Onde a gravidade terrestre é maior?

Perguntado por: Flávio Castro  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (32 avaliações)

A gravidade aparente na superfície da Terra varia em torno de 0,7%, de 9,7639 m/s² na montanha de Huascarán no Peru a 9,8337 m/s² na superfície do Oceano Ártico. Em cidades grandes, ela varia de 9,766 m/s² em Kuala Lumpur, Cidade do México e Singapura a 9,825 m/s² em Oslo e Helsínquia.

Quando a gravidade é maior?

Gravidade dos Planetas

Assim, quanto maior a massa, maior a gravidade exercida. Essa é a lógica para compreender a gravidade dos planetas. A gravidade também influencia no peso. A força da gravidade faz com que o peso seja alterado de planeta para planeta.

Em qual lugar do mundo a gravidade e menor?

A massa do planeta não é distribuída regularmente formando uma esfera perfeita, e essa desigualdade resulta em gravidade irregular. Um dos locais com essa alteração é Hudson Bay no Canadá, onde a gravidade é menor que em outras regiões.

Porque a gravidade da Terra é maior nos polos Norte e Sul?

Primeiramente porque a rotação da Terra impõe uma aceleração adicional no corpo oposta à aceleração da gravidade. ... Essa forma faz com que o raio da Terra no equador seja ligeiramente maior que nos pólos.

O que aconteceria se a gravidade da Terra fosse maior?

O suficiente para causar mais destruição ao nosso planeta que qualquer guerra nuclear. Com uma gravidade tão grande, nossos prédios e pontes não agüentariam muito tempo. Nossos corpos, então, agüentariam por muito menos.

(MG01) Como funciona a gravidade? [Física]

21 questões relacionadas encontradas

O que aconteceria se a órbita da Terra fosse alterada?

O mais provável é que a vida no planeta seria extinta. Nessa situação, o dia e a noite durariam seis meses. Nesse sentido, duas situações antagônicas poderiam acontecer: o mundo iria se tornar extremamente quente ou entraria em uma era glacial.

O que aconteceria se a gravidade deixasse de existir?

Sem gravidade, o destino do universo como um todo não seria nem um pouco brilhante: aos moldes do ocorrido com Terra e Sol, os corpos celestes também seriam desintegrados. Adeus, portanto, a planetas, estrelas, asteroides, cometas e tudo mais.

Porque a gravidade na superfície da Terra é muito maior que a gravidade na superfície da Lua?

Por possuir massa menor que o nosso planeta, a aceleração da gravidade na lua é de 1,67 m/s2. Leia mais sobre Gravidade. Segundo Newton e a Lei da Gravitação Universal, a aceleração da gravidade é o resultado da força de atração que a Terra exerce sobre todos os corpos.

Porque a gravidade é diferente dos planetas?

Anomalia gravitacional

Existe uma diferença entre a gravidade calculada teoricamente e o valor real da aceleração da gravidade de um determinado lugar do planeta. Essa diferença é chamada de “anomalia gravitacional”, e pode ser medida com base em um modelo que contempla as dimensões, massa e rotação do planeta.

Quanto maior a gravidade mais rápido o tempo passa?

Quanto menor o potencial gravitacional (quanto mais próximo o relógio está da fonte de gravitação), mais lentamente o tempo passa, acelerando conforme o potencial gravitacional aumenta (o relógio se distanciando da fonte de gravitação).

Onde a gravidade é zero?

Tudo isso fica mais fácil de assimilar se compreendermos que não existe gravidade zero em nenhum lugar do universo, pois, quando um agente gera algum campo — incluindo o gravitacional —, ele o gera em todo o cosmos.

Quanto maior a gravidade menor o peso?

Isso por que o peso é o produto da massa pela gravidade naquele planeta (P = m x g). Onde a gravidade é menor, como na Lua ou em Marte, o seu peso é menor. Por isso quando os astronautas pousaram na Lua eram capazes de dar grandes saltos. Mas em planetas como Júpiter, onde a gravidade é maior, você é muito mais pesado.

