Onde fica a Transjordânia?

Perguntado por: Pedro Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (70 avaliações)

Em 1950, a Transjordânia é rebatizada Reino Hachemita da Jordânia, para incluir oficialmente as pretensões às áreas da Palestina anexadas por Abdullah I. A Jordânia participou em junho de 1967 da guerra entre Israel e os estados da Síria, Egito e Iraque.

Quem pertence a Cisjordânia?

Após a divisão de 2007 entre o Fatah e o Hamas, as áreas da Cisjordânia sob controle palestino são uma parte exclusiva da Autoridade Palestina, enquanto a Faixa de Gaza é governada pelo Hamas.

Qual o significado do conceito de Transjordânia?

O emirado da Transjordânia foi um antigo território do Império Otomano incorporado no Mandato Britânico da Palestina em 1921 na forma de uma divisão política autônoma governada por as-Sayyid Abdullah bin al-Husayn.

Qual a diferença entre Palestina e Cisjordânia?

Hoje, a Palestina se concentra em dois territórios: a Faixa de Gaza e a Cisjordânia. Apesar de a Cisjordânia estar sob ocupação israelense, é nominalmente controlada pela Autoridade Palestina. Já a Faixa de Gaza é uma área povoada quase exclusivamente por palestinos, porém cercada e bloqueada por Israel.

O que é Palestina na Bíblia?

Palestina: corresponde à Judéia e à Canaã do mundo antigo. Os romanos se referiam à Síria Palestina, que era a terra dos filisteus (philistinos). Israel: em hebraico a palavra Israel significa “Vencedor de Deus”, de isra (venceu) e el (Deus).

O que é a Cisjordânia, centro do conflito com Palestina que Israel quer anexar

38 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre judeus e palestinos?

Palestina era local da 'Terra Santa' onde viviam árabes no Império Otomano. Judeus migraram em massa para a região e criaram Estado de Israel. Israel é um estado judeu criado em 1948 na antiga região da Palestina, no Oriente Médio.

Qual o motivo da guerra entre palestinos e israelenses?

O conflito entre Israel e Palestina é uma disputa sobre a posse do território palestino e está no centro de debates políticos e diplomáticos atuais. A disputa se acirrou no fim do século XX a partir de 1948 quando foi declarada a criação do Estado de Israel.

Qual a população da Cisjordânia?

Atualmente, cerca de 3 milhões de pessoas vivem na pequena área territorial da Cisjordânia, sendo 86% delas palestinos e 14% (ou 427,8 mil pessoas) israelenses. Eles vivem em comunidades em geral separadas entre si. Uma grande parte dos assentamentos israelenses foi estabelecida nos anos 1970, 80 e 90.

Quem governa a Faixa de Gaza?

A Palestina diz que a Faixa de Gaza pertence aos palestinos, enquanto os israelenses afirmam que é o seu o direito de posse da região. Nessa disputa se inclui também a posse de água do rio Jordão, além das contradições de ordem religiosa.

O que tem para fazer na Jordânia?

O que fazer na Jordânia
  • Aventure-se à la Indiana Jones por uma cidade de pedra.
  • Durma em uma tenda beduína no meio do deserto.
  • Conheça cenários bíblicos famosos.
  • Flutue no Mar Morto.
  • Mergulhe no Mar Vermelho.
  • Aprenda mais sobre a história do Império Romano e do mundo.

Como chegar na Jordânia?

A maioria dos viajantes vem de Israel, cruzando a fronteira terrestre ao sul (Eilat/Aqaba), o que também pode ser feito por conta própria. Não há voos diretos do Brasil para a Jordânia. Quem optar pelo trajeto aéreo terá de fazer ao menos uma conexão na Europa ou Oriente Médio.

Precisa de visto para Israel e Jordânia?

Brasileiros precisam de visto para viagens a turismo, por até 90 dias, mas ele pode ser obtido na chegada à Jordânia. Também é preciso fazer a vacina contra febre amarela.

O que é ser um palestino?

Os povos palestinos são constituídos por uma etnia do mediterrâneo composta por uma miscigenação entre filisteus, árabes e cananeus; são maciçamente muçulmanos e utilizam o idioma árabe.

Qual a religião dos palestinos e israelenses?

O Estado judeu é o único país do mundo onde a maioria da população é seguidora do judaísmo. O cristianismo e o islamismo também têm presença significativa de fiéis entre os cidadãos israelenses. Além disso, há também outras minorias religiosas como os drusos e Baha'is.

Quem é o povo palestino?

Palestinos são considerados os povos com origem muçulmana que se estabeleceram em uma área entre a Jordânia e o atual Estado de Israel, que era denominada Palestina.

O que significa o nome Palestina?

A palavra Palestina deriva do grego Filístia (Philistia), nome dado pelos autores da Grécia Antiga a esta região, devido ao facto de em parte dela (entre a actual cidade de Tel Aviv e Gaza) se terem fixado no século XII a.C. os filisteus.

Qual é a origem dos palestinos?

Estudos genéticos mostram que têm ascendência principalmente levantina, semelhante à dos judeus, turcos (anatólios), libaneses, egípcios, armênios e iranianos.

Quem são os palestinos árabes ou judeus?

Eles são a minoria árabe de Israel, que são palestinos por herança e israelenses por cidadania. Israel tem uma população de pouco mais de nove milhões de pessoas, e cerca de um quinto delas - aproximadamente 1,9 milhão de pessoas - são árabes israelenses.

Qual é a diferença entre Israel e Jerusalém?

Jerusalém é atualmente cidade de Israel e a sede do governo, fato não reconhecido pelas Nações Unidas e União Europeia.

Artigo anterior
Como se usa uma bolsa de colostomia?
Artigo seguinte
O que fazer em 3 dias na Cidade do México?