O que significam as siglas nas embalagens de óleos lubrificantes?
Perguntado por: Matilde Érika Esteves de Pinho | Última atualização: 30. März 2022Pontuação: 4.6/5 (17 avaliações)
Em termos de viscosidade, temos a classificação da Society of Automotive Engineers (SAE), que identifica se um óleo é monoviscoso ou multiviscoso. O grau de viscosidade é apresentado pela letra “W”, seguidos por números como, por exemplo, 15W-40, 5W-30, 20W-50, e assim por diante.
O que significa as siglas do óleo lubrificante?
Na sigla 5W-40, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso, enquanto o segundo número aponta a viscosidade do óleo a 100°C, quando o veículo já está em movimento.
O que significa as siglas dos óleos de motor?
As siglas utilizadas (SL, SM e SN, por exemplo) são índices que classificam o tipo de óleo de acordo com suas propriedades. O API (American Petroleum Institute) se refere a modernidade, e, quanto maior a letra, melhores aditivos ele terá. Essa informação fica sempre no lado inferior direito da embalagem.
O que significa 15w 40 no óleo?
Ou seja: um óleo de classificação 15W40 tem viscosidade 15 quando em temperatura ambiente (é mais grosso) e 40 quando o motor está em funcionamento (é mais fluído). O W na classificação vem do termo em inglês Winter, que significa inverno.
O que significam as siglas referentes a viscosidade estampadas nas embalagens dos óleos lubrificantes?
SAE é a sigla para a Society of Automotive Engineers, instituição responsável por padronizar e classificar a viscosidade dos óleos lubrificantes automotivos. A viscosidade SAE é representada por letras e números.
LETRAS DO ÓLEO ENTENDA TUDO! Características e Propriedades do lubrificante. API, SAE, Viscosidade
O que quer dizer a viscosidade do óleo?
Viscosidade, em termos técnicos, significa a resistência de um determinado fluído ao escoamento. ... O grau de viscosidade do óleo lubrificante fornece informações sobre a sua fluidez em baixas temperaturas e a proteção ao motor em altas temperaturas.
O que significa Ilsac?
Certificação concedida pelo Comitê Internacional de Padronização e Aprovação de Lubrificantes (International Lubricant Standardization and Approval Committee), a ILSAC é uma entidade conjunta dos fabricantes de veículos automotores dos Estados Unidos e do Japão, que cria e estabelece os níveis mínimos de desempenho ...
Qual a diferença entre óleo 15W 40 e 20W50?
Assim, no caso de ser recomendado o 15W40, tanto pode ser usado em substituição um 10W40 (mais fluido a frio, igual a quente) quanto um 15W50 (igual a frio, mais viscoso a quente), mas não um 5W30 (fluido demais a quente) ou um 20W50 (grosso em excesso a frio).
Qual a diferença do óleo 10w40 e 15W50?
Sendo assim, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso. Já o segundo número aponta a viscosidade do óleo à 100 graus C°, quando o veículo já está em movimento.
Qual a diferença entre o óleo 10w40 E o 15W40?
2- Qual a diferença do óleo 15w40 para o óleo 10w40? ... No caso específico da comparação entre os óleos 15w40 e 10w40, o segundo é mais fluido em temperaturas frias que o primeiro, muito embora ambos funcionem da mesma forma em temperaturas mais elevadas.
Qual a diferença do óleo SJ e SL?
Quando há dois números, o que vai antes da letra W revela a viscosidade em baixas temperaturas e o que vai depois, em temperatura de serviço. O padrão de performance mais comum no mercado brasileiro é o API, que atualmente começa no nível SJ (o mais baixo), passa por SL, SK e SM e vai até o SN (o mais elevado).
O que significa óleo 5W-30?
O óleo de motor 5W-30, possui um grau “5” no frio (a letra “W”, vem de WINTER, que significa inverno), que o torna menos viscoso (ou mais fino) a baixas temperaturas quando comparado à um 10W-30, por exemplo.
Qual a diferença entre o óleo 5w30 e 10w40?
