Onde denuncia abusos financeiros de idoso?

Perguntado por: Viviane Machado Guerreiro  |  Última atualização: 11. Juni 2025
Pontuação: 4.7/5 (66 avaliações)

A denúncia deve ser feita através dos órgãos competentes, como a Delegacia do Idoso, o Ministério Público ou a Defensoria Pública. Também é possível registrar a denúncia, de maneira anônima, por meio do Disque 100. A central recebe ligações diariamente, 24h, inclusive nos finais de semana e feriados.

Como denunciar pessoa que pega dinheiro de idoso?

Delegacias do Idoso: Disque 190 – Polícia Militar; Defensoria Pública do Estado de São Paulo: 0800 773 4340; Ouvidoria do Ministério Público do Estado de São Paulo: (11) 3119-9700; Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa de São Paulo (CMDPI-SP): telefones 2833-4218 / 2833-4359 / 2833-4360.

O que é crime financeiro contra idosos?

Esse tipo de crime pode ocorrer quando o idoso por necessitar ajuda, confia em pessoa que deveria lhe auxiliar - alguém próximo, um familiar, funcionário de banco ou outra instituição - e essa pessoa se aproveita da facilidade de acesso para se apropriar ou desviar os bens ou rendimentos do idoso.

Como denunciar abuso financeiro?

As denúncias vêm, em sua maioria, pelo Disque 100, o principal canal para comunicar as autoridades sobre abusos aos direitos humanos no Brasil. Entre as mulheres, as agressões financeiras em geral fazem parte do contexto de relacionamentos abusivos.

Como comprovar abuso financeiro?

Algumas das situações que podem ajudar a identificar o abuso financeiro em um relacionamento são:
  1. O abusador quer controlar o salário da vítima, pedir acesso a senhas e cartão de crédito e se colocar em posição de cuidador das finanças.
  2. O abusador menospreza a capacidade da vítima de cuidar do próprio dinheiro.

IDOSOS, VÍTIMAS DE EXTORSÃO FINANCEIRA

29 questões relacionadas encontradas

O que é considerado crime financeiro?

Omitir, retardar ou praticar, o funcionário público, contra disposição expressa de lei, ato de ofício necessário ao regular funcionamento do sistema financeiro nacional, bem como a preservação dos interesses e valores da ordem econômico-financeira: Pena - Reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

O que é abuso financeiro e violência patrimonial?

O artigo que prevê a violência patrimonial como um dos crimes tratados pela Lei Maria da Penha é bastante amplo e diz que qualquer ato de reter, se apropriar ou destruir os bens, recursos financeiros e documentos de outra pessoas configura esse abuso.

É crime receber dinheiro de idoso?

Determina o art. 102 que “apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa da de sua finalidade” constitui crime punível com pena de reclusão de um a quatro anos e multa.

Como falar na Delegacia do idoso?

Denúncias também podem ser feitas pelo aplicativo Proteja Brasil, para a Delegacia Online da Polícia Civil do seu estado, e ligando para a Emergência Policial – DISQUE 190 – Polícia Militar ou para a Defensoria Pública do Estado de São Paulo – 0800 773 4340.

Como fazer denúncia anônima de abuso?

Disque 100 de qualquer parte do Brasil. Ligação gratuita, anônima e com atendimento 24 horas, todos os dias da semana. O que é: Número da Secretaria de Direitos Humanos que recebe denúncias de forma rápida e anônima e encaminha o assunto aos órgãos competentes no município de origem da criança ou do adolescente.

Quem deve administrar o dinheiro do idoso?

Ir a uma agência bancária sacar o dinheiro mensal da aposentadoria pode ser algo impraticável para alguns idosos, dependendo de seu estado de saúde. Nesse sentido, ele pode nomear o seu parente cuidador como seu procurador, possibilitando que esta pessoa cuide da administração do benefício.

O que diz o artigo 4 do idoso?

4o Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.

