O que uma cárie profunda pode causar?
Perguntado por: Andreia Cláudia Sá Rodrigues | Última atualização: 22. März 2022Pontuação: 4.2/5 (13 avaliações)
O dente com cárie profunda, além de gerar dor, pode atrapalhar na mastigação, o que pode levar à problemas digestivos. Pode evoluir também para processos infecciosos da polpa, podendo levar a uma contaminação da corrente sanguínea pelas bactérias presentes nessa infecção (bacteriemia).
O que acontece quando a cárie atinge o nervo?
Na maioria das vezes que a cárie atinge o nervo do dente (a polpa) a dor é intensa, espontânea, pulsante, se intensifica a noite ao deitar e dificilmente cessa com analgésicos e costuma durar 3 dias. As vezes pode acontecer a necrose do nervo pulpar e pode não exibir sintomas.
É possível morrer de cárie?
Uma simples cárie pode, sim, ser fatal. Foi o que causou a morte do ex-vocalista da banda Dominó Ricardo Bueno, aos 40 anos, em 2017 e o que preocupa a comunidade médica por ser uma porta de entrada para infecções em órgãos vitais e doenças mais graves.
Quando a cárie tá muito profunda?
A cárie, em estágio inicial, ataca o esmalte do dente, para apenas depois chegar em camadas mais profundas. Com o avanço da cárie, ela pode atingir outros elementos, como a dentina e a polpa do dente. Quando ocorre a contaminação da polpa, é necessário realizar o tão temido tratamento de canal.
O que acontece se não remover a cárie?
Se não for tratada, a cárie lesiona a camada da dentina, provocando dor e sensibilidade. Mais: o indivíduo mastiga menos e sabota a digestão. Em estágio avançado, ataca a polpa dentária, tecido mole com nervos e vasos sanguíneos, causando infecção.
Cárie dentária e sua influência sobre a saúde ©
É normal ter muita cárie?
Enquanto na minha infância quase todo mundo tinha cárie, hoje, felizmente, ela se manifesta em menor intensidade e em muito menos gente. No entanto, talvez porque ainda esteja fresco em nossa memória que a maior parte da população convivia com ela, acreditamos que ter o problema é normal.
Como saber se a cárie está grave?
A descoloração ou a presença de manchas escuras nos dentes é mais um dos sintomas da cárie que deve fazer você ficar atento. Se notar o surgimento de uma mancha, na dúvida, consulte seu dentista para avaliar que procedimentos podem ser realizados.
Como eliminar cáries profunda?
Essa remoção pode ser feita através de uma broca dentária, um laser ou até mesmo um gel papacárie. Além disso, em caso de uso de gel, o dentista limpa o dente com uma cureta ou raspa a área com um motorzinho.
Quando a cárie atinge a raiz?
A cárie radicular ou cárie na raiz do dente, caso se trate já de uma cárie profunda, é geralmente grave devido à sua proximidade com o nervo do dente e que ocorre quando a raiz já está exposta por retração da gengiva.
O que é uma restauração profunda?
A restauração consiste na reconstrução do dente ou de parte dele, seja em razão de um trauma ou da ocorrência de cáries. O dentista utiliza materiais como resinas ou amálgamas, que servem para cobrir espaços e garantir a proteção do local.
O que é cárie morta?
“Dente morto é aquele que não tem vitalidade pulpar, que é vulgarmente chamado de nervo”, explica o odontologista.
Quanto tempo a cárie demora para destruir o dente?
E sobre a dúvida de quanto tempo a cárie demora para destruir o dente, esse processo varia muito, mas geralmente leva meses ou anos. Dessa forma, se as bactérias tiverem infectado a polpa interna, nesse caso o dente vai precisar de um tratamento de canal, um processo mais complicado.
Qual o pior tipo de cárie?
Conheça a cárie dentária mais perigosa
As agudas são aquelas que devemos ter mais cuidado, pois a bactéria entra em contato com a polpa do dente, podendo causar uma pulpite - inflamação na região nervosa do elemento.
Como saber se o nervo do dente está inflamado?
O principal sintoma de pulpite é a dor no dente em que está havendo a inflamação e que pode ser mais frequente quando a pessoa mastiga ou come alimentos muito quentes ou muito frios. Em alguns casos, a pessoa pode também sentir dor na região próxima ao local da inflamação e inchaço.
O que é bom para matar o nervo do dente?
O tratamento endodôntico consiste na remoção da polpa inflamada ou infeccionada dos canais (Tirar o nervo do dente), desinfecção e obturação dos mesmos com um material que impede a proliferação bacteriana.
O que acontece quando a cárie chega no canal?
Quando um dente passa pelo tratamento de canal, ele perde toda sua terminação nervosa (a polpa) e, consequentemente, a capacidade de sentir dor ou qualquer incômodo vindo da cárie. "O paciente vai demorar mais tempo para diagnosticar, pois o dente não terá nenhuma sensibilidade", esclarece.
Quando o dente fica preto na raiz?
O dente preto na raiz é um sinal de alerta porque indica que algum problema está em curso, ou que estamos negligenciando o cuidado com nossa dentição.
O que é quando a raiz do dente fica preta?
As manchas extrínsecas são causadas pelo acúmulo de substâncias com corantes nas superfícies do esmalte dos dentes. Devido a sua alta concentração de acidez, bebidas como café, chá preto e refrigerantes podem alterar a pigmentação do dente.
Quanto tempo demora para uma cárie evoluir?
O desenvolvimento da cárie leva de algumas semanas até vários meses, mas a dor só aparece quando a “escavação” se aproxima da polpa do dente, um conjunto sensível de nervos e vasos sanguíneos.
Como matar a cárie caseiro?
Uma excelente forma de eliminar a cárie é usar o gel chamado Papacárie, que é feito à base de papaína, encontrada no mamão, que remove completamente a cárie do dente sem precisar de anestesia, nem usar a broca para raspagem do dente.
O que fazer quando a cárie atinge a polpa?
Quando essa polpa é contaminada pela cárie, é necessário fazer o tratamento desse local, o tão conhecido 'tratamento de canal'. “Esse processo carioso normalmente ocorre lentamente. Logo, pacientes que fazem consultas regulares ao dentista, têm uma menor chance de ficarem com cáries profundas”, explica.
Como saber o estágio da cárie?
- Fase um: Manchas brancas. ...
- Fase dois: Cárie do esmalte. ...
- Fase três: Cárie da dentina. ...
- Fase quatro: Invasão da polpa dentária. ...
- Fase cinco: Formação de abcesso. ...
- Fase seis: Perda do dente. ...
- Como prevenir a cárie dentária?
Por que algumas pessoas têm mais cáries?
Algumas pessoas possuem uma quantidade maior de bactérias q causam a cárie e dessa forma, são mais propensas a desenvolver a doença cárie. No entanto, outros fatores pracisam estar presentes para isso acontecer, como dieta rica em açúcar e falta de escovação.
Quem tem cárie pode beijar?
A cárie além de ser adquirida pela má higienização da boca, também pode ser transmitida pelo contato salivar. Beijar, compartilhar talheres, escovas de dente e até mesmo a prática de provar a comida do bebê antes dele comer são atitudes que podem influenciar na transmissão da cárie.
Quantas usinas nucleares existem no Japão atualmente?
Qual o recorde dos 100 metros rasos paralímpico para homens?