes que se encontravam no cromossomo paterno passam para o cromossomo materno e vice-versa. Esse fenômeno, conhecido como crossing over ou permutação, é de grande importância biológica, pois aumenta a variabilidade genética.

Qual a importância do crossing over ou permutação gênica?

Recombinação gênica, permutação ou crossing-over

A recombinação gênica é um processo natural e de grande importância, pois permite o aumento da variabilidade genética dentro da espécie.

Quando ocorre mitose e meiose?

Quando as células produzem células idênticas, através da duplicação celula, chamamos o processo de mitose. E quando produzimos células com metase do número de cromossomos, seja para formar gametas, em animais, seja para formar novos indivíduos em vegetais, o processo é chamado de meiose.

Onde ocorre a meiose no ser humano?

A meiose é um processo celular que, ao invés de originar duas células-filhas diplóides (2n), idênticas à célula-mãe, como na mitose, resulta em quatro células-filhas haplóides (n). Ela ocorre nas células produtoras de gametas, masculinos e femininos e propicia as variações genéticas.

Qual a diferença entre a mitose e meiose?

Na mitose ocorre apenas uma divisão celular, já na meiose ocorrem duas divisões, denominadas de meiose I e meiose II. A duplicação dos cromossomos ocorre antes do início da mitose e da meiose I, numa fase denominada interfase. Ao final da mitose, terão sido originadas duas células-filhas idênticas à célula parental.

O que acontece na metáfase 1?

A Metáfase I corresponde ao momento em que todos os cromossomos homólogos, cada um formado por duas cromátides-irmãs unidas, têm seus cinetócoros ancorados ao fuso divisional e estão perfeitamente alinhados por seus centrômeros na placa metafásica ou equatorial.

O que acontece em cada fase do ciclo celular?

O ciclo celular é constituído por duas fases, interfase e mitose.

O que ocorre com a célula na interfase?

Durante a interfase, a célula cresce e faz uma cópia de seu DNA. Durante a fase mitótica (M), a célula separa seu DNA em dois conjuntos e divide seu citoplasma, formando duas novas células.

O que acontece na fase da prófase?

Na mitose, a prófase caracteriza-se pela individualização dos cromossomos duplicados no interior do núcleo, pelo aparecimento do fuso mitótico e pela decomposição da membrana nuclear (carioteca) e é o início da mitose. Acontece duplicação dos centríolos e formação dos fusos e áster. É a etapa mais longa da mitose.

Como ocorre o processo de prófase?

A prófase é a fase mais longa da mitose. Nela se verificam alterações no núcleo e no citoplasma celular. De início ocorre uma modificação no núcleo pelo aumento do volume nuclear. Isso ocorre porque o citoplasma cede água ao núcleo.

Artigo anterior
Como funciona o laudo pericial?
Artigo seguinte
O que é eletricidade 8 ano?