Quais as duas capitanias hereditárias que foram Bem-sucedidas?

Perguntado por: Letícia Liliana Azevedo Nogueira Cunha  |  Última atualização: 4. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (50 avaliações)

Das quinze capitanias, apenas duas delas foram bem-sucedidas: Capitania de Pernambuco – comandada por Duarte Coelho, responsável por introduzir o cultivo da cana de açúcar. Capitania de São Vicente – comandada por Martim Afonso de Sousa, graças ao tráfico de indígenas que realizavam naquelas terras.

Porquê Portugal implantou o sistema de capitanias hereditárias no Brasil?

Os portugueses instalaram as capitanias hereditárias no Brasil porque o comércio de especiarias na Índia estava em declínio e os territórios portugueses eram constantemente invadidos pelos franceses.

Quantas capitanias foram Bem-sucedidas?

Somente duas foram bem-sucedidas: Capitania de Pernambuco, comandada por Duarte Coelho, responsável por introduzir o cultivo da cana de açúcar; Capitania de São Vicente, comandada por Martim Afonso de Sousa, graças ao tráfico de indígenas que realizavam naquelas terras.

Porque o sistema de capitanias hereditárias fracassou?

As capitanias também fracassaram pela inexperiência administrativa dos donatários. A falta de recursos também foi um grande impeditivo, assim como a falta de comunicação, seja interna, seja com a Coroa. Por fim, os conflitos com os indígenas também foram um fator relevante para o fracasso das capitanias.

Como foi a divisão das capitanias hereditárias?

A presença portuguesa concentrava-se nas feitorias, localizadas no litoral. ... Com isso, o rei português decidiu dividir o território em 15 lotes, que foram distribuídos em 14 capitanias diferentes, cuja administração ficou sob responsabilidade dos capitães-donatários.

Capitanias Hereditárias - Brasil Escola

45 questões relacionadas encontradas

Quais foram as capitanias hereditárias que prosperaram?

Pernambuco e São Vicente foram as capitanias que mais prosperaram. Nelas haviam ocorrido experiências de ocupação agrícola desde o período da colonização acidental. Apesar de enfrentarem problemas comuns aos das demais capitanias, Duarte Coelho e Martim Afonso de Sousa obtiveram sucesso.

Quando acabou o sistema de capitanias hereditárias?

As últimas capitanias hereditárias a passar para o domínio direto da coroa foram: a Capitania de São Vicente (vendida em 1709 pelo Marquês de Cascais à coroa portuguesa para a criação da capitania de São Paulo e Minas de Ouro), a Capitania do Espirito Santo (comprada pela coroa em 1715), a Capitania de Pernambuco (em ...

Qual era a principal diferença entre o sistema de capitanias hereditárias e o governo geral?

Uma primeira diferença é que o governo da capitania era hereditário, enquanto o governador-geral era nomeado pela Coroa. Além disso, a partir do modelo de Governo Geral, este órgão assumia maiores responsabilidades em relação à defesa da Colônia, como no caso da expulsão dos franceses no Rio de Janeiro.

Qual foi o sistema que substituiu as capitanias hereditárias?

O Governo-Geral foi um modelo administrativo que a Coroa de Portugal implantou na América Portuguesa em 1548. Esse governo foi estabelecido a fim de substituir e complementar o sistema de Capitanias Hereditárias, que não havia dado o retorno esperado.

O que eram as sesmarias e para que foram doadas?

Sesmaria era um lote de terras distribuído a um beneficiário, em nome do rei de Portugal, com o objetivo de cultivar terras virgens. Originada como medida administrativa nos períodos finais da Idade Média em Portugal, a concessão de sesmarias foi largamente utilizada no período colonial brasileiro.

Quantos eram os donatários e quantos lotes receberam?

Os donatários eram fidalgos leais ao rei de Portugal e membros da alta aristocracia, que receberam da coroa portuguesa extensos lotes de terra (total de 14) no Brasil Colonial, entre os anos de 1534 e 1536. Estes territórios eram chamados de capitanias hereditárias.

Quantas capitanias não prosperaram?

Capitanias hereditárias que prosperaram

As capitanias não foram um empreendimento de grande sucesso. Das 14 capitanias instaladas, apenas as capitanias de São Vicente e de Pernambuco tiveram relativo grau de sucesso.

