O que uma hérnia pode causar?

Perguntado por: Cláudio David de Macedo  |  Última atualização: 10. Oktober 2024
Pontuação: 4.8/5 (11 avaliações)

Além do surgimento da protusão na região abdominal — que pode ser bem pequena ou atingir um tamanho substancial — as hérnias podem causar alguns sintomas, sendo eles: dor na região do abaulamento e, em determinados casos, enjoos e vômitos em decorrência da doença.

Quais problemas uma hérnia pode causar?

A complicação mais grave, no entanto é o estrangulamento da hérnia , quando esse aumento súbito do conteúdo herniário causa uma interrupção do suprimento sanguíneo da alça intestinal herniária. Essa é uma emergência cirúrgica, visto que em poucas horas pode ocorrer necrose da alça e perfuração do intestino.

Quais são os sintomas de uma hérnia na barriga?

Sintomas de hérnia abdominal
  • Saliência ou um caroço dentro ou acima do umbigo, ou na virilha, que geralmente fica maior ao fazer esforços abdominais;
  • Dor ou desconforto no local da hérnia;
  • Dor abdominal;
  • Inchaço e vermelhidão no local da hérnia;
  • Náuseas;
  • Prisão de ventre.

O que acontece se não operar a hérnia?

No entanto, quando não tratada, a hérnia inguinal pode levar a complicações graves, como o encarceramento e o estrangulamento da hérnia. Além disso, a hérnia inguinal não tratada também pode causar obstrução intestinal, que ocorre quando a hérnia comprime o intestino, bloqueando o fluxo normal dos alimentos.

Quando a hérnia se torna perigoso?

Existem duas ocasiões em que a hérnia pode matar. A primeira é quando ocorre estrangulamento do intestino. O segundo caso é quando há a obstrução intestinal.

Consequências de uma Hérnia Inguinal não tratada | Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

38 questões relacionadas encontradas

Qual é o tipo de hérnia mais grave?

A hérnia inguinal encarcerada pode levar a uma situação muito mais grave, que se chama hérnia inguinal estrangulada. Neste caso o intestino ou outro órgão existente dentro da hérnia pode morrer, se o doente não for operado rapidamente.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar com uma hérnia?

A hérnia inguinal pode permanecer por muito tempo no organismo, sem trazer grandes consequências para o paciente. Isso nem sempre é garantido, porém, pois depende de como o órgão se movimenta e como afeta as estruturas ao redor.

É possível curar hérnia sem cirurgia?

Não existe nenhum medicamento, fisioterapia, exercício ou cinta capaz de tratar uma hérnia da parede abdominal.

Quando a hérnia deve ser operada?

Quando é preciso operar de hérnia? O tratamento cirúrgico é geralmente necessário para as hérnias do aparelho digestivo que causam sintomas significativos ou complicações, como obstrução intestinal, estrangulamento ou ruptura. Essas condições podem ser potencialmente graves e requerem tratamento imediato.

Como é a dor de hérnia?

Normalmente, as pessoas referem-se à hérnia toda vez que sentem dor no baixo abdômen após levantarem algum peso. Na maioria dos casos, porém, não se trata de hérnia já que sua principal característica é a ocorrência de inchaço. Se perceber inchaço no abdômen, acompanhado ou não de dor, procure assistência médica.

Quando a hérnia começa a doer?

O paciente com hérnia deve estar atento a alguns sintomas. “Entre eles dor intensa e aumento de volume mais acentuado no local da hérnia. Ainda sintomas de obstrução do intestino, vômitos e distensão abdominal podem estar presentes.

Onde dói a hérnia na barriga?

Ocorre na linha média do abdômen, acima do umbigo, e são, geralmente, pequenas. Alguns pacientes desenvolvem mais de uma hérnia epigástrica por vez. Essas hérnias geralmente não causam sintomas além de dor na parte superior da barriga.

Em que lado fica a hérnia?

