Como resolver trinca no concreto?

Perguntado por: Filipe Pacheco  |  Última atualização: 14. April 2025
Pontuação: 4.3/5 (36 avaliações)

O método mais utilizado para o selamento e tratamento de fissuras no concreto é o de injeção. Os sistemas de injeção de resinas permitem preencher as fissuras de uma maneira rápida, efetiva e duradoura e, por isso, é o método mais indicado para esses casos.

Como tratar fissuras em paredes de concreto?

Quando a fissura for menor ou igual a 1mm de largura, deve-se tapar com um tipo de massa flexível, recomendada para pequenas fissuras. Quando a fissura for maior que 1 mm de largura, deve-se tapar com um reparo estrutural flexível de maior penetração, recomendado para as fissuras mais críticas.

Como fazer tratamento de trinca?

Com uma espátula em formato “V” (conhecida “abre trincas”), abra a fissura em toda a sua extensão, removendo todo o acabamento da parede e também a pintura nas laterais da abertura. Com um pincel, a depois com um pano úmido, limpe toda a abertura feita, eliminando partículas que venham a prejudicar o acabamento.

É normal o concreto trincar?

Existem vários motivos sobre a ocorrência de fissuras no concreto, mas a principal é a retração comum. A retração ocorre na secagem do concreto, e isso ocorre de maneira NÃO natural, seja causado pelo vento, temperatura, e umidade relativa.

O que fazer para o concreto não trincar?

3- Realizar a cura do concreto corretamente

Existem outros meios de garantir que não apareçam fissuras ou trincas na semana seguinte à concretagem, como, por exemplo, colocar areia molhada ou papelão encharcado em cima dos elementos de concreto.

Corrigir reboco sem precisar removê-lo da parede!

27 questões relacionadas encontradas

O que causa trinca no concreto?

Fatores como chuvas, insolação, tremores de terra e outros fenômenos naturais podem favorecer o desgaste do cimento e o aparecimento de rachaduras e fissuras ao longo do tempo. Por isto, se tornam extremamente importantes o preparo, a colocação e a manutenção correta do concreto.

Por que o cimento trinca?

A reação aquece o material, que se dilata. “A dilatação faz com que ele se expanda milimetricamente para depois contrair-se com seu resfriamento; este movimento elástico do material é o que provoca as fissuras”, confirma Thiago Barreto. Portanto, é importante prestar atenção no processo de cura do cimento.

O que é fissura do concreto?

A fissuração no concreto é o primeiro estágio de uma falha estrutural. As aberturas geralmente são mais finas, de até 1 milímetro, e alongadas. Já as trincas são uma sequência das fissuras e ocorrem quando essa abertura aumenta de 1 para 3 milímetros. Esse tipo de abertura chega a dividir a estrutura.

Quando uma trinca na laje é perigoso?

As trincas são aberturas mais acentuadas e profundas, de 0,5 a 1,5 mm. Podem ser visualizadas a olho nu e são bem mais perigosas que as fissuras pois já ocorreu a ruptura do elemento estrutural e podem afetar a segurança da peça. As rachaduras são fendas com abertura superior a 1,5 mm, profundas e bem destacadas.

O que causa rachaduras na laje?

FATORES DE RISCO

Diversos elementos podem ocasionar o aumento da temperatura no concreto, tanto de origem externa quanto interna. “Do ponto de vista externo, as oscilações climáticas extremas, aliadas à baixa umidade do ar e à ação do vento, são fatores agravantes”, explica Sergio.

Qual o melhor produto para fechar trinca?

A Suvinil Selatrinca é ideal para isso, já que veda as trincas nas paredes. A trinca na parede é um problema que pode afetar a qualidade da pintura e gerar retrabalho. Com a Suvinil Selatrinca, é possível garantir que a superfície esteja pronta para receber as demãos de tinta.

Como consertar rachaduras estruturais?

Em casos superficiais, as rachaduras podem ser corrigidas com o uso de materiais específicos, como tintas emborrachadas, fita tela de fibra de vidro, curativos para parede, sela-trincas e massa acrílica.

