Como trabalhar inclusão na educação física?

Perguntado por: Beatriz Matias de Mota  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (64 avaliações)

Sobre os requisitos necessários para auxiliar na inclusão do portador de deficiência nas aulas de Educação Física, os professores sugeriram cursos de capacitação e reciclagem sobre inclusão escolar; adaptação do espaço físico; material didático adequado; método adequado de ensino e apoio técnico-pedagógico ...

Como a educação física pode trabalhar com a inclusão?

Já na educação física inclusiva, todos participam das mesmas atividades propostas. A prática das duas modalidades requer um ambiente acessível, que oferece oportunidades iguais, com inclusão social e valorização das diferenças, estimule o desenvolvimento de habilidades e valorize as competências socioemocionais.

Quais são as atividades físicas inclusivas?

Tênis, vôlei, dança, atletismo e ginástica rítmica são algumas dentre as 12 novas experiências desenvolvidas por escolas públicas de capitais brasileiras que compõem a Coletânea de práticas 2016 , um dos materiais resultantes do projeto Portas abertas para a inclusão .

Como trabalhar a educação física inclusiva na escola?

O exercício físico tem potencial para estimular a cooperação e valorização daquilo que é diferente. Esses são pilares importantes na construção da inclusão. É fundamental que os professores de Educação Física flexibilizem as regras do esporte para criar práticas inclusivas, segundo Jaqueline.

O que é inclusão na educação física?

A Educação Física Inclusiva traduz-se em “educação física para todos”, cujo principal objetivo é garantir o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor não só dos estudantes com deficiência, mas de todos os estudantes.

Educação Física Inclusiva: Inclusão nas Aulas de Educação Física

18 questões relacionadas encontradas

Qual é a importância da inclusão social na educação física?

Com o desenvolvimento de uma Educação Física inclusiva às pessoas com deficiência, poder-se-ia demonstrar à sociedade que todo cidadão, com ou sem deficiência, é capaz de viver com seus limites, praticando alguma atividade física, sem que as pessoas os olhem com compaixão e evitem qualquer forma de exclusão.

Quais são os objetivos da educação inclusiva?

Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.

Como trabalhar inclusão dentro da escola?

Como trabalhar a inclusão em sala de aula de forma inovadora?
  1. Estabeleça critérios de inclusão. ...
  2. Desenvolva trabalhos coletivos. ...
  3. Determine estratégias de cooperação. ...
  4. Realize as adaptações necessárias. ...
  5. Envolva a família. ...
  6. Aposte no uso da tecnologia. ...
  7. Crie atividades que envolvam todos os estudantes. ...
  8. Invista em acessibilidade.

Qual o papel do professor de educação física na educação inclusiva?

O papel do educador físico

O professor de educação física tem que estar preparado para lidar com o processo de inclusão. Ele deve garantir além do direito das pessoas com necessidades especiais frequentarem as aulas, deve também garantir as condições necessárias de aprendizagem.

Quais os conteúdos da educação física podem ser trabalhados na educação especial?

Seu foco é o desenvolvimento da cultura corporal de movimento. Atividades como ginástica, dança, jogos e esportes, conteúdos de qualquer programa de atividade física, devem ser considerados tendo em vista o potencial de desenvolvimento pessoal (e não a deficiência em si).

Quais os esportes e ginásticas adaptadas e inclusivas?

Por fim, vale destacar o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiências, os Jogos Paralímpicos. Nos jogos, existem diversas modalidades esportivas adaptadas, entre elas: vôlei, basquete em cadeira de rodas, futebol para cegos, etc.

Quais características do esporte inclusivo?

Nessa atividade, as principais alterações são: o uso de bola com guizo e a participação de goleiros e chamadores sem deficiência visual, que têm o papel de orientar os outros jogadores. Como outro exemplo, podemos citar o basquete em cadeira de rodas, praticada por pessoas com alguma deficiência físico-motora.

O que é prática inclusiva?

O programa de educação inclusiva tem como objetivo colocar em prática uma nova definição, tornando a educação capaz de acolher todo indivíduo, independente das diferenças, eliminando os preconceitos existentes entre os diversos povos e culturas.

Como o esporte pode contribuir com a inclusão social?

O esporte tem sido uma importante ferramenta quando o assunto é inclusão social. Além de promover a convivência em grupo, atividades desse tipo ajudam no crescimento pessoal, na percepção da participação de cada um na sociedade, no aprimoramento da disciplina, do respeito ao próximo, entre diversos outros aspectos.

Qual a importância de se trabalhar a educação física na educação Especial?

Concluiu- se que a prática de atividades físicas é considerada fundamental nos processos de inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais, em turmas regulares, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, ressaltando a relevância dos professores de Educação Física nesse processo.

Qual é o papel do professor de educação física?

O papel do profissional de educação física vai além do desenvolvimento de práticas que visam a promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde. Sua função também é aprimorar habilidades sociais e psicológicas dos alunos, de forma a promover a cidadania e o respeito na escola e na sociedade.

Como fazer um projeto de inclusão?

Como posso proceder para elaborar um Projeto de Inclusão Social?
  1. Resumo: feito depois do projeto finalizado. ...
  2. Contextualização: análise da situação, histórico e situação sócio-econômica da comunidade-alvo. ...
  3. Justificativa: o porquê de o projeto existir e deve ser aprovado, o nível de importância do projeto.

Quais são os 5 princípios da educação inclusiva?

Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos.

Quais são os objetivos da educação especial?

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...

Quais os benefícios da educação física inclusiva?

Veja alguns dos motivos para você adotar a educação física inclusiva:
  • Estimula o desenvolvimento motor;
  • Contribui para a integração social;
  • Atua no desenvolvimento da autoconfiança e da autoestima;
  • Desenvolve valores de colaboração e empatia;
  • Ajuda a reduzir o estresse;
  • Previne doenças do coração e respiratórias.

Qual a importância da inclusão social para as pessoas com deficiência e como os esportes podem auxiliar na vida de muitos?

A atividade esportiva contribui não só para o desenvolvimento físico, como também é uma poderosa ferramenta de ajuda na reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência. O esporte tem comprovada importância na qualidade de vida de qualquer pessoa.

É um exemplo de prática pedagógica inclusiva?

O convívio escolar: é um grande exemplo de práticas inclusivas, pois contribui para o respeito, a empatia e a significação de conhecimento de forma mais autônoma. O ritmo de aprendizado é respeitado e o foco é descentralizado apenas do conteúdo.

Como saber se uma prática pedagógica e de fato inclusiva?

Os cinco princípios da educação inclusiva são:
  1. Toda pessoa tem o direito de acesso à educação.
  2. Toda pessoa aprende.
  3. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular.
  4. O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos.
  5. A educação inclusiva diz respeito a todos.

O que quer dizer a palavra inclusiva?

adjetivo Capaz de incluir, de inserir, de acrescentar algo no interior de outra coisa. Que inclui, que não deixa de lado, que abarca, abrange, integra ou compreende: projeto inclusivo.

Quais são os esportes Inclusivos?

O exercício físico e a prática regular de esportes pode trazer diversos benefícios para a saúde e qualidade de vida da pessoa com deficiência.
...
Confira 19 esportes para pessoas com deficiência.
  • Basquete. Foto: Arquivo Freedom. ...
  • Bocha. ...
  • Tênis de mesa. ...
  • Voleibol sentado. ...
  • Futebol de 5. ...
  • Goalball. ...
  • Natação. ...
  • Remo.

Artigo anterior
Como identificar danos morais?
Artigo seguinte
O que levar no dia da prova?