As hérnias deste tipo são mais frequentes nos homens e do lado esquerdo do corpo, mas podem ocorrer em mulheres dos dois lados da virilha. Além disso, há dois tipos de hérnias inguinais. A hérnia inguinal direta é mais comum nos adultos e idosos.

Porque hérnia dá gases?

A hérnia pode conter alças intestinais no seu interior, causando por vezes obstrução do sistema digestivo com consequências muito graves.

É possível conviver com hérnia abdominal?

Sendo a hérnia caracterizada por um orifício na parede abdominal, originado por um enfraquecimento da região, não existe a possibilidade de a condição sumir sozinha. Logo, a resposta para o questionamento “a hérnia pode desaparecer?” é não.

Quando a hérnia afeta o intestino?

O intestino pode ser obstruído em caso de hérnia da parede abdominal causado uma complicação, conhecida como encarceramento. ✴ É caracterizado por uma alça do intestino ou de gordura, preso no anel herniário.

É possível viver com hérnia?

Hoje é aceitável que hérnias pequenas e assintomáticas, que não oferecem risco imediato para o indivíduo, possam ser acompanhadas. No longo prazo, a maioria dos portadores de hérnia pequena e assintomática desenvolvem dor e incomodo e precisarão buscar tratamento.

Quanto tempo dura a cirurgia de hérnia?

O procedimento dura cerca de duas horas e pode ser realizado, dependendo das características da hérnia inguinal, com o uso de anestesia local (somente na área da hérnia), regional (em uma região maior do corpo) ou geral (corpo inteiro).

Qual o risco de uma cirurgia de hérnia?

Quantas horas dura a cirurgia de hérnia e é uma cirurgia perigosa? Trás risco a vida do paciente? Toda cirurgia tem risco e eles podem ser diminuídos ou controlados, sendo importante um pré operatório bem feito com investigação de doenças cardíacas, Prostáticas, Renais, hepáticas etc.

O que é bom para sumir hérnia?

Tratamento: A cirurgia é o único tratamento que pode corrigir permanentemente uma hérnia abdominal. As hérnias não complicadas são tratadas por meio de cirurgias programadas, porém, há casos em que são necessárias cirurgias de emergência (por exemplo, quando ocorre estrangulamento).

Qual o melhor remédio para desinflamar hérnia?

Remédios anticonvulsivantes, como Gabapentina ou Pregabalina: são usados, neste caso, para aliviar a dor provocada pela compressão de nervos próximos da hérnia; Injeções de corticoides na coluna, como Betametasona ou Prednisona: para reduzir a inflamação no local da hérnia de disco.

Como cuidar de uma hérnia?

“O ideal é sempre evitar movimentos que provoquem aumento da pressão intra-abdominal, como levantar peso, por exemplo. A dor deve ser um sinal de alerta ao praticar atividades físicas permitidas, como tênis e natação, em caso de sintomas é necessário parar a atividade imediatamente”, explica.

O que faz uma hérnia crescer?

É possível que uma hérnia da parede abdominal cresça progressivamente devido ao aumento da pressão abdominal e enfraquecimento progressivo da musculatura. A hérnia é um ➡ defeito nos músculos que permite a passagem de uma porção de gordura ou de um órgão através dele.

Porque a hérnia volta depois da cirurgia?

A hérnia incisional é um problema que surge em alguns pacientes após um procedimento cirúrgico. Isso acontece devido a cicatriz gerada após uma incisão que em algum ponto não cicatrizou adequadamente. Assim, nota-se o surgimento de um nódulo na incisão ou próximo a ela.

O que fazer quando a hérnia está doendo muito?

Já em casos de dor INTENSA ou persistente é necessário buscar uma unidade de pronto-atendimento para verificar as possíveis causas da alteração, que pode ter sido causada pelo excesso de atividades físicas ou representar uma complicação da hérnia, como o encarceramento e o estrangulamento.

Artigo anterior
Para que serve Saw Palmetto 320mg?
Artigo seguinte
Quais os ritmos mais populares do carnaval?