Qual é a definição de estudo de coorte?

Perguntado por: Simão Flávio Pacheco de Neto  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (46 avaliações)

Estudos de coorte fazem parte do grupo de estudos observacionais de cunho epidemiológico que se propõem a observar, em uma população previamente definida, qual será a incidência de determinada doença ou fenômeno relacionado à saúde ou doença.

O que é coorte na enfermagem?

Uma coorte consiste em um grupo de pessoas consideradas sadias quanto à doença que se quer investigar e que, em relação a alguns critérios, é um grupo homogêneo. Entretanto, quanto à variável de investigação, o grupo é heterogêneo.

O que é estudo de coorte e caso controle?

As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso- controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.

Quais são as vantagens do estudo de coorte?

Uma grande vantagem dos estudos de coorte é a capacidade de avaliar múltiplos desfechos. Os pesquisadores das coortes em estudo são livres para estudar mais de um desfecho, desde que os sujeitos em estudo estejam livres de cada desfecho de inte- resse quando o estudo começou.

Qual é o principal delineamento de um estudo de coortes?

Estudo de coorte é um tipo de estudo em que o investigador limita-se a observar e analisar a relação existente entre a presença de fatores de riscos ou características e o desenvolvimento de enfermidades, em grupos da população.

Estudo de Coorte

27 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de delineamento de estudo?

Delineamento de estudos científicos
  1. RELATO DE CASO. É um dos modelos mais simples de divulgação de observações clínicas. ...
  2. ESTUDO TRANSVERSAL. ...
  3. ESTUDO CASO-CONTROLE. ...
  4. ESTUDO DE COORTE. ...
  5. ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO. ...
  6. REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE.

Como saber o delineamento de um estudo?

Como fazer delineamento de pesquisa?
  1. Escolha do tema. A primeiríssima etapa do delineamento é a escolha do tema. ...
  2. Problematização. ...
  3. Hipótese. ...
  4. Objeto de pesquisa. ...
  5. Objetivos gerais e específicos. ...
  6. Variáveis. ...
  7. Justificativa. ...
  8. Pesquisa bibliográfica/documental ou pesquisa experimental.

Quais são as principais vantagens de um estudo de caso controle?

Vantagens dos estudos caso-controle

Os estudos de caso-controle podem ser úteis para estudar os processos em que o período de tempo compreendido entre a exposição e o desenvolvimento da doença é particularmente longo e se os dados anteriores sobre a exposição estão dispo- níveis ou podem ser facilmente obtidos.

Qual alternativa contempla uma vantagem do estudo de coorte?

3) Qual alternativa contempla uma vantagem do estudo de coorte? e) É a forma mais natural de elaborar uma pergunta (primeiro ocorre a exposição, depois a doenç. RESPOSTA CORRETA Essa é uma das principais vantagens do estudo de coorte.

Quais das seguintes é uma vantagem do estudo de coorte prospectivo?

(12) Quais das seguintes é uma vantagem do estudo de coorte prospectivo? Resposta: letra b. (13) Quais das seguintes assertivas são verdadeiras se um resultado é significativo ao nível de 5%? b) valor de p < 0,05 e o intervalo de 95% de confiança contém o valor da hipótese nula.

O que é caso Controle epidemiologia?

O estudo caso-controle é um estudo observacional retrospectivo, isto é, os dados são coletados a partir de informações do passado, através da análise de registros, entrevistas e assim por diante. O objetivo desse estudo é identificar a freqüência com que ocorrem as exposições nos diferentes grupos (casos e controles).

Quais são os tipos de estudos?

As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).

Como calcular Caso controle?

Em estudos de caso controle, não é possível calcular a incidência da doença, pois começamos o estudo com pessoas doentes e não doentes. Medida de associação usada é a razão das chances ou odds ratio. Pode ser obtida tanto de estudos caso-controle como de estudos longitudinais.

Como fazer estudo de coorte?

O primeiro passo para um estudo de coorte é identificar grupos de expostos e de não expostos. Uma coorte é um grupo de pessoas, oriundas da população em estudo, que partilha uma experiência comum ou condição e cujo re- sultado é desconhecido no início do estudo4,5.

Quais são os tipos de isolamento?

Tipos de precauções e isolamentos:

Isolamento/Precaução padrão. Isolamento/Precaução de contato. Isolamento/Precaução respiratório por gotícula. Isolamento/Precaução respiratório por aerossol.

O que é uma pesquisa transversal e longitudinal?

ROUQUAYROL, 1994, assim define a pesquisa transversal: é o estudo epidemiológico no qual fator e efeito são observados num mesmo momento histórico e, atualmente, tem sido o mais empregado. A pesquisa longitudinal ou horizontal se classifica em retrospectiva e prospectiva. Na retrospectiva estudam-se casos e controles.

Qual alternativa contempla uma desvantagem do estudo transversal?

A maior desvantagem dos estudos transversais prende-se com a impossibilidade de estabelecer relações causais por não provarem a existência de uma sequência temporal entre exposição ao factor e o subsequente desenvolvimento da doença.

Qual a finalidade dos estudos epidemiológicos?

A realização de estudos epidemiológicos é muito importante para que sejam identificadas as causas ou a etiologia das doenças e seus fatores de risco. Assim, é possível desenvolver estratégias preventivas que reduzam ou mesmo eliminem a exposição aos fatores de risco.

Quais as vantagens sobre o estudo de caso-controle na saúde coletiva?

Vantagens - Estudos de caso-controle são particularmente adequados para avaliação de doenças raras constituindo-se em método rápido, prático e de baixo custo para testar o efeito e interação de um grande número de fatores que se relacionam com o evento estudado.

São vantagens da utilização de amostras em estudos epidemiológicos?

Vantagens: premite estudo da relação entre doença e sistemas de produção. Desvantagens: população é pequena não representativa.
...
Também permite que a amostra seja representativa da população que está a ser investigada.
  • Amostragem aleatória simples.(AA) ...
  • Amostragem sistemática.(AS) ...
  • Amostragem estratificada.(AE)

São vantagens dos estudos retrospectivos?

Esses tipos de estudos apresentam como vantagens a possibilidade de se mensurar vários fatores de exposição e desfechos, tanto primários como secundários, aplicam-se tanto para desfechos relativamente frequentes e fatores de exposição raros.

O que é delineamento do ensaio?

O delineamento provê uma estrutura para a realização do estudo, um arcabouço de métodos e técnicas apropriados para o seu desenvolvimento. Na primeira parte do nosso guia, esclarecemos alguns conceitos fundamentais para a compreensão das características desses ensaios.

O que que é delineamento?

Significado de Delineamento

substantivo masculino Representação dos objetos por simples traços. O primeiro esboço, o primeiro projeto de qualquer obra. Limitação, demarcação. O mesmo que delineação.

O que é o delineamento metodológico de uma pesquisa?

O Delineamento Metodológico consiste no planejamento das diferentes fases das atividades de pesquisa e consultoria em relação ao Projeto e aos demais Produtos a serem entregues à contratante, bem como ao estabelecimento dos procedimentos metodológicos, de seleção e justificação das fontes de dados (bibliográficas, ...

Quais são os principais tipos de estudos analíticos?

Estudos analíticos são aqueles delineados para examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde. Os principais delineamentos de estudos analíticos são: a) ecológico; b) seccional (transversal); c) caso-controle (caso-referência); e d) coorte (prospectivo).

Artigo anterior
Como esterilizar o Roller?
Artigo seguinte
Quem capturou o Han Naruto?