Como se chamavam os lotes nos quais o Brasil foi dividido por que receberam esse nome?

O Brasil foi dividido em 14 Capitanias Hereditárias, totalizando 15 lotes doados a figuras importantes da corte portuguesa, chamados de donatários. As capitanias eram hereditárias porque a terra passava de pai para filho.

Qual era a finalidade das capitanias hereditárias?

Essa proposta consistia em dividir o Brasil em quinze grandes faixas de terra, que foram entregues à responsabilidade dos donatários. A função deles era desenvolver economicamente a região e promover o desenvolvimento populacional de suas capitanias.

Qual o objetivo da criação das capitanias hereditárias?

Povoar a colônia e dividir a administração colonial eram os objetivos principais e, apesar disso, as capitanias hereditárias não sobreviveram por muito tempo, duraram apenas dezesseis anos. Elas motivaram o desenvolvimento das vilas, que aos poucos viraram províncias e depois fundaram alguns estados do Brasil.

O que foi a administração do Brasil chamada de capitanias hereditárias?

As capitanias hereditárias eram uma forma de administração do território colonial português na América. ... Nela definia-se que o donatário era a autoridade máxima judicial e administrativa da capitania. Era ele que controlava a escravização indígena, a aplicação da justiça, penas e recolhimento de impostos.

O que é o governo geral?

O Governo-Geral foi um modelo administrativo implantado por Portugal no Brasil em 1548. ... Com a criação do Governo-Geral, o rei de Portugal ordenou a construção de uma nova capital para o Brasil: Salvador. O Governo-Geral foi criado por Portugal em 1548 com o objetivo de centralizar ainda mais a administração colonial.

Quais são as atribuições do governo geral?

Governador-geral é o funcionário administrativo supremo de uma grande área. O cargo foi utilizado primeiramente no contexto do colonialismo, quando o governador-geral era o representante máximo da autoridade administrativa da potência colonial, às vezes com competências de um vice-rei.

Onde foi construída a primeira sede do governo geral no Brasil?

A sede do governo-geral foi erguida na baía de Todos-os-Santos, em 1549. A nova cidade foi chamada de Cidade do Salvador. Essa foi a primeira capital do Brasil. Tomé de Sousa enfrentou a resistência de alguns donatários — como Duarte Coelho, de Pernambuco —, que se recusavam a aceitar sua autoridade.

Quantas e quais são as capitanias hereditárias?

Entre 1534 e 1536 , foram distribuídas 14 capitanias: 1- Primeira do Maranhão , doada a João de Barros e Aires da Cunha ; 2- segunda do Maranhão , a Fernando Alvares de Andrade ; 3- Ceara , Antônio Cardoso de Barros ; 4- Rio Grande , a João de Barros ; 5- Itamaracá , a Pêro Lopes de Sousa ; 6- Pernambuco ou Nova ...

Quem eram os homens bons e qual era seu espaço de atuação?

As câmaras e os vereadores

Conhecidos popularmente como “homens bons”, estes vereadores eram pessoas ricas e influentes (geralmente grandes proprietários de terras) da vila, ou seja, integrantes da elite colonial. Somente os integrantes desta elite colonial podiam ser eleitos para exercer o cargo de vereador.

Qual era o nome dos lotes?

O nome era Capitanias.

Quais as capitanias que prosperaram porque as demais não prosperaram?

Os donatários, por tanto, eram de confiança do rei. O número de donatários era 12. Dessas 15 capitanias, apenas 2 prosperaram: a capitania de São Vicente e a capitania de Pernambuco. Essas 2 capitanias ( de São Vicente e de Pernambuco ), só conseguiram prosperar, graças ao cultivo de cana-de-açúcar.

Qual nome dos administradores que receberam os lotes?

O sistema de capitanias hereditárias consistia na distribuição de lotes de terra para grupos heterogêneos que viam a possibilidade de enobrecimento com aquisições territoriais no Novo Mundo; a partir de então, eram chamados de donatários.

Quais são os deveres dos donatários?

Tinham o dever de povoar, repartir as terras, entregar colonos, explorar economicamente recursos naturais, defender o seu território e manter ordem, aplicando justiça, sendo-lhes vedadas apenas as penas de talhamento de membros e de execução.

Artigo anterior
O que comer depois de cirurgia no dente?
Artigo seguinte
Qual é a pontuação máxima do judô?