Quais são os crimes praticados contra o idoso?

Entre os delitos mais registrados no RS que tem como vítimas pessoas acima dos 60 anos estão estelionato, ameaça, lesão corporal, furtos, abandono e apropriação indébita.

Quando acionar a Delegacia do idoso?

Recebe denúncias de idosos, que são: vítimas de violência e maus tratos. Casos de abusos cometidos em clínicas e asilos também são passíveis de denúncias.

O que é extorsão de idoso?

Qualquer prática que visa a apropriação ilícita do patrimônio de uma pessoa idosa, que pode ser realizada por familiares, profissionais como cuidadores ou instituições financeiras, configura crime.

O que é exploração financeira?

Extorquir dinheiro de uma pessoa fazendo chantagem emocional, roubando as jóias, dinheiro ou bens, fazendo pressão sobre ela para herdar, desviando fundos que lhe pertencem, o crime de roubo de identidade, telemarketing, usando inadequadamente os cartões e serviços bancários ou mesmo uma procuração bancária.

Como fazer BO na delegacia do idoso?

Registrar Ocorrência Policial Online
  1. Acessar o Portal. Nessa etapa o cidadão deve acessar o Portal da Delegacia Virtual do Ministério da Justiça e Segurança Pública. ...
  2. Selecionar o Estado onde o fato ocorreu. ...
  3. Selecionar a natureza correspondente ao fato que deseja comunicar. ...
  4. Preencher o formulário de comunicação.

Onde denunciar estelionato contra idoso?

Pelo Disque 100, serviço de ligação gratuita do Governo Federal, qualquer pessoa também pode realizar denúncia de forma anônima, informando dados principais como nome, local e tipo de crime. A denúncia seguirá também para a Polícia Civil.

Quais são os 5 tipos de violência mais praticados contra idosos?

Para os casos mais graves, como agressão física, sexual, cárcere privado e violência financeira, ocorre o encaminhamento por parte do presidente do conselho para o Ministério Público.

O que causa a violência financeira contra o idoso?

Abuso financeiro

Geralmente, acontece por parte de familiares, conhecidos ou instituições financeiras. Alguns idosos são vítimas deste tipo de violência devido à falta de informação ou ainda por acreditar na ação despretensiosa do violador.

O que é abuso financeiro no casamento?

Exemplos: controle excessivo de gastos, retenção de celular pessoal, saques sem autorização e bloqueio da vítima à própria conta bancária. O abuso do poder econômico na relação conjugal é um tipo de estelionato sentimental, no qual o cônjuge obtém uma vantagem ilícita, só que sem coação, pois existe confiança mútua.

Como denunciar extorsão de idoso?

Casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra pessoa idosa deve ser comunicados à autoridade sanitária e também à autoridade policial, Ministério Público, Conselho Municipal da Pessoa Idosa ou ao Conselho Estadual da Pessoa Idosa, conforme dispõe o art. 19 do Estatuto da Pessoa Idosa.

Quais são os exemplos de violência patrimonial?

Retenção de documento, quebra de celular, uso de dados pessoais para obtenção de benefícios são algumas das formas mais comuns em que esse tipo de violência se apresenta.

Como provar o crime de violência psicológica?

Além do acompanhamento, é possível solicitar a psicóloga que te acompanha um laudo que conte um pouco de todo o sofrimento emocional que você vem passando, por conta das violências sofridas, e esse laudo pode ser usado como prova.

O que pode ser considerado violência psicológica?

Por exemplo, podem caracterizar violência psicológica atos de humilhação, desvalorização moral ou deboche público, assim como atitudes que abalam a auto-estima da vítima e podem desencadear diversos tipos de doenças, tais como depressão, distúrbios de cunho nervoso, transtornos psicológicos, entre outras.

Artigo anterior
Qual a cor da veste de Jesus?
Artigo seguinte
Quando o condutor não é identificado no ato da infração?