Por que nos processos iniciais de lesão de cárie aparecem uma mancha branca?

Perguntado por: Anna Bruna Guerreiro Baptista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (33 avaliações)

A mancha branca está relacionada com a perda de mineral pelo esmalte que, quando diagnosticada em sua fase inicial, ainda apresenta-se parcialmente desmineralizada sendo passível de remineralização (GUIRADO et al., 2006).

Como tratar mancha branca de cárie?

Na microabrasão, através do uso de químicos, é possível remover a camada mais superficial do esmalte ou retirar, apenas, a parte afetada pela mancha branca. Em alguns casos, no final do tratamento, o dentista pode aplicar flúor, sendo excelente para a proteção da sua boca.

O que é lesão de mancha branca?

As lesões de mancha branca indicam o início da cárie dental. Para a realização de um diagnóstico preciso das lesões iniciais de cárie é necessário que se realize uma profilaxia prévia ao exame dental, e o campo deve estar seco e iluminado adequadamente. As lesões de mancha branca podem estar ativas ou inativas.

Por que a cárie no início da sua manifestação apresenta aspecto branco e rugoso?

A aparência clínica dessas lesões brancas ou manchas brancas é causada pela perda da subcamada de esmalte, resultando na perda da translucidez19. Segundo Maltz e Carvalho20 (2003) manchas rugosas e opacas indicam lesões ativas, enquanto que manchas lisas e brilhantes indicam lesões inativas.

Porque tenho uma mancha branca no dente?

As três principais causas das manchas brancas nos dentes são: cárie, excesso de flúor ou alteração na formação do esmalte, podendo surgir tanto nos dentes de leite quanto nos dentes permanentes.

Diagnóstico - Manchas Brancas

24 questões relacionadas encontradas

Porque as lesões iniciais de cárie em esmalte são mais esbranquiçadas?

A mancha branca está relacionada com a perda de mineral pelo esmalte que, quando diagnosticada em sua fase inicial, ainda apresenta-se parcialmente desmineralizada sendo passível de remineralização (GUIRADO et al., 2006).

Quais as fases da cárie?

Os estágios das cáries dentárias
  • Fase um: Manchas brancas. ...
  • Fase dois: Cárie do esmalte. ...
  • Fase três: Cárie da dentina. ...
  • Fase quatro: Invasão da polpa dentária. ...
  • Fase cinco: Formação de abcesso. ...
  • Fase seis: Perda do dente. ...
  • Como prevenir a cárie dentária?

Quais são os tipos de cárie?

Os tipos de cárie são:
  • Cárie coronária — é o tipo mais comum. Ocorre tanto em criança como em adultos. ...
  • Cárie radicular — à medida que envelhecemos, a gengiva se retrai, deixando partes da raiz do dente expostas. ...
  • Cárie recorrente — a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes.

Como executar o diagnóstico diferencial das lesões de mancha branca?

A primeira atitude ao se detectar visualmente uma mancha branca é evitar fazer a inspeção dela com a sonda exploradora, uma vez que os cristais de esmalte já fragilizados podem ser fraturados nesse procedimento e o que era para ser apenas uma mancha se transforma em cavitação.

Como saber se a mancha branca e cárie?

A diferença entre estas duas manchas se dá pela área do dente em que são localizadas: as manchas brancas de cárie são encontradas, em sua maioria, na região do dente próxima ao contorno gengival (região onde ocorre o maior acúmulo de placa bacteriana), na região de sulcos oclusais e entre os dentes.

Como é feita a Fluorterapia?

  1. Profilaxia Profissional.
  2. Deixar cadeira odontológica na posição vertical, reduzindo a possibilidade de ingestão do produto.
  3. Secar bem as superfícies dos dentes.
  4. Selecionar a moldeira.
  5. Colocar o gel na moldeira (em média 2 a 2,5 ml do gel)
  6. Introduzir e posicionar corretamente as moldeiras, manter o sugador em posição.

Como saber se é cárie ou mancha?

O principal sintoma de cárie é a dor de dente, no entanto outros sinais e sintomas que podem surgir e serem indicativos de cárie são:
  1. Dor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;
  2. Presença de furinhos em um ou mais dentes;
  3. Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;
  4. Sensibilidade ao tocar num dente;

Como tirar mancha branca do dente caseiro?

