É possível a aplicação de pena inferior a mínima na segunda fase da dosimetria da pena?

Perguntado por: Yasmin Victória Melo Santos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (48 avaliações)

É possível a aplicação de pena inferior à mínima na segunda fase da dosimetria da pena. Apenas à confissão qualificada se impõe a incidência de atenuante na segunda fase da dosimetria da pena.

É possível que a pena fica abaixo do mínimo nas primeira e segunda fases do cálculo de pena?

Das regras que ditam a sistemática da aplicação da pena no Código Penal, não se existe qualquer proibição para que a pena possa ser reduzida aquém do mínimo legal na segunda fase de aplicação da pena, nem mesmo de maneira implícita – o que seria discutível do ponto de vista da legalidade estrita.

É possível reduzir a pena abaixo do mínimo legal?

Circunstância atenuante não pode reduzir pena-base abaixo do mínimo legal. A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reiterou o entendimento da Corte de que circunstância atenuante não pode levar à fixação da pena-base abaixo do mínimo legal.

Pode aplicar duas agravantes?

Não há qualquer ilegalidade a ser sanada no reconhecimento das duas agravantes, tampouco no quantum estabelecido pelas instâncias ordinárias - 4 (quatro) anos - para o aumento em decorrência das mesmas, que mostra-se razoável e proporcional no caso concreto.

É possível romper os limites mínimos e máximos da pena?

Sim, porque as qualificadoras, que implicam a fixação de novos limites mínimo e máximo de pena (v.g., o homicídio qualificado por motivo fútil – CP, art.

Cálculo da Pena - 2ª Fase de Dosimetria da Pena (Prof. Jeferson Júnior)

18 questões relacionadas encontradas

É possível aplicar a pena acima do máximo legal?

VIII - O aumento da pena acima do máximo previsto no tipo penal é permitido somente na terceira fase da dosimetria da pena, mediante o reconhecimento de causas de aumento.

Pode elevar a pena acima do máximo previsto em lei?

podem elevar a pena acima do máximo previsto em lei para o crime, do mesmo modo que as causas de aumento. não incidem nos crimes culposos, salvo a reincidência. serão consideradas na fixação da pena-base. sempre preponderam sobre as circunstâncias atenuantes, no caso de concurso entre umas e outras.

Pode aplicar duas atenuantes?

59 do Código Penal , estando a pena-base dosada de forma adequada e proporcional, não há que se falar em redução para o mínimo legal - Havendo duas circunstâncias atenuantes, preponderantes, em favor do réu (art. 65 , incisos I e III , d , do CP ) e uma circunstância agravante preponderante em seu desfavor (art.

Quando ocorre mais de uma agravante ou mais de uma atenuante?

quando ocorre mais de uma agravante ou mais de uma atenuante, o juiz deve considerar todas para aplicação da pena cominada ao crime. no concurso de agravantes e atenuantes, a pena deve aproximar-se do seu limite mínimo.

Não é possível incidir mais de uma qualificadora quando ocorrer um homicídio?

"No caso de incidência de duas qualificadoras, integrantes do tipo homicídio qualificado, não pode uma delas ser tomada como circunstância agravante, ainda que coincidente com uma das hipóteses descritas no art. 61 do Código Penal. A qualificadora deve ser considerada como circunstância judicial (art.

Quando a pena pode ser reduzida?

É controversa a possibilidade de aplicação da pena abaixo do mínimo legal, através da incidência de atenuantes sobre uma pena que ultrapassa a primeira fase (circunstâncias judiciais) de sua aplicação ainda no mínimo legal.

O que pode reduzir uma pena?

De acordo com a resolução do CNJ, em relação à leitura, a pessoa presa que quiser diminuir seu tempo de pena a cumprir poderá ler qualquer livro de literatura emprestado de biblioteca prisional, por exemplo. Ela deverá apresentar um relatório de leitura que será remetido à Vara de Execuções Penais.

Como funciona a redução de pena?

A legislação aplicada para redução de pena é a mesma da prevista para os cursos da educação formal: a cada 12h de frequência escolar será reduzido um dia da pena do condenado (em regime fechado ou semiaberto) e permanece a redução também de um dia da pena para cada três dias de trabalho.

