O que significa o termo polidipsia?

Perguntado por: Fernando Nascimento Borges  |  Última atualização: 8. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (47 avaliações)

Significado de Polidipsia
substantivo feminino [Medicina] Sede excessiva persistente; sintoma de diabetes mellitus descompensada. Etimologia (origem da palavra polidipsia). Do grego polus + dipsa.

Qual é o significado de polidipsia?

Polidipsia é a condição que ocorre quando uma pessoa tem sede excessiva e por causa disso acaba ingerindo quantidade exagerada de água e outros líquidos.

Porque polidipsia em diabetes?

No caso do diabetes melito, a polidipsia decorre da perda de água pela urina acompanhando a eliminação urinária de glicose (glicosúria) em excesso no plasma (aí acumulada em decorrência da doença). Quando o açúcar sobe no sangue e falta insulina, ele passa para a urina.

O que é poliúria e polidipsia?

Polidipsia: aumento da ingestão de água, compensatório à poliúria; Polifagia: aumento anormal do apetite e ingestão de alimentos, atitudes compensatórias à perda de energia na forma de glicose pela urina (glicosúria);

Quais medicamentos causam sede excessiva?

Alguns medicamentos, como é o caso dos diuréticos, lítio e antipsicóticos, por exemplo, podem causar muita sede como efeito colateral.

Sintomas de diabetes descompensado - poliúria e polidipsia

28 questões relacionadas encontradas

O que pode causar excesso de sede?

Ansiedade, consumo exagerado de sal ou alimentos condimentados, uso de medicamentos e até o calor. São vários os motivos que podem levar as pessoas a sentirem sede. Mas é preciso estar atento! Uma vontade exagerada de beber líquidos pode ser sinal de doença.

O que pode ser sentir muita sede?

Sentir sede é algo extremamente normal, e serve como um lembrete diário para ingerirmos água. E a ingestão de água é um hábito extremamente importante e necessário para a nossa sobrevivência. Porém, às vezes, o nosso corpo, por algum motivo, sente mais necessidade de ingestão de água do que o normal.

O que significa o termo poliúria?

O que é poliúria? Poliúria é o termo médico utilizado para designar os casos em que o paciente passa a eliminar quantidades excessivas de urina, por algum motivo. Para que a poliúria seja confirmada, pacientes adultos precisam eliminar mais do que 3 litros de urina por dia, e crianças, entre 2 e 2,5 litros por dia.

O que é Poliuri?

A produção de urina em excesso, conhecida cientificamente como poliúria, acontece quando se faz mais de 3 litros de xixi em 24 horas e não deve ser confundida com a vontade frequente para urinar em quantidades normais, também conhecida como polaquiúria.

Quais são os 4 P do diabetes?

Os sintomas clássicos de diabetes são: poliúria, polidipsia, polifagia e perda involuntária de peso (os “4 Ps”). Outros sintomas que levantam a suspeita clínica são: fadiga, fraqueza, letargia, prurido cutâneo e vulvar, balanopostite e infecções de repetição.

Por que o diabético sente muita sede?

Por que a diabetes causa sede e fome? Dois dos sintomas do diabetes descompensado são fome e sede exageradas, consequências do esforço do organismo para eliminar o excesso de açúcar, como explica a endocrinologista Mariana Guerra: “A insulina abre a porta da célula para a glicose entrar.

O que é poliúria e polidipsia de que forma esses sintomas estão relacionados ao diabetes?

Em uma grande parcela das pessoas que tem diabetes mellitus, a doença ocorre de maneira assintomática. Quando os sintomas surgem, os principais são: Poliúria: Sintoma que se caracteriza por uma grande eliminação de urina. Polidipsia: Sintoma que se caracteriza pela sede excessiva.

O que provoca a Nocturia?

A principal causa da noctúria é o envelhecimento e o enfraquecimento dos músculos da pelve, além das alterações no funcionamento dos rins que são característicos da idade. Entretanto, a noctúria também pode acontecer em pacientes que fazem o uso de medicamentos diuréticos ou mesmo para controlar a pressão arterial.

