Quem pode representar o ofendido?

Perguntado por: Andreia Pinheiro Castro  |  Última atualização: 11. Mai 2024
Pontuação: 4.2/5 (24 avaliações)

A representação pode ser feita pela própria vítima ou pelo advogado constituído, em casos como o de crimes de injúria racial, ameaça e lesão corporal de natureza leve.

Quem pode representar o ofendido no Processo Penal?

O direito de representação poderá ser exercido, pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declaração, escrita ou oral, feita ao juiz, ao órgão do Ministério Público, ou à autoridade policial.

Quem poderá representar o ofendido para ofertar a queixa e no caso de morte fundamente?

No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por decisão judicial, o direito de oferecer queixa ou prosseguir na ação passará ao cônjuge, ascendente, descendente ou irmão.

Quem é o ofendido?

O ofendido é o sujeito passivo do crime, a vítima do ato infracional que teve o seu interesse ou bem jurídico violado diretamente. O Estado é o sujeito formal de toda prática delituosa, porque possui a prerrogativa de garantir o bem-estar da sociedade e, com isso, o direito de punir.

Como é feita a representação criminal?

Para representar criminalmente contra alguém não é necessário que a vítima constitua advogado, bastando dirigir-se ao órgão responsável por colher a representação e informar seu desejo de fazê-lo.

Processo Penal - Ação Penal - Representação do Ofendido

20 questões relacionadas encontradas

O que é a representação do ofendido?

A representação é a manifestação de vontade da vítima em autorizar a instauração do inquérito policial ou de uma ação penal. O não oferecimento da representação dentro do prazo de seis meses acarreta a extinção da punibilidade pela decadência.

Quais são os requisitos da representação?

Para ocorrer a representação, basta que um negócio jurídico tenha sido declaradamente celebrado em nome de um terceiro com o fim de que sobre tal pessoa recaiam os seus efeitos.

Qual a diferença entre vítima e ofendido?

Assim, a palavra vítima seria para os crimes contra a pessoa; ofendido, para os crimes contra a honra e contra os costumes; lesado, nos crimes patrimoniais; vítima e prejudicado, nos crimes de homicídio, sendo vítima o morto e prejudicado aquele que dependia financeiramente do morto.

Como fazer representação criminal na delegacia?

As vítimas devem registrar o boletim de ocorrência, e o advogado afirma que, durante o registro, elas já podem manifestar o desejo de representar contra a outra pessoa. "Eu oriento que as vítimas quando forem registrar o boletim de ocorrência já manifestem no próprio boletim o desejo de representar contra o acusado.

Quando o ofendido pode apelar?

1. O prazo para o Assistente de Acusação habilitado nos autos apelar é de 5 (cinco) dias, após a sua intimação da sentença, e terminado o prazo para o Ministério Público apelar.

Quanto tempo a vítima tem para representar?

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (18) o Projeto de Lei (PL) 1.713/2022, que amplia para 12 meses o prazo para que a mulher vítima de violência doméstica possa fazer a representação criminal.

Quais crimes não precisam de representação?

Crimes contra crianças e adolescentes, crimes eleitorais e crimes contra idosos são alguns exemplos de delitos que envolvem ação penal pública incondicionada. Isso significa que o Ministério Público pode agir de ofício, sem necessidade de provocação por parte da vítima ou de terceiros.

Quais crimes precisam de representação da vítima?

A ameaça, diferente da lesão corporal, ainda necessita que a vítima se manifeste expressamente desejando o processamento do acusado. Assim, é importante que a vítima, quando registrar um Boletim de Ocorrência por uma ameaça, para dar início ao processo penal, diga que deseja representar.

O que acontece quando a vítima não quer representar?

Se o Ministério Público ignora o fato de não haver representação do ofendido, impõe-se o reconhecimento da nulidade do processo desde o seu início. Evidentemente, a existência de representação não obriga o Ministério Público a promover a denúncia, devendo analisar se há justa causa para tanto.

É pública condicionada à representação do ofendido?

A ação penal pública condicionada é aquela que, embora deva ser ajuizada pelo MP, depende da representação da vítima, ou seja, a vítima tem que querer que o autor do crime seja denunciado.

O que diz o artigo 145 do Código Penal?

145 - Nos crimes previstos neste Capítulo somente se procede mediante queixa, salvo quando, no caso do art. 140, § 2º, da violência resulta lesão corporal.

Precisa de advogado para representação criminal?

Para esses crimes, basta que a vítima ou um terceiro vá à Delegacia ou ao Ministério Público e narre o fato. A partir daí o Estado já é obrigado a apurar e punir o crime. Nesses casos, a contratação de advogado ou a procura pela Defensoria Pública é dispensável.

Qual a diferença entre queixa-crime e representação?

Queixa-crime: é a petição inicial da ação penal privada. Deve, necessariamente, ser apresentada pelo querelante (ofendido) ou por seu procurador judicial. Denúncia: é a peça que dá início às ações penais públicas. O titular da denúncia – aquele que a apresenta – é sempre um representante do Ministério Público.

Quando cabe a representação criminal?

Para o exercício do direito de representação criminal, a legislação penal e processual penal estabeleceram, como regra geral, o prazo de 6 (seis) meses, contado do dia em que o ofendido veio a saber quem é o autor do crime, e não do dia da consumação delitiva (CP, art. 103; e CPP, art. 38).

Quais os direitos do ofendido?

A vítima tem o direito de receber assistência jurídica e esclarecimentos técnicos sobre o direito aplicável ao caso concreto. Ela também tem o direito de tirar dúvidas sobre o trâmite das investigações e do processo.

O que é oitiva do ofendido?

Momento da oitiva do ofendido

Segue com a inquirição das testemunhas arroladas pela acusação e pela defesa, nessa ordem, bem como com os esclarecimentos dos peritos, às acareações e ao reconhecimento de pessoas e coisas, interrogando-se, em seguida, o acusado (artigo 400).

O que fazer quando se sentir ofendido?

É importante manter a calma quando você estiver sendo provocado ou insultado, mesmo que o instinto o leve à raiva ou às lágrimas. Pessoas com esse tipo de atitude geralmente esperam uma reação. Mantenha a calma e com os pés no chão. Quando alguém o insultar, respire fundo algumas vezes antes de responder.

Quem pode exercer o direito de representação?

O direito de representação funciona por estirpes e os representantes ocupam o lugar do representado. Por exemplo, se A tiver dois filhos B e C e se C repudiar a herança de A e tiver 3 filhos, a herança irá ser dividida em 2 partes, cabendo aos 3 filhos de C aquilo a que este teria direito.

Quem pode ser o representante legal?

O representante legal é aquele a quem a norma jurídica confere poderes para administrar bens alheios, como o pai, ou mãe, em relação a filho menor (art. 1.690 -CC), quanto o tutor ao pupilo (art. 1.747, I - CC) e curador, no que concerne ao curatelado (art 1.774 - CC).

Qual é o documento que comprove a representação legal?

Qual documento que comprove a representação legal? Para reconhecer a representação legal, o INSS exige que o representante apresente uma procuração ou termo de tutela, com firma reconhecida em cartório, além dos documentos pessoais de ambos, representante e representado.

Artigo anterior
Qual o papel das válvulas encontradas nas veias principalmente nos membros inferiores?
Artigo seguinte
Onde foi a primeira Escola de Serviço Social?