O que vem depois das estrelas?

Perguntado por: André Anjos Baptista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (21 avaliações)

Simulação da evolução de uma estrela como o Sol, que passa para a fase de gigante, supergigante, ejeta uma nebulosa planetária e transforma-se em uma anã branca.

O que acontece após a formação de uma estrela?

As estrelas pequenas, tal como o Sol, no final da sua vida dão origem a nebulosas planetárias. Depois de algum tempo, que pode ser de milhões de anos, a zona central da estrela transforma-se em anã branca - uma pequena esfera muito densa e com pouco brilho.

O que acontece depois da explosão de uma estrela?

Depois de uma supernova, a grande explosão de uma estrela, por vezes produz-se um buraco negro.

Qual a ordem das etapas do ciclo de vida estelar?

A vida de cada estrela pode ser dividida em três fases: juventude, idade madura e velhice. A forma como cada uma dispende essa parte de sua vida depende fundamentalmente de sua massa.

Qual é o final do ciclo de estrelas muito grandes?

Recapitulando, se a estrela se formar com massa entre 0,8 e 8 MSol, após consumir o hidrogênio no centro, a estrela passará pela fase de gigante e depois de supergigante, ejetará uma nebulosa planetária, e terminará sua vida como uma anã branca, com massa da ordem de 0,6 MSol,, raio de cerca de 10 000 km e densidade de ...

6 curiosidades incríveis sobre as estrelas

22 questões relacionadas encontradas

Qual a fase mais longa de uma estrela?

A sequência principal (SP) é etapa mais longa da vida da estrela, quando ela está fundindo hidrogênio em hélio no núcleo e brilhando estavelmente, em equilíbrio hidrostático.

O que acontece no final da vida de uma estrela?

Sua morte acontece quando já tiver queimado todo o combustível. Como essa queima origina elementos mais pesados, ela termina apenas quando passa a produzir ferro, que é um processo que consome energia. A partir de então, ela resfria e diminui drasticamente de tamanho, transformando-se completamente em ferro.

O que é a sequência principal na evolução estelar?

A sequência principal representa o estágio evolutivo em que as estrelas geram energia pela fusão de átomos de hidrogênio em hélio em seu núcleo. A geração de energia por fusão mantém a estrela em equilíbrio hidrostático, contrabalanceando a pressão gravitacional das camadas externas.

Qual é a etapa inicial da formação de uma estrela?

Estágio Inicial – Nasce uma estrela

Turbulências, como as causadas por uma explosão de supernova* nas proximidades, provocam crescentes adensamentos em algumas regiões da nebulosa formando glóbulos de gás frio que acabam colapsando sob seu próprio peso. Cada glóbulo dará origem a uma estrela.

Qual é o tempo de vida de uma estrela?

"As de massa bem maiores que a do Sol, cerca de dez vezes maiores, por exemplo, vão durar dezenas de milhões de anos, enquanto o tempo de vida do astro solar é de 10 bilhões de anos. Já estrelas com um décimo da massa solar têm uma expectativa de vida de várias dezenas de bilhões de anos", afirma Thais Idiart.

O que acontece depois da morte de uma estrela?

Se o núcleo dessa estrela possuir entre 1,4 e 3 massas solares, o colapso continua até os elétrons e prótons se combinarem, formando nêutrons. Dessa forma, surgem as estrelas de nêutrons. Se a massa for maior que 3 massas solares, o núcleo da estrela colapsa completamente, até formar um buraco negro.

O que acontece quando as estrelas explodem?

Uma vida, três mortes diferentes

Quando acaba o combustível —e a fusão chega a queimar elementos mais pesados como o ferro— e o reator nuclear é desligado, a estrela não pode mais suportar o peso das camadas que estão próximas ao núcleo dela. Ela então explode, em um fenômeno chamado de supernova.

É verdade que quem morre vira estrela?