Onde acaba a gravidade da Terra?

Descobrimos que a gravidade terrestre lá na ISS mede gh = 8,7 m/s², ou seja, muito longe de ser nula. Acima de 100 km já podemos considerar que é espaço.

O que altera a gravidade?

O fator que se altera é a força de atração entre o corpo e o planeta. Os estudos realizados a partir do século XX são denominados de Física moderna. A explicação de Albert Einstein para a gravidade está relacionada com a curvatura gerada no espaço em virtude da presença de um corpo muito massivo.

Como vencer a lei da gravidade?

A ciência explica que, para diminuir a força G sobre um determinado corpo, é necessário que uma aceleração de igual intensidade a gerada pela gravidade "empurre" esse mesmo corpo no sentido contrário ao feito pela Terra.

Porque os planetas não se chocam uns com os outros?

Por quê? A razão é a inércia, a massa do sol é muito maior do que a de todos os demais componentes do sistema solar. A 3a lei de Newton garante que a força que o sol faz num planeta é a mesma que o planeta faz no sol, mas, como o sol tem uma massa muito maior a sua aceleração é muito menor.

Como é a gravidade em outros planetas do sistema solar?

Em teoria, a gravidade é a mesma em todos os planetas — e no universo como um todo. O que determina a “força” de atração de um corpo é a sua massa.

O que determina a gravidade de um planeta?

A força da gravidade entre dois objetos é o produto de suas massas dividido pelo quadrado da distância entre eles. Ou seja, quanto mais massa um objeto tem e mais perto ele está, maior sua força de atração sobre outro objeto.

Qual a diferença entre campo gravitacional e campo de gravidade?

Isso quer dizer que a aceleração da gravidade e o campo gravitacional representam a mesma grandeza física. Porém, só podemos utilizar a expressão acima para calcular o campo gravitacional se já é conhecida a força de interação entre os corpos.

Por que a aceleração da gravidade da Lua é menor que a do planeta Terra?

E, quanto maior a distância entre dois corpos, menor a força de atração. Como a Lua tem cerca de 1/49 da massa da Terra, terá gravidade menor. "Um bebê, por exemplo, que pesa na Terra cerca de 70 newtons (unidade de peso), pesará na Lua cerca de 11 newtons."

O que a gravidade faz com grande parte das estrelas celestes?

Do ponto de vista cosmológico, a gravidade faz com que a matéria dispersa se aglutine, e que essa matéria aglutinada se mantenha intacta, permitindo dessa forma a existência de planetas, estrelas, galáxias e a maior parte dos objetos macroscópicos no universo.

Qual a importância da gravidade para nossa existência?

A gravidade é uma força que atrai corpos físicos em si, um fenômeno natural, fundamental para a vida no planeta Terra. Sem ela não seria possível manter aprisionadas as moléculas de gases na atmosfera, ou seja, os gases seriam expelidos para o espaço.

O que aconteceria se a Terra fosse mais longe do Sol?

Se nosso planeta estivesse tão perto do Sol quanto os objetos de comparação, a água provavelmente evaporaria, fazendo com que a vida fosse impossível de prosperar. Em outras palavras, a Terra estaria fora da chamada zona habitável.

O que aconteceria com a duração dos dias e das noites se esse movimento fosse mais lento?

Desaceleração do planeta

Os primeiros sintomas a serem percebidos seriam os prolongamentos de dias e noites. De pouco em pouco, os períodos de luz e escuridão começariam a ser cada vez maiores, até que o planeta parasse totalmente.

O que aconteceria se a Terra parasse de girar por 5 segundos?

“É impossível que o planeta pare de girar de modo abrupto, mas, se isso acontecesse, tudo aquilo que se encontra na superfície terrestre seria arrancado violentamente: as cidades, os oceanos e até o ar da atmosfera”, afirma Rubens Machado, do departamento de astronomia da USP.

Artigo anterior
Faz mal o cachorro dormir no chão?
Artigo seguinte
Qual é o sucessor consecutivo?