Há dois números que definem a viscosidade de um óleo. ... Quanto menor o número, melhor ele fluirá. Assim, um 5W-30 fluirá mais facilmente do que um 10W-30 nas temperaturas de partida. Um 10W-30 fluirá mais facilmente do que um 10W-40 nas temperaturas normais de funcionamento do motor.
O que significa ISO 68?
Enquanto a nomenclatura SAE se refere aos lubrificantes automotivos, a Norma ISO define a viscosidade para os lubrificantes industriais. ... Assim, se o óleo é Vg 68, significa que a viscosidade média dele a 40ºC é de 68 cSt.
O que significa 20W 40?
Observação: na descrição “óleo SAE 20W-40” por exemplo, a letra “W” do termo 20W vem da palavra em inglês “winter“, que significa inverno, depois dele o número seguinte (40) faz referência para óleo de verão, como complemento para identificação.
O que significa 5w40?
O que realmente significa 5w40? O "W" significa "Winter" (inverno em inglês), o número anterior indica a viscosidade (ou espessura) do óleo a baixas temperaturas (daí o W), e o número seguinte indica viscosidade a temperaturas mais altas (150oC em média), quando o motor está realmente em execução.
Quais carros usam óleo 10W40?
- Óleo de Motor 10W40 F1 Master SM Sintético Ipiranga.
- Produto:
- Óleo de Motor 10W40 F1 Master SM Sintético Ipiranga.
- Aplicação: Citroën, Fiat, Nissan, Subaru, Peugeot, Renault, Volkswagen.
- Especificação Técnica: • Marca: Ipiranga. • SAE 10W40, API SM.
Quantos km faz o óleo 10W40?
Óleo Semi-sintético -10W40; deve ser trocado entre os 10.000 e os 12.500 KM. Óleo sintético - 5W40; deve ser trocado entre os 15.000 e os 17.500 KM.
Qual a diferença entre o óleo 15w50 e 20w50?
O número que vem antes indica a viscosidade do óleo quando frio. O número seguinte indica sua viscosidade em altas temperaturas. Quanto maior for o número, mais grosso e viscoso é o óleo.
Quando posso usar o óleo 20W50?
Um óleo de motor 20W-50 é tipicamente usado em veículos mais antigos ou em climas particularmente quentes. O Castrol GTX 20W-50 foi especialmente formulado para ajudar a prolongar a vida útil do seu motor, mantendo-o sem resíduos mesmo quando estiver operando em temperaturas extremamente altas.
Quando usar o óleo 20W50?
Desde que ele não exija que se complete o cárter com freqüência cada vez maior. Neste caso, se o motor começa a queimar muito óleo, vale a pena aumentar a viscosidade pra 20W50 ou 25W60. Entretanto, não há essa recomendação de mudar ou aumentar a aditivação do óleo quando o motor atinge elevada quilometragem.
O que acontece se colocar óleo mais fino no motor?
A viscosidade diferente comprometerá a lubrificação. Um fino demais pode subir para a câmara de combustão e queimar junto com o combustível. Além disso, o óleo errado causa depósito de verniz e de borras e provoca entupimentos. Em casos extremos, o motor pode fundir.
O que é Ilsac GF-5?
A categoria ILSAC GF-5 para óleos lubrificantes utilizados em carros de passeio que está sendo desenvolvida nos Estados Unidos está inicialmente programada para iniciar os licenciamentos em Outubro de 2010, mas já existe pressão para antecipar a primeira licença para agosto de 2010.
O que é Ilsac GF 4?
Lubrificante mineral multiviscoso de elevado desempenho para uso nos motores a gasolina, etanol, flex e GNV.
Qual a diferença entre o óleo sintético e semissintético?
O óleo semissintético, por conter óleo de origem mineral em sua composição, também tem uma maior probabilidade de gerar a borra, mas de forma reduzida e após um período de uso mais longo. Por outro lado, o óleo sintético é o que apresenta o melhor desempenho em relação à produção de resíduos no motor.
Qual o quinto maior país do mundo?
Quais são as parcelas indenizatórias?