O que Sócrates defendia sobre a educação?
Perguntado por: Igor Duarte Matias Gaspar | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.1/5 (9 avaliações)
O processo de formar o indivíduo para ser cidadão e sábio devia começar pela Educação do corpo, que permite controlar o físico. Já para a Educação do espírito, Sócrates colocava em segundo plano os estudos científicos, por considerar que se baseavam em princípios mutáveis.
O que pensava Sócrates sobre a educação?
Segundo Sócrates, ele nada ensinava, apenas ajudava as pessoas a tirarem de si mesmas opiniões próprias e limpas de falsos valores, pois o verdadeiro conhecimento tem de vir de dentro, de acordo com a consciência.
O que pensava Platão sobre a educação?
Platão tem uma proposta educacional bem clara e que esta ligada ao Estado Ideal. Para ele a educação ideal deve estar atrelada a forma de governo, que ele mesmo vai conceber e idealizar. A concepção de educação deve estar no processo educativo feito a partir das etapas ou como ele mesmo propõem em períodos.
Como Sócrates e Platão trata a educação?
Como Sócrates, Platão rejeitava a educação que se praticava na Grécia em sua época e que estava a cargo dos sofistas, incumbidos de transmitir conhecimentos técnicos - sobretudo a oratória - aos jovens da elite, para torná-los aptos a ocupar as funções públicas. ... Para Platão, "toda virtude é conhecimento".
O que defendia o Sócrates?
Ele buscava a virtude e a virtude não nasce da riqueza nem do culto ao corpo, tão próprio dos atenienses da época. O corpo tem que ser um instrumento da alma, da sabedoria. Conhecer a si mesmo é conhecer a própria alma. A missão de Sócrates é conhecer a realidade humana, investigar o homem e a sua alma.
D07 - Filosofia da Educação - Sócrates
O que é que os sofistas defendiam?
Diferente dos filósofos que buscavam uma verdade absoluta, os sofistas defendiam que não se pode conhecer o Ser, por exemplo, mas só ter opiniões subjetivas sobre a realidade, e, diante disso, asseguravam que, para se relacionar com o mundo e com os humanos, os homens devem valer da linguagem para persuadir sobre as ...
Qual foi a contribuição de Sócrates para a educação?
As principais contribuições do método de Sócrates são: a) Partir da experiência do estudante e, este busca respostas em seus próprios conhecimentos e experiência; b) desperta o pensamento crítico, pos o professor analiza as possíveis conseqüências da intervenção do aluno e dar ênfase ao processo de raciocínio do ...
Como Platão ensinava?
Filosofia. Platão e a Academia, O método socrático e a matemática, o verdadeiro conhecimento, vida intelectual, a contemplação das idéias, os discursos escritos. Tendo como pressuposto que Platão equipara virtude a conhecimento, e que a coragem está ao lado da razão, é a razão quem deve governar a alma.
Por que Platão é considerado o primeiro pedagogo?
O grande filósofo grego Platão (427-347 a.C.), fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. É considerado o primeiro pedagogo da Humanidade, por ter concebido um sistema educacional, que uniu a ética e a política.
Qual era o pensamento de Platão?
O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.
Qual é a proposta de Platão para a educação da Polis?
Platão defendia que toda educação era de responsabilidade estatal e, ainda, reivindicava o acesso universal à educação e a mesma instrução para meninos e meninas.
Qual o sentido de educação para Platão e para Aristóteles?
Platão tinha em mente um ideal de BEM SUPREMO para a vida. Enquanto para Aristóteles, a educação não deve ser de um ideal utópico de vida, sabendo da imperfeição humana, essa seria amenizada com a educação. Seu “ideal” poderia ser alcançado com um estado virtuoso.
Qual a importância de Sócrates para o pensamento filosófico e educacional?
Sócrates foi um dos maiores nomes da filosofia. Afinal, ele possuía uma vasta visão humana e gravou seu nome na história junto com Platão e Aristóteles. O filósofo também possui uma gigantesca importância no campo da ética e moral, conhecimento humano, entre outras áreas do conhecimento.
