O que são dormentes ferroviários?

Perguntado por: José Azevedo Martins  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (13 avaliações)

Os dormentes são elementos instalados nas vias metro-ferroviárias para suportar as cargas dos trens transmitidas pelos trilhos, fazendo sua distribuição no lastro de brita ou em lajes de concreto. São usados para manter a bitola (distância entre rodas) e buscam ainda manter o alinhamento e o nivelamento dos trilhos.

Qual a função do dormentes?

Dormentes são as peças retangulares colocadas transversalmente à via férrea e sobre as quais ou trilhos assentam e são fixados, este item tem como objetivo não permitir que a bitola se alargue, ou seja, manter a bitola em seu tamanho padrão, e também tem como objetivo suportar os esforços aplicados pelo trilho e ...

Como são feitos os dormentes?

As cruzetas, assim como os dormentes, são feitas de madeira de lei como a própria peroba, o ipê, jacarandá, carvalho, angelim, dentre outras.

Quais os tipos de dormentes?

  • 1 – Dormente de Madeira.
  • 2 – Dormente de Cimento.
  • 3 – Dormente de Aço.
  • 4 – Dormente de Polímero.

Por que se chama dormente?

E que dormente vem do Latim DORMIENS, particípio presente de DORMIRE, “dormir”, com um final não relacionado com a outra palavra.

DESCUBRA DE UMA SÓ VEZ OS TIPOS DE DORMENTES FERROVIÁRIOS

42 questões relacionadas encontradas

O que é dormente de madeira?

Os dormentes de madeira são peças de madeira-de-lei, utilizadas comumente em linhas ferroviárias. Ao serem substituídos, encontrar reutilização em projetos paisagísticos e de decoração.

Como tratar dormentes?

Para os dormentes que estão em contato, quase que direto com o solo e expostos às intempéries, o melhor tipo de tratamento é oleoso (creosoto). Entretanto, deve-se também, atentar para o fator “Resistência Mecânica” da madeira.

O que é dormentes de concreto?

Os dormentes são elementos instalados nas vias metro-ferroviárias para suportar as cargas dos trens transmitidas pelos trilhos, fazendo sua distribuição no lastro de brita ou em lajes de concreto. São usados para manter a bitola (distância entre rodas) e buscam ainda manter o alinhamento e o nivelamento dos trilhos.

Quanto tempo dura um dormente de concreto?

Dentre as vantagens dos dormentes de concreto podemos citar a longa vida útil (50 anos ou mais), grande estabilidade para a via, fixações precisas e resistentes pois são incorporadas já na concretagem, permite a existência do circuito da via e não sofrem danos por fogo acidental.

Quanto tempo dura um dormente?

Os dormentes fabricados a partir de madeiras comuns duram de 5 a 6 anos, e os dormentes não tratados possuem uma vida útil de 2 a 10 anos.

Quanto tempo dura um dormente de trem?

“Em média, um dormente tratado dura 20 anos”, explica. “Já um dormente sem tratamento, feito de madeira boa, dura sete anos.” Caso seja de madeira de qualidade inferior, como o eucalipto, a durabilidade é muito reduzida.

Qual o peso de um dormente de concreto?

Na análise estratégica e econômica deve-se considerar que o dormente proposto (330 kg) possui o peso 8% inferior ao dormente tradicional (357 kg), o que proporciona uma grande economia no transporte dos produtos acabados.

Qual o tamanho de um dormente?

Qual é a dimensão e peso de um dormente? Temos duas medidas padrão. 0,16 x 0,22 x 2,00 metros e 0,17 x 0,24 x 2,80 metros, respectivamente 80Kg e 130Kg.

Qual é o peso de um trem?

No caso de linhas modernas, as quais permitem trens de 30 toneladas por eixo, podem circular vagões com eixos para 30 toneladas os quais transportam um peso total de 120 toneladas.

O que passar para tratar a madeira?

Como tratar a madeira de Eucalipto e Pinus
  1. Se possível faça o gradeamento da madeira. O ato de gradear a madeira, possui como objetivo a diminuição de sua umidade, evitando assim o surgimento de cupins. ...
  2. Utilize óleo queimado. ...
  3. Utilize um fungicida. ...
  4. Tratamento da Madeira de Eucalipto e Pinus em Autoclave.

Como tratar madeira crua tronco de árvore?

Para isso, é preciso deixar o tronco secando bastante, seja no sol ou na sombra. Depois, remova ferpas e eventuais rebarbas com uma lixa bem grossa. Feito isso, hora de proteger a madeira! Essa proteção pode ser feita através de Verniz e de Stain.

Como tratar madeira peroba?

Para quem tem esse tipo de madeira em casa, é recomendado tomar cuidado com a utilização de panos úmidos, pois a madeira molhada favorece a proliferação de microrganismos. Caso seja utilizada em ambientes externos e estejam sujeitos a chuvas e ventanias, é recomendado que seja passado verniz para proteger a madeira.

O que fazer com dormentes de madeira?

Dormentes de madeira são peças retiradas de trilhos de trem, e que precisam ser repostas periodicamente. Ao invés de serem desperdiçados, os dormentes podem ser utilizados na decoração, seja no piso, em cercas, pergolados ou até como parte de móveis.

Quais são os materiais mais utilizados para a fabricação de dormentes no Brasil?

Madeira. Os dormentes de madeira são os mais utilizados no Brasil, principalmente, pelo baixo custo. Eles são destacados pela sua resistência e elasticidade; promovendo uma grande capacidade de suportar vibrações oriundas de ações de veículos ferroviários.

Qual madeira dormente de trem?

Há muito tempo, a utilização da madeira de eucalipto como dormente é realizada com sucesso em vários países, como Austrália, Portugal, França Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Argentina e Uruguai.

Qual madeira trilho de trem?

Dormentes, são madeiras de demolição que já foram utilizadas em ferrovias. Normalmente são feitas com madeira de lei, mas por já terem sido usadas (demolição), sua comercialização é permitida, sem necessidade de documentação específica.

Porque colocar madeira para segurar os trilhos do trem?

E, nos períodos de maior intensidade de chuva sobre os trilhos, elas causam o patinamento das rodas, impedindo o trem de sair do lugar, além de aumentar a dificuldade de drenagem da via. Esse acúmulo de água também leva ao apodrecimento precoce dos dormentes – aquelas peças de madeira que ficam sob os trilhos.

O que é uma via permanente?

Via permanente é a denominação utilizada para o conjunto de camadas e de elementos que possibilitam a passagem de trens. ... Nestes locais, a infraestrutura, composta por lastro, sublastro, subleito e obras localizadas abaixo do lastro, é formada portanto pelo conjunto de elementos constituídos por materiais particulados.

Quais os principais elementos da via permanente?

A via permanente é composta pelos trilhos, dormentes, lastro, sub-lastro e sub-leito, além das fixações e placas de apoio que unem os trilhos aos dormentes.

Como é formada uma via ferroviária?

As ferrovias ou estradas de ferro são um sistema de transporte sobre trilhos. Esse sistema é formado por várias partes, como a via férrea, estações e pátios, material rodante (locomotivas, carros e vagões) e equipamentos diversos.

Artigo anterior
Como funciona o prazo de validade de medicamentos?
Artigo seguinte
Quais são os efeitos do clonazepam?