O que é polifagia na enfermagem?

A polifagia, também conhecida por hiperfagia, é um sintoma que se caracteriza por fome excessiva e uma vontade de comer considerada superior ao normal, que não passa mesmo que a pessoa coma.

É normal a presença de glicose na urina?

Quando o limiar de reabsorção renal é ultrapassado (entre 160 mg/dL e 180 mg/dL), o excesso de glicose será encontrado na urina. A condição mais comum que encontramos para esse fato é a presença de diabetes mellitus, devido a uma deficiência ou falta da produção do hormônio insulina levando a glicemias elevadas.

Qual sintomas de cistite?

Sintomas da cistite
  • Necessidade urgente de urinar com frequência;
  • Escassa eliminação de urina em cada micção;
  • Ardor ao urinar;
  • Dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre;
  • Febre;
  • Sangue na urina nos casos mais graves.

O que quer dizer Hematuria na urina?

Quando existe uma presença anormal de eritrócitos (glóbulos vermelhos) na urina, diz-se que estamos na presença de hematúria, ou seja, sangue na urina. A hematúria pode ser visível macroscopicamente (a olho nu) ou apenas detectada microscopicamente (em análises realizadas à urina).

O que pode ser poliúria?

Poliúria é um sinal clássico de diabetes mellitus que está sem tratamento ou mal controlada. Em adultos, a diabetes mellitus e o uso de medicamentos diuréticos (como a hidroclorotiazida, por exemplo) são as causas mais comuns de poliúria.

O que pode ser muita vontade de beber água?

Beber muita água pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água.

Porque bebo água e continuo com sede?

Doenças como esquizofrenia, transtorno bipolar ou depressão podem levar ao desenvolvimento de sede insaciável e ao consumo exagerado de água, esse sintoma é denominado potomania. A potomania não está relacionada com desidratação ou aumento da concentração do sangue e, sim, a um desequilíbrio neuro-humoral direto.

O que pode ser boca seca e muita sede?

É bastante comum a sensação de boca seca quando sentimos sede. Mas a falta de lubrificação bucal, que também é conhecida como xerostomia ou hipossalivação, pode ocorrer por diversas razões, entre elas destacam-se o uso de alguns medicamentos, estresse ou sintomas de doenças como diabetes.

O que fazer para matar a sede?

De acordo com Silke Restemeyer, da Sociedade Alemã de Nutrição, as infusões de ervas, chá de frutas sem açúcar, e os sumos com água são calmantes perfeitos da sede. “Essas bebidas proporcionam ao corpo líquidos necessários, se tomados ao longo do dia”, explica a especialista.

É normal sentir muita sede durante a noite?

Diferentes condições clínicas podem ocasionar esse tipo de sintoma de sede excessiva. Entre as causas mais comuns de excesso de sede (polidipsia) destacam-se o diabetes mellitus descompensado e o diabetes insipidus central ou nefrogênico.

Como identificar uma pessoa com diabetes?

A diabetes pode ser diagnosticada por meio de alguns exames, como por exemplo:
  1. Teste da picada do dedo: Normal até 200 mg/dL a qualquer hora do dia;
  2. Exame de sangue da glicose com jejum de 8 horas: Normal até 99 mg/dL;
  3. Teste de tolerância à glicose: Normal até 140 mg/dL 2 horas após o exame e 199 mg/dL até 4 horas;

Como diminuir a Nocturia?

Para reduzir a micção durante a madrugada, além de deixar de beber líquidos após às 18h, é importante evitar alimentos estimulantes no período da noite, como café, chá preto, refrigerantes, bebidas alcoólicas, alimentos cítricos e comidas apimentadas.

Artigo anterior
Como ganhar armazenamento no google drive?
Artigo seguinte
Qual a temperatura do inverno no Alasca?