O que significa gL gG?

Perguntado por: Gaspar André de Brito  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (35 avaliações)

gL/gG” – Fusível para proteção de cabos e uso geral (atuação para sobrecarga e curto) “aR” – Fusível para proteção de semicondutores (atuação para curto)

O que representam as gL gG no dimensionamento de fusíveis?

“gL/gG” – A primeira letra é um g minúsculo que indica que a atuação é contra sobrecarga e curto. A segunda letra é L e G que indica que este fusível é para proteção de cabos e uso geral.

O que é fusível gG?

"gL/gG"- Fusível para proteção de cabos e uso geral (Atuação para sobrecarga e curto)

Como é feito um fusível?

O fusível é um corpo oco, como um cano de vidro ou plástico muito pequeno. Dentro contém um elo condutor metálico, feito de chumbo ou estanho. O elo fica conectado a duas cápsulas de metal, localizadas nas duas extremidades.

O que é fusível ultra rápido?

Fusível Ultra Rápido

Conforme o próprio nome sugere, o fusível do tipo ultra rápido possui como a sua principal característica, a ação ultra rápida em casos de curto circuito e sobrecorrente.

O que é "GG" ?

15 questões relacionadas encontradas

Como identificar fusíveis ultra rápido?

Nos fusíveis que atendem a norma IEC60269-2-1 (NBR11841) a faixa de interrupção e a categoria de utilização (Curva tempo x Corrente), foram determinadas combinações de duas letras e não as denominações "retardados","rápidos", “com retardo” e “ultra-rápidos".

Quais os tipos de fusível?

Os fusíveis são formados por: base, porta-fusível, anel de proteção, elo fusível e indicador. Os tipos mais comuns de fusíveis são: NH, D e ultrarrápido.

Porque fusível queima?

O que pode queimar um fusível? Um fusível pode explodir se um componente consome uma corrente elétrica mais alta do que a projetada.

Onde é o fusível?

Normalmente, a caixa de fusível fica no cofre do motor ou embaixo do painel.

O que é um fusível D?

Fusível tipo D:

Os fusíveis D são utilizados na proteção de curto-circuito em instalações elétricas, são bastante seguros, permitindo o seu manuseio sem riscos de choque.

Como saber se o fusível queimou?

Um fusível queimado mostrará uma resistência muito alta (infinito). Para medir a resistência de qualquer componente elétrico, ele deve ser desconectado do circuito elétrico. Você não pode medir a resistência enquanto o componente estiver conectado ou ligado.

O que um fusível?

Fusíveis são dispositivos de segurança que protegem os circuitos elétricos contra os danos que podem ser causados por uma sobrecarga de corrente elétrica.

Quais são os critérios de dimensionamento dos fusíveis?

Ifusível ≥ 20% > Inominal: sempre dimensionar o fusível para uma corrente no minimo 20% maior que a corrente do circuito que ele protege, assim evitando que ele possa fundir com qualquer alteração no circuito (seja um envelhecimento prematuro, etc), assim evitando sua vida útil. Trabalhar no limite nunca é bom.

Quais são os parâmetros utilizados para o dimensionamento dos fusíveis?

Tempo de fusão virtual (tempo e corrente de partida): Os fusíveis devem suportar, sem fundir, o pico de corrente de partida (Ip) durante o tempo de partida do motor (Tp). Com os valores de Ip e Tp entramos na curva para dimensionar o fusível. corrente no mínimo 20% superior a corrente nominal (In) do motor.

Como especificar um fusível?

Assim, a principal especificação de um fusível é a corrente em que ele queima ou “abre”, interrompendo a sua circulação. Esta corrente, para os tipos comuns pequenos pode variar entre 50 mA até 10 A. A marcação de valores da corrente normalmente é feita numa parte em que possa ser gravada, conforme mostra a figura 3.

O que faz queimar o fusível do carro?

Quase sempre ocorre por esmagamento de chicote ou aquecimento, derretendo a capa do fio. Esse é um caso de procura. Mas leia no manual do seu carro o que esse fusível está protegendo.

Porque o fusível do carro derrete?

Provavelmente, esse fusível que está esquentando rápido demais está sinalizando um circuito sobrecarregado. Isso acontece quando um dispositivo extra é adicionado a ele, como a lâmpada xenon.

O que acontece se colocar um fusível de maior amperagem?

Ae você instala um maior. E quando o sistema sobrecarregar ou superaquecer não vai queimar fusível, vai derreter a fiação.

Qual a diferença entre fusível DIAZED e NH?

Os fusíveis conhecidos como NH são de ação retardada. Os fusíveis conhecidos como DIAZED podem ser de ação rápida, para operação em circuitos sem picos de corrente, e de ação retardada para circuitos com corrente de pico menor que 200 A.

Como funciona o fusível tipo rolha?

Tipo rolha – corpo de porcelana com os contatos sendo realizados através de rosca de fixação ao soquete e de um terminal na parte inferior. O elo fusível é constituído de liga de chumbo-estanho. São encontrados nas correntes nominais de 10, 15, 20, 25 e 30 ampères. ... O elo fusível pode ser de chumbo-estanho ou cobre.

Onde usar fusível ultra rápido?

Efeito Ultra Rápido- apropriados para instalações industriais na proteção de semicondutores, tiristores, GTO'S e diodos (Equipamentos com circuitos eletrônicos) que precisam de corte rápido em caso de curto para não danificar esses circuitos eletrônicos.

Qual a cor do fusível?

Tabela de fusíveis (cores e amperagens):

Vermelho – 10 Amperes. Azul – 15 Amperes. Amarelo – 20 Amperes. Transparente – 25 Amperes.

Qual a principal funcionalidade do fusível?

O fusível é um dispositivo de segurança de um circuito elétrico, que tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito, quando a corrente ultrapassar o limite permitido pelo fusível, evitando assim um curto-circuito.

Qual a importância do fusível no circuito elétrico?

O fusível para circuito elétrico é um dispositivo que tem o objetivo de proteger a rede elétrica contra um curto-circuito e sobrecarga de longa duração. O fusível para circuito elétrico é formado por um corpo oco, que pode ser um plástico pequeno ou um cano de vidro.

Artigo anterior
O que é um risco no ambiente de trabalho?
Artigo seguinte
Qual é a cidade mais importante do Nordeste?