Apesar de comum, a metáfora “virou uma estrelinha” não é a melhor forma de contar a uma criança que alguém que ela gostava morreu. A principal dica para comunicar às crianças sobre a morte de alguém é ser sincero e literal.

Como acontece a formação de uma estrela?

As estrelas nascem nas nebulosas, que são imensas nuvens de gás compostas basicamente de Hidrogênio e o Hélio (os elementos mais comuns no Universo). Pode haver regiões da nebulosa com maior concentração de gases. Nessas regiões a força gravitacional é maior, o que faz com que ela começe a se contrair.

Qual o processo de formação das estrelas?

As estrelas formam-se pela condensação de gases que se aglutinam pela atração gravitacional. As grandes nebulosas, por exemplo, são “berçários” de estrelas, uma vez que, em seu interior, grandes nuvens moleculares dão origem a novas estrelas.

Como é o processo de formação de uma estrela?

Estrelas são formadas por nuvens de gás interestelar, que por sua vez são constituídas por poeira e hidrogênio. ... Quando completa seu desenvolvimento, a estrela lança o material do qual é feita de volta ao espaço interestelar, enriquecendo o meio no qual novos corpos celestes se formarão.

O que são estrelas de sequência principal é qual é a relação entre a massa e A vida de uma estrela?

As estrelas da sequência principal são o tipo mais comum no Universo. As estrelas da sequência principal são estáveis. Eles fundem núcleos de hidrogênio juntos para formar núcleos de hélio, liberando energia e emitindo luz. Uma estrela da sequência principal é uma estrela na parte estável do seu ciclo de vida.

Como acontece a morte silenciosa de uma estrela?

A cada novo elemento, a estrela está se comprimindo um pouco mais, e como o ferro não pode ser fundido no interior de uma estrela, ela fica sem combustível em questão de dias. Isso é muito rápido em termos cósmicos, por isso uma estrela como essa pode começar a colapsar “do nada”.

Porque vemos estrelas que já morreram?

A luz das estrelas distantes demora milhares de anos para chegar até a Terra mas, ainda assim, qualquer astro que você enxerga a olho nu está perto demais para ter morrido. Os astros mais brilhantes ficam a míseros 500 anos-luz da Terra. Ou seja, sua luz passa 500 anos viajando antes de ser vista.

Qual será o fim que a nossa estrela o Sol terá?

Em apenas 100 mil anos o Sol passa de uma estrela gigante fria a uma estrela pequena e quente, uma "anã branca". Então, esgotados seus principais combustíveis nucleares, o hidrogênio e o hélio, não haverá mais produção de energia.

Em que fase o Sol está?

O Sol permanecerá como uma gigante vermelha por aproximadamente 1 bilhão de anos, acumulando cada vez mais hélio nas camadas próximas ao núcleo, até que começará a converter hélio em carbono e se tornará cada vez mais instável.

O que é uma estrela massiva?

Estrelas massivas (ou seja, que têm cerca de dez vezes a massa do Sol) são componentes importantes do Universo. Graças à própria energia, elas podem interferir na formação de novas estrelas e, assim, impactar a evolução de galáxias.

Quando a pessoa morre o enterro e no mesmo dia?

Deve-se levar em conta que o tempo decorrido entre a morte e o funeral não pode ser inferior a 24 horas nem superior a 48 horas, exceto em caso especial. Além disso, para efetuar a cremação, é necessário que o falecido o tenha especificado em certidão de testamento ou que um familiar de primeiro grau o indique.

O que faz a estrela brilhar?

Quase todas as estrelas são compostas principalmente de um gás chamado hidrogênio. O núcleo de uma estrela é muito quente. Quando uma grande pressão o comprime, uma parte do hidrogênio se transforma em outro gás, chamado hélio. Esse processo produz uma enorme quantidade de energia e faz a estrela brilhar.

Artigo anterior
Quanto tempo leva para liberar limite?
Artigo seguinte
Como declarar saldo em conta corrente no Imposto de Renda 2022?