Qual era o pensamento de Aristóteles sobre a educação?
Dentro dessa fisiologia política de Aristóteles, a educação entra como aquela capaz de desenvolver as condições necessárias para a segurança do regime e para a saúde do Estado. É a educação que fornece unidade orgânica ao Estado; ela deve ocupar toda a vida do cidadão, desde a sua concepção.
Como e por que o método criado por Sócrates é adequado para ser utilizado pela escola tradicional desde a antiguidade até nossos dias?
Sócrates deu uma imensa contribuição para a educação de hoje onde o indivíduo busca em si próprio uma forma de coerência com suas idéias. Tal contribuição foi com o método criado por ele chamado maiêutica. Pois o método é o caminho a seguir, para chegar à verdade nas ciências.
Em que surgiu o pedagogo?
O termo pedagogia surgiu na Grécia. Segundo Jaeger (1986), a origem da problemática pedagógica também seria grega, com origem nos sofistas, que teriam trazido ao plano das ideias, da sua elaboração consciente, o fazer da educação. Roma incorporou o termo e a problemática pedagógica.
Porque Platão diz ser a educação um passo importante para se amar?
Platão diz que a nossa alma precisa sofrer uma conversão para sair da caverna, isto é, para sair do mundo sensível e atingir o mundo inteligível. Essa conversão ao inteligível será um trabalho ao mesmo tempo, político, ético e pedagógico. A educação em Platão será pois, uma conversão da alma.
Como Platão compreende a relação entre filosofia e educação?
Educação e filosofia não eram, nem são, caminhos que andam em direções opostas, pois estavam olhando o homem em sua existência como tal. ... É o exemplo da Maiêutica de Sócrates, os Diálogos de Platão, a Metafisica de Aristóteles e diversas outras obras que seguiram, depois dos clássicos, do pensamento filosófico.
Qual é o legado para a educação das contribuições de Sócrates e Aristóteles?
Seu legado de conhecimento obtido pela observação, método e lógica seguem desde a antiga Grécia como fundamentos indispensáveis da boa ciência. Para pensar - Aristóteles acreditava que educar para a virtude era também um modo de educar para viver bem – e isso queria dizer, entre outras coisas, viver uma vida prazerosa.
Como nasce a pedagogia socrática?
O método socrático era desenvolvido por meio de diálogos críticos com seus interlocutores. O filósofo estabelecia dois momentos básicos, dividindo esses diálogos em: ironia e maiêutica. “Para interpretá-lo corretamente é preciso que nos remetamos ao novo conceito de psyché: A alma e o cuidado da alma” 11 .
Qual era o principal objetivo dos sofistas?
O objetivo principal desses filósofos era ensinar seus discípulos a derrubarem seus oponentes, por meio do uso de palavras e da articulação dos argumentos, e a buscarem pela excelência.
Quais são as principais características dos sofistas?
O sofista ficou marcado pela capacidade em argumentar sobre diversos temas, incluindo astronomia, matemática, pintura e poesia. A capacidade de argumentar sobre vários assuntos era atribuída à boa memória. Os sofistas ensinavam sobre política, música, poesia por meio da retórica e oratória.
Qual era o objetivo de estudo dos sofistas?
O objetivo dos sofistas seria, pela visão de filósofos como Aristóteles, apenas o de vencer o debate, sem preocupar-se com a busca pela verdade. Por esta razão, a expressão "sofisma" existe hoje para identificar uma argumentação rebuscada, porém sem fundamentação sólida.
Qual foi a importância de Sócrates para filosofia?
Sócrates é ainda creditado por Aristóteles como o primeiro filósofo a buscar definições universais para as virtudes morais, tendo contribuído para as área da epistemologia, procurando entender a extensão do conhecimento humano; política, em que defendia o filósofo como governante ideal, sendo interpretado por alguns ...
Qual a importância do pensamento socrático?
Sócrates, em sua filosofia, busca o autoconhecimento, o desenvolvimento da virtude e a felicidade através da maiêutica, demonstrando em sua própria existência que essa busca é entrelaçada com o processo educativo do ser humano.
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