Em qual fase de aplicação da pena que a pena pode ficar abaixo do mínimo legal ou acima do máximo previsto no tipo penal?

Por fim, na terceira fase, o juiz considera as causas de aumento e de diminuição de pena. Aqui, ao contrário do que ocorre nas demais fases, a pena pode ser estabelecida abaixo do mínimo ou acima do máximo, conforme indiquem as circunstâncias.

Quais as fases de aplicação da pena?

A aplicação da pena segue um processo de três fases. Na primeira fase, ocorre a fixação da pena-base, na segunda, da pena provisória e na terceira, da pena definitiva.

Como o juiz calcula a pena?

A pena será calculada obedecendo o critério trifásico, onde primeiramente caberá ao magistrado efetuar a fixação da pena base, de acordo com os critérios do artigo 59, do CP (circunstâncias judiciais), em seguida aplicar as circunstâncias atenuantes e agravantes e, finalmente, as causas de diminuição e de aumento.

Quando ocorre mais de uma agravante ou mais de uma atenuante o juiz deverá Limitar-se a uma só agravação ou a uma só atenuação?

Na aplicação da pena, caso haja mais de uma agravante e mais de uma atenuante, o juiz poderá limitar-se a uma só agravação ou uma só atenuação, mas não poderá fazê-lo no tocante às majorantes e minorantes.

Qual a ordem de preponderância das agravantes e atenuantes?

"(...): Quando ocorre concurso de circunstâncias agravantes e atenuantes, devem prevalecer, sobre as circunstâncias objetivas, as de cunho subjetivo, que o CP classifica como preponderantes, ou seja, as que resultam ou se originam dos motivos do crime, personalidade do agente e reincidência.

Como aplicar atenuantes e agravantes?

240-241) entende que o limite máximo (teto) das agravantes e das atenuantes deve ser 1/6 da pena-base, pois, se assim não fosse, haveria o inconveniente da equiparação das agravantes e atenuantes com as majorantes e minorantes. Para o autor, o limite mínimo (piso) das agravantes e das atenuantes deve ser de 1 (um) dia.

Quanto diminui cada atenuante?

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o aumento por cada agravante ou atenuante deve ser equivalente a 1/6 da pena-base (menor montante fixado para as causas de aumento ou diminuição da pena), a fim de se evitar a aplicação em quantidades aleatórias, ao arbítrio do magistrado.

Quanto a atenuante diminui?

1) A incidência da circunstância atenuante não pode conduzir à redução da pena abaixo do mínimo legal. A regra é a de que as atenuantes sempre atenuam a pena, por previsão expressa do artigo 65, caput, do Código Penal. ... Assim, se a pena-base for fixada no mínimo, a atenuante não incidirá.

Pode haver concorrência na segunda fase de dosimetria entre atenuantes e agravantes?

Qual o critério para aplicar as atenuantes e agravantes na segunda fase da dosimetria? Da mesma forma que ocorre no caso da pena base, a lei não estabelece critério para aplicar as atenuantes e as agravantes na segunda fase da dosimetria.

O que é artigo 68 do Código Penal?

68 do Código Penal estabelece que no concurso de causas de aumento ou de diminuição previstas na parte especial, pode o juiz limitar-se a um só aumento ou a uma só diminuição, prevalecendo, todavia, a causa que mais aumente ou diminua.

O que é uma causa de aumento de pena?

Causas de aumento (majorantes)

Já a causa de aumento, por sua vez, também é conhecida como majorante e nada mais é do que uma hipótese em que a pena será aumentada, aplicando-se uma fração à sanção estabelecida no tipo penal, sendo analisada na 3ª fase da dosimetria da pena.

O que é artigo 71?

71 - Durante o processo, é facultado ao juiz decretar a suspensão provisória do exercício do pátrio poder, da autoridade marital, da tutela, da curatela e da profissão ou atividade, desde que a interdição correspondente possa resultar da condenação.]

Artigo anterior
Como calcular o ângulo de inclinação?
Artigo seguinte
Qual é a posição de semi-Fowler?