O que substitui cujo?

Perguntado por: Eduardo Jorge de Leal  |  Última atualização: 11. Januar 2022
Pontuação: 5/5 (55 avaliações)

1 de que, das quais, da qual, de quem, do qual, dos quais. Dito-cujo: 2 fulano, dito-cujo, cara, indivíduo, pessoa, sujeito, tipo.

O que pode substituir a palavra cuja?

1 de que, da qual, das quais, de quem. Dita-cuja: 2 dita-cujo, fulana, cara, sujeita, pessoa, indivídua, tipa.

O que pode substituir e?

1 também, e também, com, mais. Exemplo: Meu irmão e meu pai já estão chegando. Indica bem como: 2 bem como, assim como, tal como, como, como também, tal e qual, tal qual, que nem.

O que substituir o Pará?

1 com destino a, em direção a, na direção de, no sentido de, a, em. Exemplo: Eu vou agora para a empresa. Preposição que indica proximidade: 2 prestes a, quase a, na iminência de, próximo de, a ponto de.

Como substituir alguns?

Sinônimo de alguns
  1. poucos, um pequeno número de, um número reduzido de. Exemplo: Tenho alguns amigos. ...
  2. uns. Exemplo: Estavam alguns alunos no portão do colégio? ...
  3. quaisquer, certos, determinados. ...
  4. nenhuns. ...
  5. um pouco de, um tanto de, não muitos, um pingo de, um bocado de.

Uso do pronome "cujo" - Brasil Escola

20 questões relacionadas encontradas

O que pode substituir além?

1 além disso, além do mais, além de que, além disto, além de tudo, para mais, de mais a mais, aliás, ademais, demais, mais, também, e depois, depois, ainda, fora, outrossim, ora.

O que quer dizer a palavra cuja?

Significado de Cuja

pronome relativo Da qual, das quais, de quem, de que: o benefício foi atribuído à filha cuja família morreu no acidente. [Gramática] Usado para indicar posse, através da relação entre dois substantivos; o primeiro, em relação ao segundo, indica consequência, qualidade, condição, sentimento etc.

O que significa cujas na Bíblia?

Cujo. Cujo significa "o respectivo, o qual, os quais", aquele, entre outras palavras, quer dizer que estas se referindo ao que foi dito anteriormente ao uso desta palavra.

Como se classifica a palavra cuja?

2. Cujo pode ser classificado como determinante relativo. Esta classificação dá conta do seu funcionamento como especificador do nome, dada a sua ocorrência pré-nominal. ... Cujo pode ser classificado como pronome relativo, na medida em que tem sempre um nome como antecedente.

Como usar de cujo?

“Cujo” só é utilizado quando se indica posse, isto é, se algo pertence a alguém. A concordância em gênero e número é feita com a palavra seguinte ao “cujo”. Ex: O projeto, cujo funcionário responsável está viajando, já está pronto.

Quando usar de antes de cujo?

O pronome relativo cujo é usado para indicar posse. Relaciona dois substantivos, indicando que o substantivo anterior tem a posse do substantivo posterior: O pai cujo filho nasceu.
...
É possível a presença de preposições antes do pronome cujo:
  1. de cujo;
  2. em cujo;
  3. a cujo;
  4. com cujo,
  5. contra cujo.

Pode usar de antes de cujo?

O pronome não aceita artigo nem antes, nem depois. Ele pode, no entanto, ser precedido de preposição. ex: O autor a cujo trabalho me referi se mudou para Londres.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Por que junto ou separado?

já o porquê, explicativo, é o porquê da resposta. Aquele que se escreve sempre junto (porque), visto que substitui a conjunção “pois” ou, na sua versão causal, “como”. Esse porquê tem como particularidade nunca ser acentuado; e.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Porque no sentido de pergunta?

Porque (junto e sem acento)

Trata-se de Conjunção Explicativa ou Causal utilizada para responder a qualquer pergunta, dúvida ou questionamento. Seu efeito de sentido é equivalente a “pois”, “uma vez que”. Exemplos: Não estou vindo trabalhar porque fiquei adoecido.

É correto utilizar na qual?

De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Quando se deve usar crase?

Uso obrigatório da crase
  1. Quando o verbo exigir preposição a e a seguir houver um artigo a e um substantivo feminino. Exemplos: ...
  2. Em expressões que indiquem hora. Antes de locuções indicativas de horas, o acento grave deve ser utilizado. ...
  3. Em locuções femininas que indicam modo, tempo e lugar. ...
  4. Antes das palavras casa e terra.

Qual é a classe gramatical de que?

⇒ Pronome indefinido: nesse caso, pode funcionar como pronome substantivo ou pronome adjetivo: ⇒ Pronome substantivo: equivale a que coisa. Quando for pronome substantivo, a palavra que exercerá as funções próprias do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc.) Que aconteceu com você?

Como se classifica a palavra cuja sílaba tônica é a antepenúltima?

→ Proparoxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica aparece na antepenúltima sílaba.

O que é um galardão na Bíblia?

Galardão significa recompensa por serviços relevantes que foram prestados. É uma espécie de prêmio; uma distinção pela realização de algum trabalho.

Qual é a mensagem que a Bíblia deixa para nós?

A nossa vida e tudo que fazemos está nas mãos d'Ele. Ele é onisciente, onipotente e onipresente. Por isso, sabemos que, ao fim de cada dia, nos recolhemos para o nosso descanso e dormimos, mas só acordamos vivos e renovados porque assim o Senhor nosso Deus nos permitiu.

O que significa ser bíblico?

Significado de Bíblico

adjetivo Relativo à Bíblia, à Sagrada Escritura, obra sagrada para os cristãos que contém o Antigo e o Novo Testamento: preceitos bíblicos. Cujo objeto de estudo é a Bíblia: estudos bíblicos. Que se assemelha à Bíblia, ao seu estilo de escrita, à época e aos costumes nela representados.

Artigo anterior
Quantas espécies de serpente tem no Brasil?
Artigo seguinte
Qual a competência da Vara cível?