Uma boa solução caseira para tirar manchas dos dentes é esfregar morango nos dentes antes da escovação porque o morango tem propriedades que retiram o tártaro e as manchas dos dentes, deixando-os mais claros e limpos. Preferencialmente deve-se escolher os morangos de produção orgânica porque são livres de toxinas.

Como tirar cárie sozinho caseiro?

Uma excelente forma de eliminar a cárie é usar o gel chamado Papacárie, que é feito à base de papaína, encontrada no mamão, que remove completamente a cárie do dente sem precisar de anestesia, nem usar a broca para raspagem do dente.

Como é feito o diagnóstico diferencial da fluorose?

O diagnóstico diferencial entre as opacidades do esmalte não induzidas e as induzidas por flúor é realizado a partir do estabelecimento de diferenças referentes à simetria (simétricas ou assimétricas) e aos padrões das lesões presentes (padrões discretos ou opacidades).

Como é feita a microabrasão?

A técnica de microabrasão do esmalte divulgada por Croll & Cavanaugh3, foi descrita como um procedimento pelo qual uma pequena camada superficial do esmalte, que apresenta alguma forma de alteração - cor, estrutura ou desmineralização -, é removida por meio da ação conjunta de um agente erosivo (ácido) e um agente ...

Como identificar lesão cariosa?

Este método de detecção de cárie baseia-se na diferença de condutividade elétrica entre a região hígida e cariada em um mesmo dente. A resistência do esmalte diminui com o aumento da porosidade. Portanto, quando o esmalte está desmineralizado, a condutividade elétrica do dente aumenta.

Qual é a cor da cárie?

A cárie apresenta alteração da cor do dente semelhante a uma mancha branca. Esta mancha branca indica a desmineralização do dente. Pode observar-se também um pequeno orifício. Mais tarde podem surgir lesões e manchas escuras.

O que é cárie primária?

A cárie dentária é uma destruição dos tecidos calcificados do dente (chamados de esmalte, dentina e cemento) através do ataque dos ácidos produzidos por bactérias presentes na boca. Essa produção de ácidos é maior com o consumo de açúcar e em casos onde há falta de higiene bucal.

O que é cárie primária e secundária?

Sendo assim, como o nome sugere, a primária é a primeira a aparecer, e surge na boca, causando uma lesão nas superfícies dentárias que, a princípio, estão intactas. Por outro lado, a secundária acomete principalmente as extremidades das restaurações dentárias com o dente.

Quanto tempo a cárie destrói um dente?

Com o tempo, o dente pode se decompor até a raiz. Quanto tempo isso pode levar vai variar de pessoa para pessoa. A cárie pode cavitar no dente até causar dor, e isso em questão de meses ou anos. Um jeito de prevenir as cavidades é reduzindo a quantidade de placa e bactérias na sua boca.

Quanto tempo a cárie demora para destruir o dente?

E sobre a dúvida de quanto tempo a cárie demora para destruir o dente, esse processo varia muito, mas geralmente leva meses ou anos. Dessa forma, se as bactérias tiverem infectado a polpa interna, nesse caso o dente vai precisar de um tratamento de canal, um processo mais complicado.

Quanto tempo o dente fica com cárie até virar um canal?

Embora uma cárie possa levar entre 2 e 3 anos a penetrar no esmalte, num só ano pode passar da dentina à polpa e inclusive afectar uma área muito maior. Por isso, a cárie da raiz que se inicia na dentina pode destruir em pouco tempo grande parte da estrutura do dente.

Por que a cárie e preta?

A cor negra deve-se à melanina, hemina e sulfuretos ferrosos. Estas manchas não estão associadas ao aparecimento da cárie dentária. Para a remoção da mesma é necessário recorrer ao seu Higienista ou Médico Dentista, que o fará através de um polimento adequado.

Como reverter lesão de cárie inicial?

Uma das formas de tratar as cáries precoces é usando fluoreto e técnicas de remineralização. Contudo, tendo por norte o conceito de odontologia minimamente invasiva, que resguarda a estrutura do dente, a opção de tratamento micro invasivo da doença cárie que utiliza um infiltrante resinoso é aconselhado 10. 5,7,11.

Artigo anterior
Qual curso pode fazer com 17 anos?
Artigo seguinte
Como se classificam as circunstâncias?