O que é restrição administrativa alienação fiduciária?

Perguntado por: Anna Ema Correia Loureiro  |  Última atualização: 19. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (70 avaliações)

A restrição administrativa é inserida nos documentos com o objetivo de impedir a transferência de propriedade até que haja a quitação do financiamento. Ou seja: o dono do veículo não pode vendê-lo até pagar a dívida e ter a propriedade plena.

O que é alienação fiduciária administrativa?

A Alienação fiduciária ocorre quando um comprador adquire um veículo a crédito. O comprador torna-se possuidor direto e depositário do veículo, isto é, fica com todas as responsabilidades e encargos civis e penais.

O que é um veículo com restrição administrativa?

Restrição administrativa de transferência

“Bloqueio diversos' refere-se a alguma restrição veicular administrativa. Várias situações podem ocasionar essa restrição. Documento atrasado, veículo apreendido, falta de transferência, falta de entrega de documentos originais no Detran, entre outras.

O que fazer quando consta restrição administrativa?

A única forma de tirar a Restrição Administrativa de veículo é regularizando a situação.

Como retirar a alienação fiduciária do veículo?

Na alienação fiduciária a baixa do gravame na base estadual é realizada eletronicamente pela instituição financeira assim que quitada a dívida. Entretanto, a atualização na base de dados nacional ocorre apenas com a emissão de um novo CRV, o qual será emitido sem a informação do gravame.

Alienação Fiduciária: saiba o que é e evite problemas na hora da transferência!

21 questões relacionadas encontradas

Pode rodar com alienação fiduciária?

Na prática, a observação de alienação fiduciária serve apenas para indicar que o carro foi adquirido nessa modalidade de empréstimo. Ou seja, o objetivo é indicar que o dono do carro, até o pagamento da dívida, é o banco. Dessa maneira, é possível rodar tranquilamente, sem qualquer tipo de proibição.

Quanto custa para tirar a alienação fiduciária?

Em São Paulo, é bem mais salgado: para baixar o Gravame, o proprietário deverá pagar R$ 272,20, caso o veículo já esteja devidamente licenciado. Esse serviço é opcional para o proprietário, sobretudo, caso ele não queira vender o carro.

Pode andar com o veículo com restrição administrativa?

A restrição administrativa pode impedir o veículo de rodar e ainda acumular pontos na carteira. O primeiro passo, então, é descobrir o que está causando a restrição no site do Detran e, depois da consulta, regularizar a situação. Veja como fazer!

Quantos dias sai a restrição administrativa?

Condições. Desatendimento do prazo legal de 30 dias para transferência de propriedade por parte do novo proprietário (comprador).

Como tirar o bloqueio administrativo de um veículo?

Como tirar bloqueio de veículo

Em casos de restrição judicial, o bloqueio só é desfeito quando todas as dívidas são quitadas por completo. Já no caso de bloqueio administrativo, que ocorre por causa da falta de transferência, o bloqueio só é desfeito quando o comprador fizer a transferência.

Como saber se o carro está em busca e apreensão?

Para isso, basta que você acesse o site do Detran do estado onde o veículo foi registrado e procure pela consulta de veículos ou consulta da situação de veículos. Cada site tem uma forma diferente de consulta, mas, na maioria deles, você terá que saber o número da placa e do Renavam para poder consultar.

Como saber qual é o bloqueio administrativo de um veículo?

Você pode consultar bloqueios de veículos diretamente pelo site do Detran do estado no qual o veículo foi registrado.

Quando posso pedir busca e apreensão de um veículo?

A busca e apreensão normalmente não é acionada imediatamente após um único pagamento em atraso. Ela geralmente ocorre após um período de inadimplência prolongada, durante o qual o devedor não consegue regularizar a situação.

Quais os riscos da alienação fiduciária?

O maior risco da alienação fiduciária é justamente o que faz com que ela seja economicamente vantajosa para o devedor: o bem alienado como garantia do pagamento não é mais do devedor, e sim do credor.

O que acontece se não pagar a alienação fiduciária?

Busca e apreensão em alienação fiduciária

Então, vale lembrar que, se o devedor fiduciante atrasar as parcelas ou não quitar a dívida, o banco pode intimá-lo em até duas vezes por meio de uma notificação judicial.

Quanto tempo demora para sair a alienação do veículo?

A baixa do gravame ocorre automaticamente em até 5 dias úteis após a liquidação do contrato, desde que a documentação esteja em dia junto ao órgão regulador (Detran).

Quais os tipos de restrições de veículos?

Quais são os tipos de restrição veicular?
  • Restrição administrativa.
  • Restrição financeira.
  • Restrição judicial.
  • Restrição Gravame.
  • Restrição por sinistro.

O que fazer se o comprador não transferiu o veículo?

Para não ser responsabilizado, caso haja algum problema com o veículo vendido mas não transferido pelo comprador, o vendedor deverá comunicar a venda dentro do prazo de 60 dias corridos a partir da data do preenchimento do recibo de compra e venda (Certificado de Registro do Veículo - CRV).

O que é restrição administrativa no?

* Restrição Administrativa: é o registro incluído no cadastro informatizado do DETRAN/ES, que impede qualquer transação com o veículo, em todo o território nacional, como também seu licenciamento.

Como saber o motivo do bloqueio diversos?

Se o seu veículo está com “bloqueio diversos”, isso é causado devido a alguma restrição de natureza administrativa, podendo ser ocasionada por diversas situações. Dentre as situações possíveis, pode-se encontrar falta de transferência, documento vencido, documento apreendido, entre outras.

Como pagar licenciamento bloqueado?

Para desbloquear o pagamento de licenciamento, será necessário solicitar o desbloqueio à Secretaria da Fazenda no telefone 0800 0170 110 (só para telefone fixo) e (11) 2930-3750 (Telefone móvel). Após o desbloqueio, poderá realizar o procedimento “Licenciamento Anual” que consta no portal do Detran-SP (clique aqui).

É possível vender carro com alienação fiduciária?

Sim. Na verdade, deixar o automóvel em alienação fiduciária não impede o dono de usufruir do bem como quiser, já que continua com a posse direta. Mas, para isso, uma das partes envolvidas na negociação precisa quitar a dívida com a empresa credora para então a propriedade deixar de ser garantia e poder ser vendida.

Quem tira alienação fiduciária?

Para retirar a alienação fiduciária do documento do veículo, é necessário quitar integralmente a dívida com o credor fiduciário. Isso inclui IPVA, multas, seguro obrigatório, entre outras. Após o pagamento, o credor emite uma carta de quitação ou termo de liberação da alienação fiduciária.

Como saber se alienação fiduciária foi quitada?

Para saber se o veículo está quitado com alguma instituição financeira, também é necessário acessar o site do Detran do seu respectivo estado e conferir as restrições veiculares ativas.

O que significa alienação fiduciária no Detran?

Alienação fiduciária é o contrato firmado entre consumidores e instituições financeiras que concedem financiamentos na compra de um veículo. Enquanto a dívida não é quitada, o comprador fica com a posse do bem, que, por sua vez, permanece como garantia de pagamento.

Artigo anterior
Qual etnia tem mais cabelo?
Artigo seguinte
O que os brasileiros mais compram no exterior?