O que vem a ser hemoglobina S?
Perguntado por: Nuno Emanuel de Jesus | Última atualização: 15. April 2022Pontuação: 4.3/5 (37 avaliações)
A hemoglobina S (HbS) é uma das alterações hematológicas hereditárias de maior freqüência. No Brasil, a prevalência do traço falciforme (HbAS) varia de 2% a 8%. Com esta freqüência gênica, estima-se, no Brasil, a existência de mais de dois milhões de portadores do traço falciforme.
Quem tem Hemoglobina S tem anemia falciforme?
Na anemia falciforme a hemoglobina produzida é anormal e é chamada de S. Quando a pessoa recebe de um dos pais a hemoglobina A e de outro a hemoglobina S, diz-se que é portador do “traço falcêmico”, sendo representado por AS. O portador de traço falcêmico não é doente, não apresenta sintomas.
Qual o valor normal da Hemoglobina S?
Homens: 14 a 18 g/dL; Mulheres: 12 a 16 g/dL; Grávidas: 11 g/dL.
Quem tem Hemoglobina S pode doar sangue?
Portadores do traço falciforme (presença de hemoglobina S associada à hemoglobina A no exame de eletroforese de hemoglobina, característico de familiares de pacientes portadores de anemia falciforme ou drepanocitose) podem doar sangue normalmente.
Quais são os riscos de ter anemia falciforme?
Em crianças com anemia falciforme, o baço pode aumentar rapidamente por seqüestrar todo o sangue e isso pode levar rapidamente à morte por falta de sangue para os outros órgãos, como o cérebro e o coração. É uma complicação da doença que envolve risco de vida e exige tratamento emergencial.
Capítulo 1 - O que é hemoglobina S
Qual o tempo de vida de uma pessoa com anemia falciforme?
Hemácia falciforme
Os primeiros sintomas costumam surgir entre os 5 e 6 meses de idade. E a expectativa de vida de pessoas com anemia falciforme pode variar entre 40 e 60 anos.
Qual a forma mais grave da anemia falciforme?
Mas a anemia falciforme é muito mais grave, porque o paciente tem todos os órgãos lesionados. As hemácias, com má formação, têm dificuldade para atravessar os capilares, que podem entupir, causando necrose, morte celular e crises de dor intensa.
Porque quem tem anemia não pode doar sangue?
Por que não se pode doar sangue estando com anemia ou após tratamento recente? Porque o organismo necessita restabelecer suas reservas de minerais e vitaminas para poder responder adequadamente à doação de sangue e refazer o sangue doado. A doação precoce pode prejudicar o doador, causando o retorno da anemia.
Quem tem os traços da anemia falciforme pode doar sangue?
A pessoa com anemia falciforme possui uma restrição em relação à doação de sangue por causa da sua taxa de hemoglobina e das hemácias falciformizadas. Já em indivíduos que têm apenas traços dessa condição, mas a doença não se manisfestou, não há uma contraindicação absoluta.
Quem tem anemia falciforme pode ter vida normal?
21 de Agosto de 2002 (Bibliomed). Se não diagnosticada e tratada de forma precoce, a anemia falciforme pode causar a morte de 50% das pessoas portadoras da doença, antes dos 20 anos.
Qual a taxa de hemoglobina é considerado anemia?
Nos homens, define-se a anemia como hemoglobina < 14 g/dL (140 g/L), hematócritos < 42% (<0,42) ou eritrócitos < 4,5 milhões/mcL (<4,5 × 10 12/L). Nas mulheres, considera-se hemoglobina < 12 g/dL (120 g/L), hematócrito < 37% (< 0,37) ou eritrócitos < 4 milhões/mcL (< 4 × 10 12/L) como anemia.
Qual o limite da hemoglobina?
Homens: 14 a 18 g/dL; Mulheres: 12 a 16 g/dL; Grávidas: 11 g/dL.
Como identificar anemia falciforme no hemograma?
O diagnóstico confirmatório da doença falciforme é realizado pela detecção da HbS e da sua associação com outras frações, assim, a técnica mais eficaz é a eletroforese de hemoglobina em acetato de celulose ou em agarose, com pH variando de 8 a 9.
O que é hemoglobina S ausente?
Trata-se de uma doença hereditária (ou seja, herdada dos pais) causada por uma mudança no gene da Hemoglobina. Como resultado desta alteração genética, uma Hemoglobina anormal, chamada Hemoglobina S, é produzida em lugar da Hemoglobina normal (Hemoglobina A), presente nas pessoas adultas que não apresentam a doença.
Quais são os tipos de anemia falciforme?
- Visão geral da anemia hemolítica.
- Visão geral da hemoglobinopatias.
- Anemia hemolítica autoimune.
- Defeitos da via glicolítica.
- Deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD)
- Doença da hemoglobina C.
- Doença da hemoglobina E.
- Doença da hemoglobina S-C.
Quem tem traço falciforme pode virar anemia falciforme?
Caso um indivíduo com traço falciforme tenha um filho com uma pessoa que também tenha o traço, a criança poderá ter anemia falciforme (se nessa concepção especificamente, ambos os pais transmitirem o gene para hemoglobina S).
Quem tem traço falciforme pode ter filhos?
MULHERES COM A DOENÇA FALCIFORME PODEM TER UMA GRAVIDEZ SAUDÁVEL? Sim, com o pré-natal precoce e monitoramento cuidadoso e periódico, ela pode ter uma gravidez saudável. No entanto, as mulheres com anemia falciforme, são mais propensas a ter problemas durante a gravidez que podem afetar a sua saúde e a do seu bebê.
Quem tem traço falciforme pode ter anemia comum?
O Traço Falciforme não é uma doença, é sim uma característica genética e não requer tratamento. O Traço Falciforme nãocausa anemia no sangue.
Pode doar sangue com ferro baixo?
Perder ou doar sangue é a única maneira de remover quantidades substanciais de ferro do corpo. Por outro lado, pessoas com ferritina inferior a 20 ng/mL devem abster-se de doar sangue.
O que me impede de doar sangue?
Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, tenham evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II.
Quem faz uso de anticoagulante pode doar sangue?
Anticoagulantes e Antiplaquetários
Apto 10 a 14 dias após a interrupção do medicamento. A doença de base pode impedir por tempo maior. Apto 14 dias após suspensão. A doença de base pode impedir por tempo maior.
Qual é o tipo de anemia mais perigosa?
A anemia perniciosa é um tipo de anemia megaloblástica que acontece quando a pessoa ingere vitamina B12, mas o corpo não consegue absorvê-la, podendo resultar em graves danos neurológicos, se não houver o tratamento adequado.
Porque a anemia falciforme é mais comum na raça negra?
Ela destaca que a prevalência da anemia falciforme na população negra e mestiça dá-se por conta de uma mutação genética que surgiu no continente africano, trazida ao Brasil no período da escravidão.
Quando é que a anemia é grave?
Anemia leve: entre 10 e 12 g/dl. Anemia moderada: entre 8 e 10 g/dl. Anemia grave: abaixo de 8 g/dl. Anemia com risco de morte: abaixo de 6,5 g/dl.
O que acontece se eu engolir flúor?
Quem trabalha 8 horas por dia tem direito a descanso?