Como impermeabilizar trinca?

Quando a laje do seu imóvel apresenta trincas, a melhor forma de protegê-la é por meio do uso da Injeção de Poliuretano, considerada como uma das melhores opções de impermeabilizantes do mercado.

Qual a diferença entre trincas e fissuras?

Fissura: é o início de um possível problema. Ela corresponde a aberturas finas (de até 1 mm) e são alongadas. Na maior parte das vezes elas são superficiais e não são perigosas. Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca.

Qual a diferença entre fissuras trincas e rachaduras?

As fissuras podem se tornar trincas, que além de maiores, são também mais profundas. As trincas, por sua vez, podem evoluir para rachaduras, que são identificadas mais facilmente por poderem permitir a passagem das intempéries para o interior das edificações.

Qual a melhor marca de sela trinca?

Suvinil Selatrinca preenche as trincas de paredes de alvenaria por meio de partículas emborrachadas, que combate infiltrações. É um produto com elasticidade, que acompanha a movimentação natural das trincas e fissuras. Repara Trinca Quartzolit é uma massa acrílica elástica para a correção de fissuras e trincas.

Quando a trinca é preocupante?

Fissuras e trincas não representam alertas graves. Isso porque, não são sinais de comprometimento na estrutura do imóvel. Entretanto, se evoluírem com o tempo, aí sim, se tornam preocupantes. Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal.

O que é bom para passar na trinca da laje?

Aplique o Base Coat usando uma desempenadeira para pressionar o produto contra a trinca, de forma que penetre e preencha todo o espaço. Cole a Fita Telada Dryfit Plus em toda a extensão da trinca e reaplique o Base Coat Highflex de forma que cubra toda a trinca e a fita. Isso dará resistência ao reparo.

Qual a rachadura mais perigosa?

Fissuras recortadas que se movem em uma direção diagonal ou que parecem um conjunto de escadas subindo sua parede podem ser um sinal de movimento estrutural e podem ser um pouco mais graves do que as fissuras que simplesmente sobem e descem.

É normal o concreto da laje rachar?

Ainda que o seu planejamento de obra seja o melhor possível, as trincas podem aparecer na laje. Isso ocorre quando alguma tensão pressiona o material e ele se abre para aliviar a força — o que ocasiona não só as trincas, mas também rachaduras e fissuras diversas. Em caso de rachaduras, o problema é sério e estrutural.

Como saber se a fissura é estrutural?

Preste atenção na direção das rachaduras, quando apresentadas na diagonal saindo dos cantos de portas, janelas e outras aberturas, também são um forte indício que a estrutura está danificada, o mesmo se aplica para trincas.

É normal viga trincar?

Essas trincas podem ocorrer devido à vários fatores, dentre eles: mal dimensionamento da viga (erro na bitola ou no número de barras de aço), aplicação de sobrecarga no decorrer da obra que não foi prevista em projeto, carregamento precoce da estrutura e finalmente por erros de concepção estrutural.

Como saber se a laje está comprometida?

“Rachaduras transversais e transpassantes, aquelas que eu vejo o outro lado da parede, e estalos são sinais bem importantes de que a ruína pode ocorrer”, acrescenta o coronel Rossano. Os estalos podem, inclusive, mudar a frequência de acordo com a gravidade da situação.

O que fazer quando o reboco trinca?

Remova o revestimento/acabamento antigo, em uma faixa de 10cm de ambos os lados da trinca, até atingir o reboco. Logo após aplique fundo o preparador de paredes nesta área. Aplique o selante adequado, se retrair após a secagem, aplique uma nova demão.

Quando o piso começa a rachar?

Existem diversos fatores que podem ocasionar rachaduras no piso, sendo que muitas deles se devem a fatores anteriores à concretagem e ao assentamento do piso. Além disso, é possível destacar que questões externas, como umidade, calor e peso, também podem causar desgaste no piso e provocar rachaduras.

Artigo anterior
Quanto custa o spotify premium duo?
Artigo seguinte
Como saber se o processo foi encerrado?